segunda-feira, 27 de abril de 2009

Campeonato carioca é piada…

.

Há muitos modos de se escrever um artigo. Depende do ângulo de observação. Ou dos sentimentos. Ou da revolta. Ou de muitas outras coisas. Pensei seriamente sobre como fazer a análise a este jogo e decidi que não há como fazer análise dada a clareza da situação.

No Rio Grande do Sul o campeão foi claro. Em São Paulo desenha-se um campeão claro. Em Minas Gerais desenha-se outro campeão claro. Só no Rio de Janeiro não há campeão claro. Estranho?... Não… A federação disse que estava em renovação de arbitragem, e pelo que se viu parece claro que teremos por mais vinte anos erros escandalosos favoráveis aos urubus.

Não devemos esquecer que sem os erros de arbitragem durante a Taça Rio o Botafogo seria o vencedor do seu grupo e o Bangu segundo classificado.

Grande penalidade a favor dos urubus?... Claramente inexistente. Duas grandes penalidades a favor do Botafogo?... Claramente ignoradas. Muitas faltas próximas da área do Botafogo?... Inexistentes ou invertidas pela arbitragem. Expulsão de jogadores dos urubus por jogo violento?... Omisso.

Em tempos aprendi que se meia palavra não basta, uma é manifestamente insuficiente, e duas são demais. Quero com isto dizer que os botafoguenses sabem muito bem do que estou falando, porque compreendem meias palavras. Isto é, alguém se encarrega de ‘ferir’ o adversário e os urubus sobrevoam à espera da morte para 'comer' carniça que de outro modo não sabem caçar.

Então, analisar o jogo para quê?...

Creio que o Botafogo devia jogar os próximos vinte campeonatos cariocas para o 3º ou 4 º lugar, enviando os juniores às semifinais e finais para irem treinando para novos voos no campeonato brasileiro. Os títulos cariocas podem ir à vontade para os urubus, e uns quantos para os floridos das laranjeiras.

Por mim apostaria exclusivamente no campeonato brasileiro e na Copa Brasil, bem como nas duas taças sul-americanas. O resto é disputa municipal viciada…

Mas gostei da equipa do Botafogo e do concerto musicado por Maicosuel.

Ah… Ia-me esquecendo de dar nota à arbitragem:


FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x2 Flamengo
Gols: Juninho 37’ e Reinaldo 43’ (Botafogo); Juan 20’ e Willians 39’
Competição: campeonato carioca
Data: 26/04/2009
Local: Estádio do Maracanã
Arbitragem: Rodrigo Nunes de Sá; Eduardo de Souza Couto e Rodrigo Pereira Joia
Cartões amarelos: Juninho, Alessandro, Eduardo (Botafogo); Fábio Luciano, Emerson, Juan, Erick Flores (Flamengo)
Público: 58.711 pagantes (63.061 presentes)
Renda: R$ 1.462.853,00
Botafogo: Renan, Leandro Guerreiro, Juninho e Emerson; Alessandro, Fahel, Léo Silva, Maicosuel (Reinaldo) e Eduardo (Gabriel); Reinaldo (Jean Carioca) e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.
Flamengo: Bruno, Welinton (Erick Flores), Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura (Everton Silva), Willians, Kleberson, Ibson e Juan; Zé Roberto (Josiel) e Emerson. Técnico: Cuca.

Foto
Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

29 comentários:

Fernando Lôpo disse...

Na rádio CBN, o comentarista Álvaro Oliveira Filho falou várias e várias vezes do lance do Ibson no Maicosuel.

"Não é possível que ele não tenha visto. Foi a 2 metros dele, estava de frente pro lance, e não tinha visão encoberta. Não marcou porque não quis."

Para mim, foi o lance mais grosseiro, junto com a não expulsão do Juan.

Discute-se se o lance da falta do gol do Juninho foi ou não. Mas uma vez que ele marcou, não era para no mínimo cartão amarelo, assim como deu pro Alessandro no pênalti?

É duro. Mais uma vez a arbitragem deixa os caras no campeonato, pois pdoeria ter acabado hoje, assim como no ano passado não era nem rpa ter final e em 2007 deveria ter acabado no 1º tempo do jogo 1.

Mas a arbitragem...


Ah, e no globoesporte.com acharam uma maravilha a arbitragem, assim como hoje toda a iomprensa festeja a presença da torcida deles e debocha dos Botafoguenses.

Mas não dão uma linha sobre os arrastões, assaltos, espancamentos e toda sorte de violência a que estão sujeitos os Botafoguenses.

Para mim, o jornalista tem a obrigação de defender o cidadão porque no fundo tem a função de também representar a voz da sociedade que não tem os meios que ele, jornalista, tem para se fazer ouvir.

Quando o jornalista abre mão disso para vender jornal, deixa de contar e protestar contra a dura realidade da violência para agradar determinado grupo de pessoas, ele torna-se conivente ou mesmo cúmplice dos marginais que atacam as famílias e cidadãos inocentes que sofreram, por exemplo, um terrível arrastão nas cadeiras azuis no ano passado.

