segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Voz de Danilo Paiva

Se fosse uma pessoa, o time atual do Botafogo nunca seria um grande artista. Não tem a alma necessária. Tampouco seria um daqueles que faz diferença combatendo a fome ou a pobreza infantil. Não tem coração. Nem mesmo poderia ser um vendedor que trabalha com metas e cotas de venda. Falta impetuosidade. Não, se fosse uma pessoa, o atual time do Botafogo seria um daqueles burocratas rasteiros, que fa...zem concurso de nível médio para o INSS. Daqueles que chegam 8h no trabalho e largam a caneta 17h, para ir para casa jantar na frente da tv enquanto vêem novela. E assim vive, apenas carimbando e arquivando, sem pressão ou ambição. Pois todas as oportunidades que esse time teve de se tornar protagonista foram desperdiçadas: o treinador inventou e fez burrada, os jogadores tremeram e se apequenaram. Eis o Botafogo de 2011: o burocrata que nunca conseguirá uma promoção.Danilo Paiva, torcedor botafoguense e meu amigo.

7 comentários:

Botafoguense Clássico disse...

Caro Rui, eu sei que nosso senso crítico pode ser duro, mas nem por isso vale ceder a esse clima de derrota. O Fluminense não parou de acreditar e ficou atrás na tabela por várias rodadas - e a torcida empurrando. Isso conta. Se dependesse das opiniões especializadas e dos comentaristas esportivos internet afora, isso jamais aconteceria. Botafoguense é temperamental e, muitas vezes, auto-destrutivo. Quem não lembra o torcedor que queimou a camisa neste último carioca? Não quero julgá-lo, apenas apontar o fato.

O primeiro colocado tem 58 pontos, nós 55. Restam 15 pontos a serem disputados, seis deles com concorrentes diretos, acima de nós na tabela. Depende da gente, da nossa capacidade de recuperação sim, e da sorte de ver o Corinthians vacilar (o que tem sido regra também, e cabe ao futuro campeão aproveitar). Vamos, Fogão! Pode não ser a equipe dos meus sonhos, podemos não estar com o técnico mais lúcido, mas estamos brigando. E eu não abandono o barco porque o casco tem uns furos, ou porque o mar está instável, ou porque o timoneiro está em crise. O galeão português Botafogo deve ter passado por momentos piores e fez sua história. A gente tem que, nessa hora, fazer a nossa com o que tivermos em mão.

Sds,

Ruy Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ruy Moura disse...

Botafoguense Clássico, eu vou dizer o que sinto e penso como botafoguense que completou 51 anos de torcida do Glorioso:

vou torcer emocionalmente até à última gota de suor de cada um dos atletas em campo em cada jogo, mas racionalmente não acredito que quem não tem Alma possa chegar à Glória.

Ademais, se não criticarmos, agora e já, todos os disparates do treinador, os próximos jogos serão iguais. Só o sentido crítico permite acrescentar virtudes e corrigir erros; a submissão só gera conformismo, mais submissão e nenhum título.

O mais emocional e simultaneamente racional atleta do Botafogo, Loco Abreu, que disse a seguir à derrota?

Abraços Gloriosos

Botafoguense Clássico disse...

Concordo com tudo que disse, menos o momento. Depois a gente faz campanha para chutar dirigentes e técnicos, agora a gente apóia o plantel incondionalmente.

Lembro-me das vaias no meio do jogo contra o Figuera. A indignação era correta, mas o momento foi o pior possível. O time não tem espírito (ou não o tem sempre), mas parece que também damos o nosso contributo para afastá-lo, justamente nas piores horas.

Grande abraço,

Miguel Gonzalez disse...

Ruy, o Estadual Juvenil (sub-17) Feminino de Basquete está sendo disputado por Botafogo, IBC, Mangueira e Germânia!

Ruy Moura disse...

Amigo, eu não sou a favor de vaias, mas quantos resistem a fazê-la no meio de um jogo 'miseravelmente' jogado por um candidato à liderança?!?!?!

Ademais, não partilho os argumentos de Caio Júnior segundo o qual a culpa dos erros dele são da torcida. A torcida não tem culpa, e a torcida é o próprio Botafogo!

Abraços Gloriosos!

Mery disse...

Gosto demais do Botafogo, e *gostei desse cantinho, estou seguindo, se puder, me faça uma visita...
Não sou daquelas que só fala bem* quando o time ganha.
Coisas do Futebol, não é uma ciência exata, sei lá, mas sou torcedora que nunca cala o seu amor*...PELO FOGÃO*
Salve!
Abraços da Mery* / Rio de Janeiro

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...