Dos políticos do século XX apreciei dois homens em especial: Mahatma Ghandi e Nelson Mandela, dois políticos notáveis, desprendidos do poder e capazes de mudar as sociedades do seu tempo com coragem, sabedoria e generosidade.
Os homens de tal grandeza, colocados perante a escolha de um clube, só podem optar por clubes com a mesma ordem de grandeza em coragem, sabedoria e generosidade.
Numa pesquisa aos homens da atualidade cuja importância no mundo é grande e que simultaneamente são adeptos do Sporting Clube de Portugal, encontrei-me simplesmente perante o adepto… Nelson Mandela!
Nelson Rolihlahla Mandela, Prémio Nobel da Paz, ex-Presidente da África do Sul, recebeu uma delegação do Sporting Clube de Portugal ainda no tempo em que presidia o seu país – coisa que nunca fizera a nenhuma outra delegação esportiva – e, entusiasmado, aceitou tornar-se sócio emérito do Sporting Clube de Portugal.
Na imagem encontra-se projetado, em cima e à direita, o cartão do Sócio nº 37.096.
“Le leader historique d’Afrique du Sud est socio du Sporting Club de Portugal depuis 1997 avec le n° 37 096.”
“A 28 de Julho de 1997, o então presidente ‘leonino’ José Holtreman Roquette foi recebido em Pretória pelo Presidente da República da África do Sul, o lendário e carismático Nelson Mandela, acompanhado pelo presidente do Sporting Clube de Joanesburgo, João Gomes. Foi a primeira vez que Mandela recebeu dirigentes desportivos, já que normalmente deixava essas recepções para o ministro dos Desportos. (…) José Roquette entregou uma caravela quinhentista, em filigrana e convidou Nelson Mandela, que aceitou, para ser Sócio de Mérito do Sporting Clube de Portugal.”
Desde 1998 também são sócios honorários do Sporting mais dois ‘Nobel da Paz’:
» Carlos Filipe Ximenes Belo, timorense, Prémio Nobel da Paz, Bispo de Dilí.
» José Ramos Horta, timorense, Prémio Nobel da Paz, atualmente Presidente de Timor-Leste.
Outras personagens de grande projeção mundial também são adeptos fervorosos dos ‘leões’:
» Jorge Fernando Branco de Sampaio, português, ex-Presidente da República, atualmente Alto Representante da Aliança das Civilizações (ONU).
» José Manuel Durão Barroso, português, ex-Primeiro-Ministro, atualmente Presidente da Comissão Europeia (UE).
De Mahatma Ghandi desconhece-se a preferência clubista, mas eu tenho a absoluta certeza de que ele tinha uma secreta simpatia pelo Botafogo de Futebol e Regatas.
Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
2 comentários:
Um claro exemplo do que um clube diz sobre seus adeptos e vice-versa. Ser do Sporting não é uma preferência clubística, é uma forma de vida!
Milhões de beijos
Rsrsrs...
E ainda faltou referir o ex-presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, que é sportinguista e foi indigitado ontem uma das cinco pessoas candidatas a "personalidade Africana 2011".
Beijos Leoninos e Botafoguenses!
Enviar um comentário