sexta-feira, 3 de abril de 2009

Botafogo 3x2 Madureira



Conta-se a seguinte piada:

- Homem, você está produzindo pouco…
- Pois é, mas já viu o que eu ganho…
- E quanto você ganha?...
- Ganho cem reais por mês.
- É, realmente é pouco…
- Pois é, mas para o que eu produzo…

Mas pode ser contada assim:

- Ney, sua equipa está jogando pouco…
- Pois é, mas já viu os torcedores que temos…
- E quantos torcedores tiveram?...
- Aí uns 1.500, e nem todos pagantes.
- É, realmente é muito pouco…
- Pois é, mas para o que a gente joga…

Nesta terra distante e com um jogo a começar perto das duas horas da madrugada segundo a hora local, não consegui assistir ao meu Botafogo. Mas a narração e os comentários posteriores parece não deixarem margem para dúvidas sobre a pertinência da piada: a um jogo mau corresponde falta de torcedores; a falta de torcedores corresponde a um jogo mau. É um círculo vicioso.

Face à equipa que dispusemos, especialmente o trio Maicosuel, Reinaldo e Victor Simões, não se justifica uma exibição tão má, nomeadamente na primeira parte em que chegamos ao fim perdendo. E a vitória foi arrancada a ferros pelo regressado Túlio Souza nos descontos.

Salvo Leandro Guerreiro, um pouco de Maicosuel, um passe importante de Victor Simões, um bonito gol de Reinaldo e uma estrelinha chamada Túlio Souza no final, parece que no Botafogo não se salva nem com a ‘famosa’ prata da casa, começando por Renan e acabando com Gabriel. Se um falhou grosseiramente nos gols adversários dos dois últimos jogos, Gabriel não confirmou, mais uma vez, a esperança depositada nele.

Num jogo mau e com uma vitória tangencial nos descontos, até houve jogador a mandar calar torcedor crítico. Vozes soltas num estádio vazio… Afinal, as sonoras críticas à permanente diminuição de público no Engenhão ganharam ontem contornos de escândalo. Aquilo foi público para duas equipas de segunda categoria jogando no interior do Estado…

Irei à final, mas com a equipa jogando desse modo só dá para acreditar com base no provérbio de que a esperança é a última que morre. Haja coração…

FICHA TÉCNICA
Botafogo 3x2 Madureira
Gols: Leandro Guerreiro 65’, Reinaldo 81’ e Túlio Souza 93’ (Botafogo); Alex Alves 22’ e Jones 5’ Madureira)
Competição: campeonato carioca
Data: 02/04/2009
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’
Arbitragem: Péricles Bassols Pegado Cortez; Jorge Luís Campos Roxo e Silbert Faria Sisquim
Cartões amarelos: Gabriel, Juninho, Batista, Reinaldo (Botafogo); Bruno, Amarildo, Alex Alves (Madureira)
Botafogo: Renan, Leandro Guerreiro, Juninho (Léo Silva) e Emerson; Thiaguinho, Fahel, Batista (Lucas Silva), Maicosuel e Gabriel (Túlio Souza); Reinaldo e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.
Madureira: Renan, Marquinhos, Arthur, Ricardo e Amarildo; André Paulino, Wagner, Bruno e Neto (Luiz Cláudio); Jones e Alex Alves. Técnico: Robson Gabriel.

23 comentários:

Fernando Lôpo disse...

Rui, o time era um bando em campo. Demorei, mesmo vendo de cima, a definir qual seria a "proposta" do Ney franco pro jogo. Me parece ter tentado algo como um 3-4-3 ou mesmo 3-3-4 com a bola. Time estático, bagunçado, como um improviso de última hora. Parecia time que stá perdendo o jogo e nos minutos finais o técnico enche de atacantes.

Não gosto dos laterais jogando à frente da linha da bola, indo à marcação antes de recebê-la e muitas vezes recebendo a bola de costas.

O sempre discreto Lucas Silva entrou no lugar de Batista e melhorou bastante o passe no meio-campo, distribuindo o jogo com mais rapidez. Batista, infelizmente, mais uma vez decepcionou saindo de início. Mas não devemos descartá-lo.

Gabriel foi bem, chamou o jogo e buscou jogadas individuais. Tem um passe interessante. Mas deu um carrinho tolo no 1º tempo que custou-lhe um amarelo e deu uma falta perigosa ao adversário. Leo Silva não entrou bem e fez falta igualmente tola, atabalhoada e que redundou no 2º gol do adversário. Algum dos dois será repreendido ou educado e não repetir tais faltas? Duvido.