Leonel Ventorim disse...

Ontem, depois de ler todos os acontecimentos do jogo, estava sem sono e quando fui-me deitar levei o livro do Sérgio Augusto "Entre o Céu e o Inferno" para passar o tempo. Mais uma vez, pois é sempre a mesma coisa, fiquei emocionado ao ler, quase chorei.
Contra tudo e contra todos tenho orgulho em ser Botafogo. É tamanha a minha identificação que não dá para explicar.
Botafogo, obrigado por existires.

Leonel de Jesus
Lisboa

Anónimo disse...

Rui,

O Botafogo tem que condicionar a sua participação no campeonato a juízes de fora do RJ apitando as finais. Eu tenho muito ódio desse circo que montam aqui. Não expulsar o Juan foi a prova incontestável do roubo. O penalti sempre aparece uma camera lenta pra um imbecil falar inverdades. O pior foi o Globoesporte.com elogiar a atuação do árbitro. E a cidade apodrece.
Patrick Dias

Rodrigo Federman disse...

Belo comentário do Fernando! Concordo em absoluto!
Mas Rui, acho que vc foi muito bondoso com essa "nota" atribuída à arbitragem!
rs!
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Fernando e Rui, nada a acrescentar. Rui, conversamos exatamente isso outgro dia, deixa o carioca prá lá. São anos de vergonhosa arbotragem, estou cansado. O Maicosuel apanhou o tempo todo e não aconteceu nada. Prefiro não escrever mais nada, pois além da habitual desonestidade do árbitro, as coisas sempre acontecem contra nós,as contusões do Reinaldo e principalmente a do Maicosuel. Além dos constantes roubos a favor daquele time (de agora em diante não me refiro mais a esse corja nominalmente)não temos banco. Abs e SB!

Miguel Gonzalez disse...

O Juan deveria ter sido expulso. Apesar dos erros de arbitragem, o Botafogo deixa de ganhar os jogos por falta de sorte.

snoopy em p/b disse...

olha,
o maior culpado pela vitória larga que deixamos pra trás ontem foi o próprio botafogo.
principalmente o jean carioca e o fahel que perderam gols claríssimos.
porque eu acho que foi pênalti no juan. o erro foi não ter marcado o pênalti do ibson.

o jogo que eu vi foi o que o botafogo perdeu claríssimas chances de matar o campeonato, assim como em 2007.

grande abraço e sds. botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

É isso, Fernando. As arbitragens criamn as situações para que as equipas indesejadas fiquem nervosas, errem e entreguem o jogo. Todos esses acontecimentos referidos foram verdadeiros. A abitragem foi escandalosa e não nos podemos calar. Devemo-nos focar na arbitragem e denunciar, sem apelo nem agravo. Se não o fizermos são mais vinte anos de arbitros 'renovados' a fazer do mesmo.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Leonel, e eu estive lendo livros dos anos sesenta e setenta- raridades - que comprei em sebos sobre o Garrincha.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Patrick, a cidade apodrece, claro. O futebol do Rio está em desagregação. Por isso o Rio de Janeiro está decadente, a cidade estiola e os bandos de interesses tomaram conta dela e do futebol.

Sou a favor de árbitros de fora em finais. Claramente. E com prova sdadas de imparcialidade.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Eu sempre fui muito bondoso a dar notas... os meus alunos são testemunhas que só exijo deles... o máximo e o melhor que podem dar de si mesmos! rsrsrs...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Amigo Miguel, é verdade o que diz. Arbitragem e falta de sorte tem dado no BFR nos dois últimos jogos. Mas também alguma incompetência de não marcar gols óbvios. Apesar de eu reconhecer que as arbitragens enervam os jogadores e fazem-nos errar inesperadamente.

Abraços amigos!

Ruy Moura disse...

É isso, Sergio. Por isso passei a referir-me aos 'urubus'. Enquanto precisarem de arbitragen spara ganhar seja o que for,para mim não são o urubuzinho sorridente da mascote, mas urubus rastejantes que depredam cadáveres que outros feriram mortalmente.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Snoopy, concordo que perdemos chances, mas não nos desviemos do foco: as arbitragens conduzem jogos e afetam psicologicamente os jogadores. Eu erro mais na vida se estiver nervosos e acossado, não é?... Se me sentir seguro acerto mais vezes, não 'e?...

A arbitragem foi horrorosa. E não foi penalty. No Globo o Fernando Calazans interroga-se se foi penalty. E interrogou bem.

Há várias hipóteses de atacar o mal: árbitros de fora contratados, relatórios contratados pelo BFR a ex-árbitros imparciais que analisem a sjogadas e denunciem a persistência do benefício aos urubus, etc.

Abraços Gloriosos!

Leonel Ventorim disse...

Garfados, azarados, desfalcados...
Sinto revolta e a revolta quando bem usada é saudável, é motivadora de grandes feitos. Sinto que todos os que aqui vêm a este blog e a outros blogs do alvinegro sentem-se como eu. Acho, ou espero que os jogadores sintam o mesmo e joguem com inteligência aliada à revolta.
Proponho que o título, pois acredito nele, seja dedicado por nós internautas, ao Maicosuel, assasinado propositadamente este Domingo e com o criminoso impune pelas ruas, e também ao Rui Moura que saiu daqui de Lisboa para assistir ás finais no Rio. Não é para qualquer um. Um só Rui Moura vale mais que a torcida toda do flamengo no estádio.

Leonel de Jesus
Lisboa

Anónimo disse...

Prezado Ruy, me concedo o direito de te remete na segunda um artigo que estou retocando sobre o campeonato carioca.Claro falta o último ato dia 3 de maio,mas continuo a afirmarSEREMOS CAMPEÕES CONTRA TUDO E CONTRA TODOS - SAUDAÇÕES GLORIOSAS - MARCOS VENICIUS

Cara de 30 disse...

Tenho até vontade de parar de acompanhar os campeonatos cariocas de agora em diante. Há alguns anos somos garfados e esse ano não está sendo diferente... O píor é que o único favorecido é o time das favelas - afinal, só eles dão renda, certo??

É uma vergonha sem fim...

Wilson Oliveira disse...

Caro Rui, quando há erros que interferem no resultado, mesmo que favoreça ao Fla, eu reconheço, mas dessa vez acredito que nao tenha havido favorecimento para o Fla.

Tenho minhas dúvidas quanto a falta que culminou no gol do Juninho.

De acordo com o que as equipes jogaram, acredito que o 2x2 foi o resultado mais justo.

E que na próxima partida, vença o melhor.

Abs!

hangman disse...

Estas cicatrizes deixadas pelos marginais do apito revelam a mancha da vergonha do "time do mal" e mais ainda a nossa gloriosa história!

Anónimo disse...

Rui, o pior que não é só o Campeonato Carioca, o FUTEBOL BRASILEIRO É UMA PIADA!

Emersão, de novo, NÃO!

S.A.!

Vinícius D'Avila

Ruy Moura disse...

Cara de 30, é "uma vergonha sem fim". Assino embaixo.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Wilson, tenho muita estima por si, mas se você não viu nenhum favorecimento relativamente a uma arbitragem absolutamente escandalosa, não temos mesmo nada para debater entre nós quanto ao jogo de ontem, amigo.

Abraços.

Ruy Moura disse...

"Mancha da vergonha do time do mal" - disse tudo, Hangman. Por mim teria vergonha se fosse 'urubu'. Mas enfim... os homens caracterizam-se, infelizmente, por muita falta de vergonha.

Em Portugal, o treinador do Sporting, se por acaso existe algum favorecimento à sua equipa, é o 1º a declarar que houve equívoco da arbitragem. E não se cala quando é prejudicado (muitas vezes). Isso, sim, é ser homem e desportista!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Pois é, Vinícius, o futebol brasileiro é uma piada, mas carioca ainda consegue ser mais abusado. Porque não há time mais abusador do que os urubs. Fazem o mal e jamais o reconhecem. Que gente!...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Sentimo-nos todos mal, sim, Leonel. É uma pouca vergonha isto!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Marcos, se formos campeões contra 11 urubus, um árbitro e uma torcida quase única no Maracanã porque persegue, surra e maltrata os adversários, os quais fogem de jogos com os urubus, então somos mesmo divinos!

Abraços Gloriosos!

Gil disse...

Rui,
Concordo contigo e com os amigos sobre tudo que aconteceu.
Não consigo entender a nossa atual diretoria (que vem acertando tudo), e as que passaram não tomarem providencias quanto a isso, como você disse: "Há várias hipóteses de atacar o mal: árbitros de fora contratados, relatórios contratados pelo BFR a ex-árbitros imparciais que analisem a sjogadas e denunciem a persistência do benefício aos urubus, etc".

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Gil disse...

Rui,
Além disso tudo permita um comentário sobre o nosso treinador.
Hoje revi as entrevistas e observei que (não é a primeira vez que comete o erro ou equívoco), ele fala como se estivesse treinando o time molambo. Claro que ao perceber se corrige.
Tenho sentimento que o seu corpo está em GS, mas o seu espírito está na clube da beira da lagoa Rodrigo de Freitas.

Se alguém tiver oportunidade faça um levantamento sobre os últimos vídeos com suas entrevistas pós jogos.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Ruy Moura disse...

Amigo Gil, se o Ney parece estar nos 'urubus' não me admira muito. Afinal, foi lá que teve bons resultados, com e sem ajuda dos árbitros levantou três taças.

Mas creio que é um profissional que quer ganhar e isso é o que nos importa. O Zagallo não era/é Flamengo e não ganhou títulos como jogador e treinador botafoguense contra eles depois de ter sido tricampeão por eles?...

Sempre tenho dito que não preciso de jogadores e treinadores que torçam pelo Botafogo, mas que sejam leais enquanto estiverem no clube.

Também vai à final, Gil?...

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...