sábado, 18 de abril de 2009

Jogos inesquecíveis: Botafogo 3x1 Vasco da Gama

.
Há treze anos sem ganhar um Campeonato Carioca, chegou finalmente uma nova decisão contra o campeão carioca e sul-americano, o Vasco da Gama. A torcida do Botafogo estava em ‘pé de guerra’ no dia 12 de Dezembro de 1948.

Quatro horas antes do início da partida a arquibancada de General Severiano estava superlotada com a torcida aguardando sob um Sol escaldante as equipas de Botafogo e Vasco da Gama, que entrariam em campo para a partida que decidiria o título de campeão do Rio de Janeiro de 1948.

Antes do jogo o supersticioso presidente do Botafogo, Carlito Rocha, estava agarrado ao Biriba, o cachorro que, sempre que necessidade o aconselhava, era estrategicamente solto para invadir o campo de General Severiano e esfriar o ânimo dos adversários. Quando a equipa entrou em campo o Biriba ia junto, aplaudido pelo público (segue-se a foto de Biriba com Oswaldo ‘Baliza’).


Porém, a guerra de nervos mostrou-se completamente desnecessária naquele glorioso dia, porque desde o início da partida ficou claro para os 15.000 torcedores quem seria o vencedor do confronto.

A equipa da Estrela Solitária deu um verdadeiro banho de bola no famoso Expresso da Vitória, como era conhecido o Vasco, campeão de clubes campeões sul-americanos. Oswaldo Baliza (foto abaixo); Gérson dos Santos e Nílton Santos; Rubinho, Ávila e Juvenal; Paraguaio, Geninho, Pirillo, Otávio e Braguinha massacraram o Vasco de Barbosa, Eli, Friaça, Ademir, Chico e outros craques.


Logo aos 2 minutos de jogo o Botafogo inaugurou o marcador e começou o jogo praticamente a ganhar. Após receber um cruzamento de Braguinha, o ponta Paraguaio acertou uma cabeçada fulminante que balançou as redes.

O Vasco procurou reagir, mas fê-lo desordenadamente. Ipojucã tentou impor-se no meio-campo, ajudado por Danilo Alvim, e os vascaínos forçaram as jogadas pelas pontas com Friaça e Chico. Porém, os laterais Rubinho e Nílton Santos estavam em grande forma e não permitiam qualquer veleidade cruzmaltina. E aos 40 minutos do primeiro tempo o Botafogo aumentou para 2x0.

Paraguaio investiu pela direita e chutou, a bola bateu nas pernas de Barbosa, sobrou para Braguinha na pequena área e com um leve toque clocou-a no fundo das redes. A torcida botafoguense explodiu de alegria e os vascaínos emudeceram.

O terceiro gol aconteceu cinco minutos depois de reatado o segundo tempo, acabando de vez com as esperanças vascaínas de virar o jogo. Braguinha lançou Otávio em profundidade e este chutou da entrada da área sem chances para Barbosa.


Dois minutos depois Friaça chutou forte e, ao rebater, Ávila marcou contra. Mas nem a equipa nem a torcida do Vasco chegam a vibrar, porque a sorte estava claramente decidida – o Botafogo continuou mandando no jogo até o apito final do juiz Mário Vianna.

A equipa de Barbosa, Danilo, Ademir, Ipojucan, Friaça e outros craques estava derrotado e Carlito Rocha e o seu Biriba puderam invadir o campo e comemorar com os jogadores o tão ambicionado título.

.


Os campeões de 1948 alinharam com Oswaldo Baliza; Gérson dos Santos e Nilton Santos; Rubinho, Ávila e Juvenal; Paraguaio, Geninho, Pirilo, Otávio e Braguinha.

Fontes:
Acervo e pesquisa de Rui Moura
Alceu Castro: O Futebol no Botafogo (1904-1950), Rio de Janeiro, 1951
Jornais da época

4 comentários:

Leonel Ventorim disse...

Uma inspiração para a final que vamos ganhar este fim-de-semana.

Fernando Lôpo disse...

Esse título é um marco na história do Botafogo. Esse sim é daqueles que vale muito mais do que a estatística.

Estrela Gloriosa disse...

É isso, Leonel. Uma inspiração!

Abraços Gloriosos!

Estrela Gloriosa disse...

Fernando, sem dúvida. Creio que os títulos cariocas mais carismáticos foram: 1910, 1948, 1957, 1989.

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...