Maicossuel, coitado, chega a dar pena. Carrega nas costas esse time. Cria jogadas por conta própria. No 1º tempo, muito adiantado, pouco pôde fazer. No 2º, vindo buscar jogo mais atrás, criou boas jogadas.


Um avanço significativo do professor Beira do Caos: sacou o Juninho no intervalo.

Foi a única coisa a me animar.


Uma dica: quando houver jogo do Botafogo, dê uma olhada nesse link que geralmente passa o jogo:

http://pt-br.justin.tv/six_tv_sports_2

Ou nesse link ou fuçando esse sítio, pois nele passam vários canais.

Ruy Moura disse...

Fernando, ainda estou ao lado do Ney, até por falta de alternativa, mas do que vejo, ouço e leio, a equipa não tem ganho padrão, não tem minorado os erros, não está progredindo nem sequer a partir dos erros. Assim não ganharemos finais contra o Vasco ou o Fluminense. Estou certo?... Aliás, tudo leva a crer que iremos apanhar novamente o Vasco das vitórias sucessivas nas semifinais. Para levar baile tático do Dorival... Grrrrr... não quero ser pessimista, mas...

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Grande Rui!!!!

Salve... Salve.....Nação botafoguense....

Realmente o jogo de ontem além de ter sido ruim, mexeu com os nossos nervos...Salvação aos 49 minutos da etapa derradeira. Creio que quando o juiz colocou o apito na boca para encerrar o jogo, o túlio souza chutou e guardou......Contamos com o sorriso da sorte....Alimentamos grande possibilidade de irmos a semi final da Taça Rio.... Se passarmos vamos encarar o Vasco de novo. Haja adrenalina para acalmar nossos corações.

Rui, independente do jogo de ontem o que me chama atenção é que a cada jogo o número de torcedores cai...... quantidade expressiva....

Ontem 1.380 torcedores pagantes assistiram a marca de 50 jogos no Engenhão prefiro "NILTÃO". É melancólico, triste, muito triste alcançarmos uma marca negativa "Menor número de torcedores pagantes na vida do "Niltão".

Então vejamos:

1) Me lembro que quando o Botafogo passou uma vergonha danada no jogo da Sul Americana jogando com o River, foi estampado uma faixa com os dizeres "Time de frouxos".

Ora, nada mais justo de os jogadores devolverem a torcida a mesma faixa com os dizeres "Torcida de Frouxos". Nenhum time tem uma torcida tão desacreditada como a do Botafogo. Veja os exemplos dos corintianos, vascaínos e até mesmo da portuguesa de São Paulo.

2) Estou a procurar o e-mail eletrônico dos chefes das torcidas organizadas, sugerindo e indagando "Qual o motivo do não comparecimento" e ao mesmo tempo sugerindo que é mais vantajoso jogar aqui no Distrito Federal ( a média por baixo de torcedores não fica abaixo de 10.000 e todos fanáticos pelo fogão). Talvez tomando nosso exemplo como torcedor possa ser que a galera botafoguense do Rio de Janeiro toma vergonha e compareça ao estádio. Podem dar todas as desculpas porém rebato que os demais torcedores de outros clubes passam pela mesma situação (falta de dinheiro, segurança, jogo tarde no meio da semana e outros argumentos falsos).

3) Vou mandar ao Presidente e diretoria do fogão um e-mail sugerindo que no campeonato brasileiro o mando de campo seja fora do Rio e transferindo assim os jogos para Brasília, Espírito do Santo , Juiz de Fora. Terá incentivo e a renda será uma fonte de aporte financeiro. VAI DAR PARA COBRIR OS CUSTOS.

Rui torcida que não incentiva não sabe cobrar os seus direitos. Parece um bando desorganizado e sem rumo.

3) Conseguimos colocar 70.000 torcedores na final da taça guanabara. Será que este comparecimentos estava sómente atrelado ao confronto com um time pequeno e portanto fácil de ser abatido???????

4) A partir de hoje vou me identificar como "Fogão Brasília de luto". Da forma como vai tenho que ficar de luto, pois a torcida está agonizando e se não reagir vai morrer..........

