por Claudio Falcão
Editor do blogue Datafogo (publicação simultânea)
Após artigo anterior, postado em 02/03/2011, no qual dávamos notícia de que o então Botafogo F.C. era filiado, nos anos 1930 (com certeza a partir de 1935), à Federação Metropolitana de Ciclismo, tendo, por exemplo, contado com representantes na disputa dos II e IV Circuitos Ciclísticos do Distrito Federal (1935 e 1938), podemos agora informar que, após a fusão com o ‘Regatas’, o nosso Alvinegro também se fez presente em competições ciclísticas.
Em 10 de dezembro de 1944 tivemos a disputa do XII Circuito de Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro, promovido pelo Ciclo Suburbano Club. Era de 74 km a distância da prova, com partida e chegada na Praça Mauá. Alinharam 48 concorrentes, dos quais 33 completaram o percurso. Venceu José Antunes Neto, da A.A. Portuguesa (2h21’23”), seguido de Joaquim Peixoto e José Guarnieri, ambos do C.R. Vasco da Gama. Manuel José Gaspar, do Botafogo F.R. classificou-se em 17º lugar.
E também contamos com representantes botafoguenses na Prova Ciclística "17 de Dezembro", realizada a 17 de dezembro de 1945, com patrocínio da A.A. Portuguesa e direção da Federação Metropolitana de Ciclismo. Seu vencedor foi Antônio Marques de Azevedo (A.A. Portuguesa), chegando em seguida José Antunes Neto (A.A. Portuguesa) e Joaquim Pereira (C.R. Vasco da Gama). Classificaram-se respectivamente em 6º, 7º e 10º lugares os ciclistas do Botafogo F.R. Alfredo Teixeira Dias, José Teixeira Dias e José da Silva.
Ainda não temos notícia de vitória de representante botafoguense em alguma prova ciclística, mas a participação de atletas alvinegros nessas disputas está sobejamente comprovada.
Fontes: Jornal do Brasil, 10 e 12/12/1944 e 18/12/1945
2 comentários:
Parabéns pela matéria. Gostaria de ver Botafogo, Portuguesa, Vasco, Flamengo, América, Bonsucesso e outros clubes que já tiveram o esporte de volta ao Ciclismo!
Eu também, Miguel. O ciclismo é um desporto historicamente popular.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário