quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Breves notas sobre ‘El Loco’

.

A FIFA faz referência a ‘El Loco’ no seu sítio oficial, lendo-se: “Já o atacante Sebastián Abreu continua sendo uma das peças-chave da Celeste, embora encontre dificuldades para se estabilizar no futebol de clubes. El Loco passou seis meses defendendo as cores do time grego Aris de Tessalônica antes de se transferir para o Botafogo, que será o vigésimo clube da sua carreira.”

Expressarei o que penso sobre a contratação de ‘El Loco’:

5 Prós:
.
» É um nome realmente internacional e sonante ao ouvido.

» É um atacante ‘oportunista’ ao estilo de Túlio 'Maravilha', posicionando-se nos sítios em que se recebe a bola e se remata a gol; faz gols na pequena área quer com a cabeça quer com os pés.

» Talvez não faça tantos gols quantos os desejados, mas provavelmente faz os essenciais (fez o gol da classificação do Uruguai à Copa do Mundo).

» Começa atuando no campeonato carioca, o que tendo em consideração o tradicional nível mediano das exibições dos clubes, incluindo os ‘grandes’, pode beneficiar a adaptação do jogador.

» A ter sucesso, será o bálsamo para uma torcida sofrida que aguarda um novo e verdadeiro ídolo há 15 anos – um ídolo nunca deverá ser um interesseiro como Dodô, mas um atleta generoso como Túlio 'Maravilha'.

5 Contras:

» Possui 33 anos e está em fim de carreira.

» É dotado de qualidade técnica mediana (nem grande penalidade bate com qualidade).

» Saltita de clube em clube ao estilo de Túlio 'Maravilha'.

» Estará muito ausente neste semestre devido a ser jogador da seleção uruguaia.

» Pode ser o ‘mico’ do ano botafoguense se não se adaptar nem levar a sério esta oportunidade; ou se a diretoria julgar que ele sozinho resolve todos os problemas e não montar uma equipa capaz de o apoiar.

5 comentários à contratação de ‘El Loco’ e à recepção ao jogador:

» A diretoria soube, finalmente, ser discreta e surpreender com uma negociação ‘silenciosa’; foi pena que a notícia fosse antecipada pelos uruguaios, mas apesar disso houve a vantagem de se ‘digerir’ melhor a novidade.

» Com a dificuldade de bons jogadores no mercado brasileiro, bem como o pouco interesse que têm atualmente em ingressar no Botafogo, a minha insistência na contratação de sul-americanos disponíveis (argentinos, chilenos, colombianos, uruguaios…) mostrou-se pertinente; espero que a xenofobia que alguns dirigentes evidenciaram para com estrangeiros (especialmente os treinadores à moda de Cuca e Ney Franco) não se repita na ação prática.

» A recepção da torcida ao jogador foi generosa e exige que o atleta corresponda; os 40 torcedores que estiveram no aeroporto têm como contra acreditarem demais sem créditos garantidos, mas têm a virtude de uma imensa generosidade para quem chega e mostram uma enorme hospitalidade para ‘fora de portas’.

» Embora Mário Zagallo tenha muitos anticorpos dentro do Botafogo, devido a algumas atitudes públicas não favoráveis ao nosso clube no passado, sem dúvida que a escolha de Zagallo para entregar a camisa 13 a ‘El Loco’, sabendo-se que ambos são muito supersticiosos, é um acontecimento simbólico de alto nível.

» A diretoria pode ter escolhido bem: apesar de ser incógnita, ‘El Loco’ tem a vantagem de passar a integrar o tradicional ‘hospício’ botafoguense – e ‘loucos’ em hospícios é como ‘peixe dentro d’água”.

Sebástian Abreu, espero que sejas mesmo ‘loco’ a jogar à bola e desejo-te que o Botafogo seja a ‘cereja em cima do bolo’ no findar de uma carreira relevante.

Boa sorte, ‘El Loco’!
.
Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com

8 comentários:

Anónimo disse...

MEU AMIGO RUY, PRA VARIAR CONCORDO COM SUA ANALISE PERFEITA.ENTRETANTO ESTOU NAQUELA OPINIÃO.FOMOS ATÉ O FUNDO DO POÇO EM 2009 - SO TEMOS UMA SAIDA - SUBIR E ACHO QUE COM HERRERA QUE ACABA DE FECHAR,ORTIGOZA - PARA FAZER PARTE DO GRUPO, E OUTROS QUE AINDA PODERÃO VIR, ESTAMOS SUBSTANCIALMENTE MELHOR, O QUE NÃO É NOVIDADE EM TERMOS COMPARATIVOS - SEMPRE ME LEMBRO DE FISCHER - EL LOBO - CHEGOU MEIO ESCONDIDO E VIROU ÍDOLO - SABE RUY EL LOCO E HERRERA COM UMA PERNA SÓ É MELHOR QUE AQUELE CHINELO SEM VERGONHA QUE DISSE QUE JOGOU NO GLORIOSO ANO PASSADO E FOI ENGANAR JAPONES - SAUDAÇÕES ALVINEGRAS - MARCOS VENICIUS - PRECISAMOS ACREDITAR NOS JOGADORES - NÃO NOS DIRIGENTES

Ruy Moura disse...