5) Ontem senti que os jogadores estão nervosos e tristes com o papel da torcida. Nem com apelo da Diretoria a torcida compareceu.....É uma pena pois vou novamente pagar por um pecado que não cometi "NUNCA DEIXEI DE TORCER" acompanho O Fogão pela televisão, rádio, internet, jornal, revista... pela distância não tenho como comparecer fisicamente ao estádio........Prêmio pelo pecado: "SER VICE PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA"

Estava disposto a ir a final ao Rio de Janeiro para assistir e comemorar mais um título, mais diante de um papel medíocre, ridículo, covarde, e outros que prefiro nem comentar de nossa torcida, concluo "Não dá para ser uma voz isolada a incentivar "SAI DO CHÃO A TORCIDA DO FOGÃO".

grande abraço

Fogão Brasília de luto

Anónimo disse...

Ola Ruy - andei sumido mas depois explico peloe mail - falta 8 votos para o Garrincha empatar com o Baggio - estimule o povo - vamos votar no Mané - Diria Nelson Rodrigues - O Botafoguense se encheu de amor e raiva ao mesmo tempo e delirou em prantos a viória sofrida arrancada noúltimo segundo - a nossa cara - jogo da redenção - seremos campeão - Marcos Venicius

Anónimo disse...

Rui:

O time melhorou bastante quando o Leandro Guerreiro passou para o meio-de-campo ainda no primeiro tempo. Aliás, por que três zagueiros contra times que têm apenas um atacante? Será que é para o Juninho (gordo) poder jogar?
Nem Batista, nem muito menos o (aaarrrgh!) Léo Silva: prefiro o Wellington na zaga e Leandro Guerreiro no meio.
Concordo com o Fernando Lôpo; o Gabriel fez boa partida.
Em tempo: a vitória foi justa. Apesar de tudo, o Botafogo jogou bem melhor que o Madureira.
Abraços,
Marcelo de Albuquerque.

Leonel Ventorim disse...

Para o Anónimo de Brasília.
Não existem argumentos falsos, o que existe é uma torcida farta de um time de frouxos que lá porque ganhou a Taça Guanabara não significa que deixem de de ser frouxos. O time será frouxo, agora a torcida do Botafogo nunca é frouxa. Lá por não comparecer em massa nesta Taça Rio eu consigo compreender. Eu, aqui muito longe me Lisboa já sabia que esse time iria fazer um campeonato sofrível, pois infelizmente já é tradição. Mas é uma tradição chata. Já ninguém da torcida tem paciência.
Lá porque as outras torcidas aparecem em massa em qualquer situação isso para mim é fanatismo e não amor ao clube. A torcida do Boca de Juniors, por exemplo, está sempre lá. Isso para mim é de certa forma doentio. Tanto que se
matam todos...
É por amar o Botafogo que muitos nem aparecem.
O amor dói.

Saudações Alvinegras de Lisboa.
Leonel.

Ruy Moura disse...

Caro amigo Fogão Brasília de luto, muito bem dito:

"Rui, torcida que não incentiva não sabe cobrar os seus direitos. Parece um bando desorganizado e sem rumo."

Eu não sou a pessoa mais indicada para comentar porque não sinto ao vivo os problemas que os torcedores botafoguenses do Rio manifestam no que respeita a ausência do estádio - mas não me parece que os argumentos da violência sirvam para jogos no Enegenhão. Seguramente até a torcida da Portuguesa de Desportos é mais enérgica neste momento - não tenho dúvida nenhuma. É muito estranho o que se está a passar. Ficamos em 7º no Brasileirão, ganhamos a TB, estamos em vias de ir à semifinal, e a torcida não comparece EM CASA?!?!?!

E dizemos nós mal da torcida dos urubus?!?!?! Tomara eu que fossemos como eles!!!

Abraço Glorioso desejando que o luto possa findar rapidamente...

Ruy Moura disse...

Marcos, está quase entre os dez, o nosso Mané! Não que a coisa seja fundamental, mas é bom saber que não nos esquecemos dele. Votei novamente a meio da madrugada de hoje (acordei...) e faltavam 18 votos na altura. Agora só 8...

Abraços Gloriosos a caminho do título!

Ruy Moura disse...

Caro Marcelo, também não concordo com 3 zagueiros. Aliás, não sou adepto do esquema tático do Ney. Acho que é um erro que ele não consegue, ou não quer, ver.

No jogo contra o Fluminense diz que faltou um meia de ligação e ele próprio não escala o LG para esse efeito... É incompreensível...

Que fazer?!... Confesso que o único treinador que vi fazer alguma coisa de jeito nos últimos anos (2005-2009), sem teimosias absurdas, foi o Carlos Roberto.

