quarta-feira, 1 de abril de 2009

Poema e crónica a Nilton Santos


por Armando Nogueira

"Tu, em campo,
parecias tantos,
E, no entanto,
que encanto!
Eras um só;
Nílton Santos."

"Era um amistoso na cidade do México: Botafogo x River Plate. Garrincha estava estraçalhando o beque Vairo. Nestor Rossi, o maestro da seleção argentina, chamou o lateral do River e aconselhou:

- Quer melhorar teu futebol? Então faz o seguinte: aquele ali é o Nílton Santos, beque esquerdo como você. Vai lá perto, disfarça e passa a mão na perna dele. Só isso. Passa a mão que naqueles pés está o futebol de todos os beques do mundo.

Pés que jamais deram um bico na bola; reflexos que jamais foram traídos pelos efeitos de uma bola; atleta de equilíbrio assombroso, que jamais caiu no campo, a não ser derrubado. Nílton Santos, craque extraordinário que encarnou a prefiguração de toda a evolução tática do futebol moderno. Craque que viveu no campo duas faces de uma equipe, porque sendo zagueiro sempre teve alma e audácia de atacante. Nasceu com o talento de fazer gols e acabou glorificado pela arte de evitá-los."

9 comentários:

Gil disse...

Rui,
E além de tudo isso, NUNCA PERDEU UMA DECISÃO!
Em uma entrevista disse que não invejava o dinheiro ganho pelo jogadores atuais. Invejava a liberdade que os laterais e zagueiros tem para avançar.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Fernando Lôpo disse...

Esse Botafogo x River, garrincha x Vairo, não seria o famoso jogo do olé?

Rui, tem tido notícia do Vinicius barros, ou Vinícius D'Ávila Barros, como o chama o Roberto Porto?

Queria convidá-lo para a comfogo.

Ruy Moura disse...

É magnífico o amor do NS ao futebol e ao Botafogo! Foi uma vida cheia de um amor único, porque futebol e BFR são... sinónimos!!!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ruy Moura disse...

É o famoso jogo do olé, sim.

Não sei nada do Vinícius, Fernando. E confesso que não auguro coisa boa, porque o Vinícius não desapareceria assim. Eu não sei dele, o Snoopy não sabe dele, acho que ninguém sabe o que se pasoou / passa. Se souber algo diga-me, por favor.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Grande Rui!!!

O grande Niltão é exemplo vivo de como amar um clube e honrá-lo.

Este exemplo não deveria ser mostrado tão sómente aos jogadores. Mas também a nós torcedores. É um exemplo a seguir através de sua demonstração de amor ao Botafogo com sinceridade e simplicidade.

Rui, nunca ouvi ou vi qualquer declaração do Niltão que venha a denegri a imagem da nossa estrela solitária. Pelo contrário, nos momentos mais dificeis do Botafogo, o Sr Niltão compareceu e deu sempre uma palavra de motivação.

Na residência do Nilton Santos quando esteve em Brasília, treinando um clube local, havia uma placa com os seguintes dizeres:

"Falem mal de mim mas nunca do meu Botafogo". Isto que é demonstração de amor e paixão por um clube.

Parabéns e obrigado Nilton Santos, primeiro por ser um jogador sério e leal e por amar o botafogo desde do momento que iniciou sua carreira profissional de jogador. Que Deus continue a abençoar sua vida e de sua família.

"Vida longa ao Rei Niltão"

grande abraço

Fogão Brasília

Fernando Lôpo disse...

Rui, meio súbito esse sumiço do Vinicius. Não o encontrei no Orkut.


O Botafogo está acertando a contratação de Jean Coral. É bom jogador?

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Botafogo/0,,MUL1068291-9861,00.html

"
Atacante Jean Coral está perto de acertar com o Botafogo

Jogador de 21 anos, ex-Criciúma, já rescindiu com o Vitória de Guimarães, de Portugal

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Tamanho da letra

* A-
* A+

O Botafogo está perto de acertar a contratação de Jean Coral. O atacante, de 21 anos, começou a carreira no Criciúma e atualmente defende o Vitória de Guimarães, de Portugal. O jogador chegaria para ser mais uma opção visando à Copa do Brasil e ao Campeonato Brasileiro.

Jean Coral rescindiu nesta quarta-feira o seu contrato com o Vitória de Guimarães, clube pelo qual disputou nove partidas oficiais na atual temporada, sendo que dois como titular, e não fez gols. O atacante é esperado no Rio de Janeiro nos próximos dias para firmar contrato com o Botafogo.



- Estou feliz por voltar ao Brasil. Não consegui me adaptar muito bem à Europa, e agora quero conquistar títulos pelo Botafogo. Estou viajando para o Rio com o objetivo de conversar e analisar a proposta - afirmou o atacante à Rádio Tupi.

O atacante deverá ser o primeiro jogador contratado com os recursos do fundo de investimento alvinegro. A empresa está em fase final de estruturação, e a previsão é que entre em funcionamento em cerca de uma semana.



- Vamos esperar o jogador chegar ao Brasil para nos encontrarmos com seu agente. Espero que o acerto aconteça o mais rápido possível, para que ele seja integrado ao Botafogo e seja inscrito para disputar a Copa do Brasil - disse André Silva, vice de futebol alvinegro, à Rádio Tupi."

Ruy Moura disse...

Olá, Fogão Brasília!

Completamente de acordo consigo, meu amigo. Mas NS é caso muito raro de submissão a um clube, inclusive porque assinava contratos em branco, coisa que nunca ninguém fazia.

Portanto, não podemos esperar exemplos destes nos dias de hoje, já que o mundo mudou avassaladoramente, tanto quanto o futebol. Porém, creio que o BFR deveria criar galerias de conquistas e de ídolos no próprio Engenhão, incluindo nos vestiário. O vestiário do FC Porto é impressionante pela mística que lá implementaram identificando jogadores, narrandos lendas e mostrando as conquistas. O NS seria o melhor de todos os exemplos, mas bem acompanhado de Flávio Ramos, Mimi Sodré, C. Leite, Nilo, Geninho, Heleno, Garrincha, etc. E muitos outros craques que também glorificaram o BFR. Temos muita matéria-prima para criar galerias de enorme impacto entre os jogadores de hoje e do futuro!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Sumiço completo Fernando. Não creio que seja bom sinal.

Jean Coral é completamente decsonhecido. Não dá para avaliar, porque como ele próprio afirmou não houve adaptação ao futebol portugês. Pode não querer dizer nada. Um dos grandes jogadores do Benfica, o Rogério Pipi, esteve um ano no Botafogo e não se adaptou. Nem ao clima, nem ao padrão de vida, nem ao Heleno que o criticava. Esperemos que seja apenas inadaptação.

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...