Espero bem que tenha razão, Marcos, e que esta diretoria endireite em termos de contratações. Aparentemente melhoraram as contratações, mas é preciso aferir jogo a jogo.

Abraços Gloriosos!

snoopy em p/b disse...

rui,
de forma geral, concordo com sua análise.
um questionamento que tenho é se um jogador de 33 anos é mesmo velho.
será?
eu não sei não.

agora, afora isso tudo, quero torcer por ele.
quero que ele faça muitos gols e gols decisivos, que nos ajudem a conquistar títulos.
estou louco, ávido para ter um ídolo.
maicosuel seria se tivessem deixado ele ficar mais com a gente.
apesar da diretoria que temos, eu estou confiante que pode dar certo.

abraço

Ruy Moura disse...

Snoopy, também espero que possamos ter um ídolo e torcer por ele. Eu não sou de ídolos, porque prefiro equipas coesas e coletivas, mas um ídolo é muito importante para os novos torcedores.

Creio que com 33 anos não se tem a frescura necessária, a velocidade necessária, etc. Por isso é que o normal, exceptuando goleiros, é que a carreira termine entre 33-35 anos.

Quanto vale um craque com 33 anos e quanto vale um craque com 29 anos?...

Os investimentos em sociedade fazem-se em quem?... Nos jovens, e 33 anos no futebol é tempo que beira a reforma. Eu considero isso pacífico. Por isso é que a média de idades das grandes equipas europeias é, em geral, baixa.

O BFR fez um contrato a dois anos porque esse é o limite de um atacante para jogar (as excepoções são poucas, e são mesmo excepções).

Abraços Gloriosos!

Luiz Rogério disse...

Rui,

Gostei da sua análise, mas acho que o gringo Loco com 33 anos conhece bem os atalhos do campo, para chegar mais rápido na meta adversária e fazer os gols botafoguenses.

Gostei das entrevistas do Loco, que me pareceu bem lúcido e inteligente, notadamente quando ele descreveu a emoção sobre o momento de sua apresentação na Gloriosa e histórica sede de General Severiano.

Penso que El Loco vestirá bem o manto sagrado e dará muitas alegrias a nação botafoguense.

Também gostei da contratação do Herrera! Vai dar caldo esse ataque platino no Fogão em 2010!

Forte abraço e saudações alvinegras!!!

Luiz Rogério

Ruy Moura disse...

É verdade. Luiz. Eu gostei de tudo: o modo como foi contratado, recebido, apresentado e como se apresentou.

Só acho que devia ter menos idade. Mas pode ser que funcione bem, porque o futebol brasileiro dentro de portas é meio cadenciado e não exige muita velocidade.

Torço muito para que essa dupla Abreu e Herrera tenha sucesso e o Luiz tenha a razão toda do seu lado.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Rui:

Entrei no sítio do El Loco e baixei todos os 59 gols disponíveis de 2006 para cá (pelos mais antigos não me interessei).

Foram 15 de pênalti (ele bate bem), 19 de cabeça e 14 de oportunismo (se antecipando aos zagueiros ou ao goleiro, recebendo na cara do gol, cruzamentos na pequena área, etc.).

Ou seja, é preciso criar jogadas pra ele. Se o time criar ele vai se dar bem. E aí talvez esteja o nosso maior problema: precisamos de meias e laterais. O Lúcio Flávio só cria quando o jogo está fácil. Sabe jogar, mas quando o jogo está duro se esconde. Teríamos que ter um bom meia, ou um meia-atacante, tipo Maicossuel, ou pelo menos um atacante criativo que se movimentasse bastante, o que não é o caso do Herrera (corre bastante mas não é de armar jogadas. É mais finalizador).

Se não criarem...

Abraços,
Marcelão

Ruy Moura disse...

Marcelão, dos gols que vi apenas um foi de grande penalidade e ele bateu no meio do gol.

Relativamente aos outros, ele é bom de cabeça (pudera, com um metro e noventa e três...) e, sobretudo, em oportunismo. Quanto a mim é uma espécie de Túlio 'Maravilha' e Jardel, isto é, não possui técnica aprimorada mas é homem de área para marcar quando a bola dança por ali.

Concordo com a extrema necessidade de armação para o jogo dele e parece que o Herrera não será o parceiro ideal, a não ser que se adeque agora a ser 'garçom'. É necessário um bom armador, mas ainda continuo com uma séria dúvida: é mesmo o LF que se esconde ou são os da frente que não lhe aproveitam as jogadas?... Eu vi jogos magníficos do LF, mas quem aproveitava os seus lançamentos era... Dodô! Na verdade, vi bons lançamentos de LF desaproveitados por Victor Simões, Reinaldo e André Lima. Se eles fossem outros, não teria o LF jogado mais?... Fica a dúvida...

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...