[Pelo relato fiquei com a sensação que o Gabriel não foi grande coisa, mas já li vários comentários dizendo bem - então rendo-me aos comentários favoráveis de quem viu o jogo]

Abaços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Estás muito poético, Leonel, mas não me convences. A torcida sportinguista (de que também fazes parte) não é fanática, tem muito amor ao clube e no entanto vai sempre aos jogos, mesmo depois de duas surras que totalizaram 12x1 contra o Bayern. A torcida estava lá toda no sábado seguinte. Não é fanatismo não, Leonel, é amor mesmo. É respeito, também. Não temos o direito de dizer que os do Boca Juniores ou do Flamengo vão lá sempre apenas porque são fanáticos e não amam o clube. Amam, amam...

Nós é que somos gente muitíssimo crítica e estranha mais ainda. Botafoguense parece querer que a profecia do Nelson Rodrigues se cumpra. Isto é, arrancando cabelos e esguichando lágrimas de chororô. Mas eu cá não sou assim, nem perdoo a afronta que nos fez o flor de laranjeira do Nelson Rodrigues.

Por isso devíams ir ao estádio. Não basta dizer que amamos o Botafogo. Temos que o demonstrar. Eu demonstro tendo ido à inauguração do Engenhão e agora à final da Taça. E, no entanto, vivo na cidade de Lisboa com um imenso mar pelo meio...

Como não posso ir sempre, contribuo diariamente com a pesquisa do blogue, para compensar não poder ir, mas dando aos botafoguenses algo de nosso...

Abraços Gloriosos!

Leonel Ventorim disse...

Mas ninguém mais do que eu delira ao ver a torcida a encher o estádio.
Só que é como dizes...somos estranhos, é verdade. Sou estranho neste sentimento.
Quanto a outras torcidas...acho a do Flamengo mais folclórica do que outra coisa. E na Argentina sou Independiente...tradição socialista hehehe
Quanto ao Nelson Rodrigues...é bom mas acho sobrevalorizado, ao contrário do "nosso" Fernando Sabino que está subvalorizado hoje em dia.

Anónimo disse...

AI RUY PASSAMOS O BAGGIO POR 8 VOTOS - VAMOS ARRANCAR AGORA - JA VOTEI TAMBEM - E QUER SABER DE UMA COISA SOBRE TORCIDA - A DO FOGÃO QUANDO QUER APARECE E LOTA QUALQUER ESTÁDIO TENHO AMIGOS AQUI EM SÃO PAULO QUE FORAM COMIGO A FINAL DA TAÇA GB E SÃO CORINTHIANOS E FICARAM SIMPLESMENTE ENLOUQUECIDOS - ADOTARAM O FOGÃO COMO TIME DO RIO POIS DIZEM SER A NOSSA TORCIDA LOUCOS POR GLORIOSO - CONCORDO - SOMOS FANÁTICOS A PONTO DE NÃO IR AO ESTÁDIO DESLIGAR O RÁDIO NOS MOMENTOSMAIS CRUCIAIS E MUDAR DE CANAL NA HORA QUE O ADVERSÁRIO ATACA CERTO - O TORCEDOR DO FOGÃO DARÁ A RESPOSTA NAS FINAIS DA TAÇA RIO PODE ESCREVER - E SEREMOS CAMPEÕES - MARCOS VENICIUS

Ruy Moura disse...

Leonel, também acho que o Nelson Rodrigues é muito sobrevalorizado. Não vale tanto como se anuncia. Soube fazer gestão pessoal, mas gosto mais de outros brasileiros do que do NS. Por exemplo, menos falado, o irmão Mário era muitíssimo melhor. Basta ler os seus textos.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Marcos, que maravilha a votação! Valeu a pena as chamadas que o blogue fez para irmos votar. Estavamos a 500 votos do 10º lugar e desde aí o Garrincha subiu consideravelmente até chegar ao 10º e passar o Baggio!

A torcida do Fogão é memso muito esquisita, Marcos! É como um pêndulo entre o céu e o inferno!... rsrsrs...

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

fogão brasília de luto responde a rapazdochapeu.

Acho que não compreendeu meu recado:

Quando o fogão ficou sem ganhar um título por mais de 20 anos, nossa torcida comparecia no estádio. Era motivo de gozação de outros torcedores, mas estava presente sem se importar com as gozações.

Mesmo na época do maldito chororô nossa média de público só perdia para a "mulambada". Veja bem: Perdemos o campeonato carioca, a torcida deixou de incentivar os jogadores? "NÃO". Tivemos os melhores públicos na copa brasil e assim mesmo "perdemos". Pergunto: a nossa torcida deixou de comparecer aos estádios no Brasileiro? "Não" pelo contrário botamos 30.000 torcedores num jogo contra o Náutico e lotamos contra o jogo do São Paulo. Incentivamos mesmo nas horas de protestos. Num jogo contra o Goiás onde perdemos de 3 a 0 em pleno maracanã colocamos 8.000 torcedores (estavamos organizados e soubemos impor nossa vontade). O elenco todo mudou. Isto sim é a representatividade da torcida na vida de seu clube.

Portanto, sou fanático pelo Botafogo mas não faço incitação a violência, pelo contrário, prego a união e a paz nos estádios. É só dessa forma que poderemos colocar nossas famílias no estádio.

O meu protesto é ver um estádio vazio quando o Botafogo tem chances reais de ser campeão carioca por antecipação. Mas vejo o contrário " A torcida não comparece e penaliza sim e muito o nosso time". Tanto é que o apelo é feito pela Diretoria e jogadores sem resultado. O Vasco está na segunda divisão, a torcida deixou de comparecer? "Não". São fanáticos e admiradores como 'nós" mas com toda certeza não pregam a violência e esta alegria da torcida contagiou os jogadores e tem dado bom fruto. É forte candidato ao título. É time de frouxos? Com toda certeza não, o dfiferencial é que a torcida incentiva e apoia e evindentemente a resposta veio como um "foguete". A reação e a raça do time.

Podemos e temos plenas condiçoes de fazer melhor que a torcida do vasco, para tanto faz-se necessário comparecer e apoiar.

Aqui em Brasília, assisti um jogo do botafogo contra o Atlético do Paraná. Colocamos 15000 torcedores. Foi uma alegria imensurável e o belo espetáculo da torcida, contagiou a nós torcedores e jogadores. Resultado: Bela vitória do fogão por 2 a 0 com direito a um bom futebol. E por incrível que pareça o elenco era formado por um time que intitulamos "Frouxo".

Concluo: SEM TORCIDA NÃO VAMOS A LUGAR NENHUM. ESTÁ É A HORA DE MOSTRARMOS QUE "SOMOS VERDADEIRAMENTE A TORCIDA MAIS APAIXONADA DO BRASIL". A terceira força de torcida no estado do Rio de Janeiro (Pesquisa IBOPE).

Caso contrário, como poderei cantar "e ninguém cala este amor" quando a própria torcida esquece o enunciado de uma das maiores letras de amor a um clube de futebol.

Estou de luto e vou continuar o meu luto, mesmo solitário, mas é a única forma que consigo expressar minha tristeza em ver um estádio vazio e sem torcedores.

grande abraço do fogão brasília em luto

Leonel Ventorim disse...

Fogão brasília de luto, compreendi o teu texto, eu é que exagerei um pouco. Como diz o Rui Moura "coisas estranhas típicas de botafoguenses".
Claro que adoro ver o estádio cheio, quem não gosta? Mas esses times aliado aos últimos roubos abalou com muita gente que gosta de futebol e do Botafogo.
Desculpa o exagero no primeiro comentário.

Rui, concordo, o irmão Mário era melhor. Menos...barroco que o Nélson, mais enxuto na escrita.
E mais honesto na apreciação hehehe

Saudações Alvinegras.
Leonel.

Anónimo disse...

Rui, ás vezes cismo que dou azar e então dou azar, ponto! Daí paro de ver o jogo. É um tanto, ou muito irracional, pois superstição vai contra até meus dogmas religiosos(ou exatamente a falta deles). Sobre voltar a escrever, sinceramente não sei, depois do que aconteceu o que aconteceu, foquei muito no estudo, tanto nos livros didáticos, quanto na leitura opcional e sei lá, não estou a fim de para apesar de às vezes me sentir sobrecarregado, não físico, mas psicologicamente. Ainda sobra tempo pra nadar algumas horas por semana, hehehe. As provas começam segunda-feira e como já disse, faço vestibular ano que vem.

ps.: Estou lendo "Deus, um delírio", por Richard Dawkins e, já que você é um profundo conhecedor da história e da literatura, gostaria de saber sua opinião sobre essas questões religiosas. Respeito a religião das pessoas, mas quando leio alguns trechos do Antigo Testamento(justamente aqueles que a igreja passa longe de indicar)...

Saudações Alvinegras!

Vinícius D'Avila

Ruy Moura disse...

Isso mesmo, Leonel.

"Mais enxuto na escrita. E mais honesto na apreciação."

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Meu querido amigo Vinícius, é muito bom relê-lo novamente! Em forma fisica e intelectual: nadando, lendo e investindo na vida!

Vinícius, há três coisas que as pesoas evitam falar: sexo, política e religião, justamente porque são coisas que os humanos consideram mais íntimas, ou mais dogmáticas, ou espiritualmente mais emocionais. Deve-se evitar publicamente falar sobre o assunto.

Neste blogue, que me lembre, apenas falei, e em 'comentários' suponho, sobre política. Mas gosto de falar de qualquer das três coisas. Dessas, a que considero mais delicada é a questão da religião, porque é uma fé muito íntima e às vezes, sem querer, ferimos as pessoas ao falar da religião de cada um.

Mas vou abrir uma excepção e dizer-lhe que continuo a ser um 'jovem pensante'. Continuar a achar que as gerações posteriores à minha são mais conservadoras; que os jovens, ao contrário do passado, fazem menos 'disparates' e são mais desideologizados; que a maioria das pessoas não arrisca a pouca coisa que tem em termos materiais e estatutários; que os homens ousados são sempre uma minoria que ronda os 0,5%, enfim, eu penso que a humanidade não tem aumentado o seu nível de espiritualidade e a sua autonomia intelectual, porque os únicos dois acontecimentos verdadeiramente importantes do ponto de visto humano nos últimos 2500 anos foram a civilização helénica e o cristianismo – quanto ao mais foi apenas progresso científico e tecnológico…

É por isso que acho que ainda estamos agarrados a religiões 'terrenas', isto é, religiões fundadas em equívocos, religiões com 'ministros administrativos’ representantes de Deus, cartilhas absolutamente conservadoras e inadequadas, travagem aos progressos de verdadeira libertação do homem. Portanto, não professo nenhuma religião 'terrena' com um Deus imaginário que chamamos constantemente para nos ajudar a resolver os problemas que a nossa subdesenvolvida capacidade não consegue fazer por si mesma, até no que respeita a ajudar a ganhar um jogo de futebol. Acho que isso é diminuir profundamente a ideia de Deus, como se Deus influenciasse um jogo de futebol ou outra coisa qualquer que depende da nossa capacidade de discernir, porque se Deus influenciasse um jogo de futebol eu diria que ele se tornara parcial e, logo, deixaria de ser Deus.

Creio que a ideia de Deus é muito maior do que aquela que os homens têm. A ideia de Deus é tão simples e tão imensa que a pobre espiritualidade dos homens não alcança. A 'religião', ou a 'filosofia', que melhor interpreta o que eu penso é o budismo – mas essa teve um 'Deus' vivo. Na verdade, o meus Deus é a energia que fez nascer o Universo e que o comanda. A energia é o 'segredo' da humanidade, e é por isso que suporto tão mal ver os homens despidos de energia emocional e intelectual, despidos de coragem e ousadia, despidos da capacidade de descobrirem que 'Deus' está dentro deles próprios – que 'Deus' é, nem mais nem menos, tudo o que existe de humano e inumano em todo o Universo, e que o homem é livre de agir e de fazer um mundo verdadeiramente à imagem da ideia de 'Deus': um mundo fraterno, 'amigo' da humanidade, em paz, em desenvolvimento, em solidariedade e em libertação espiritual.

Abraços Gloriosos, querido amigo!

Anónimo disse...

Sábia palavras! Obrigado por responder, Rui! Se eu tiver mais dúvidas pode ter certeza que eu vou te procurar, mas da próxima vez por e-mail. hehehe! É realmente uma questão delicada e às vezes acabo magoando algumas pessoas. Estudo em uma escola cristã, mas não me escuso de questionar certas coisas aos professores, especialmente o de religião. rs!

Novamente, obrigado!

"If want to believe, go to church, I wanto to understand!"(Autor desconhecido: não me lembro)

Abraços!

Vinícius D'Avila

Anónimo disse...

"Meu deus", quantos erros! Corrigindo: "If you want to believe, go to church, I want to understand!"

Desculpe!

Fernando Lôpo disse...

Vinicius, cancelou teu login do Google?

Enviei mensagem para um email teu que vi no teu blog. Dá uma olhada lá.

Valeu.

Anónimo disse...

Fernando, acabei de enviar o formulário! Obrigado por me indicar esse fórum!

Saudações Alvinegras!

Vinícius D'Avila

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...