terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Botafogo 0x0 Bangu

O Botafogo fez uma partida com bastante mais organização do que no jogo de estreia, mas se houve alguma eficiência, perdeu-se na ineficácia das finalizações.

É certo que estamos falando do campeonato carioca, que tem apenas expressão estadual e pode constituir-se, sobretudo, como um bom laboratório para apoiar outras apostas na temporada.

O time trocou passes melhor, marcou melhor o adversário, procurou atuar com as suas linhas mais próximas. Porém, creio que a tática não foi a mais adequada, nem a que se esperava, já que fora anunciado por Húngaro algo próximo do 4x3x3 para o time principal com os meias avançados pelas pontas e um centroavante. Ora, se isso for o que o time principal tentará fazer, haveria toda a vantagem de repetir a tática no time reserva para que pudesse haver trocas entre os dois times sem grandes dificuldades sempre que necessário.

Creio que Húngaro lavrou no mesmo erro de Oswaldo durante meses, quando colocou Rafael Marques a centroavante sem que o rapaz soubesse fazê-lo, e só melhorou – e bastante – de rendimento quando passou para uma posição mais recuada. Ora, Henrique é 400 vezes pior do que Rafael Marques, não pode ser o centroavante e deve ser negociado, porque não faz coisa nenhuma nos jogos em que entra – nem gols nem jogadas para gol dos companheiros.

Aliás, Gegê e Octávio são outros dois que não sabem jogar futebol, e Húngaro deve fazer entrar mais vezes Sassá e Yguinho no sentido de lhes dar ritmo e avaliar as suas reais capacidades, que até agora não são bem conhecidas.

Globalmente o Botafogo dominou o jogo, mas a falta de jogadas criativas, de mudanças de flanco e de abertura pelas pontas, de inépcia nos inúmeros escanteios e faltas com cobranças desajeitadas, aliado a muito más finalizações, justificam o zero a zero.

Renato apareceu aqui e ali, mas não sabe jogar dentro da área e erra clamorosamente chances reais de gol. Rodrigo Souto pareceu-me o mais capaz em campo e Daniel começou a dar o ar da sua graça.

Ainda não consigo avaliar o treinador, mas pelo menos viu-se a sua ação ao substituir Gegê logo ao intervalo, embora não tivesse tido sorte com a operação, porque Octávio ainda foi pior do que Gegê. Entretanto, avançou com Iguinho e, na parte final do jogo – talvez o devesse ter feito antes –, avançou com Sassá para tentar ganhar o desafio. Ainda não deu, mas o esquema organizativo ganhou mais sustentabilidade, a qual poderá ser melhorada com a equipa armada em 4x3x3. Elias faz falta a esta equipa, porque dentro da área ele sabe aproveitar oportunidades de gol. A expectativa continua...

FICHA TÉCNICA
Botafogo 0x0 Bangu
» Gols: -
» Competição: Campeonato Carioca
» Local: Estádio de São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
» Data: 21.01.2014
» Árbitro: Daniel de Souza Macedo (RJ); Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
» Público: 1.665 pagantes e 1.942 presentes
» Renda: R$ 32.450,00
» Disciplina: cartão amarelo - Airton (Botafogo)
» Botafogo: Renan; Alex, Dória, Dankler e Lima; Airton e Rodrigo Souto (Sassá, 74'); Gegê (Octávio, intervalo), Renato e Daniel; Henrique (Yguinho, 60’). Técnico: Eduardo Húngaro.
» Bangu: Rafael, Douglas Tuchê, Luiz Fellipe, Carlos Renan (Rafael Sales, 72') e Bruno Santos; Raphael Azevedo, Christiano, Felipe Foca (Gabriel Galhardo, 72’) e Almir; Wendel (Rodrigo Pinho, 82') e Willen. Técnico: Mazolinha.
.
Imagem: Bruno de Lima / LANCE!Press

9 comentários:

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Jogo chato e que me faz comentar poucas coisas:
-Gostei desse lateral direito novo, o Alex;
-Rodrigo Souto jogou bem novamente;
-Quem foi o mau-caráter que aprovou a contratação do Henrique? Como se explica?
-Quinta é o time titular. Talvez El Tanque não jogue, porque ainda não está regularizado. Se jogar Elias, já é melhor;
-Quero ver o que tem a mostrar Jorge Wagner;
-O Botafogo tem OBRIGAÇÃO de ganhar bem, por uns 3 x 0, o Madureira.
Abraços.

Anónimo disse...

BOM DIA QUERIDO IRMÃO - QUE 2014 SEJA IMENSAMENTE FELIZ E COMPLETO DE REALIZAÇÕES PROFISSIONAIS E PESSOAIS. QUANTO AO NOSSO GLORIOSO NÃO CHEGO A ME IRRITAR COMO MUITA GENTE.COMO VOCÊ MESMO DIZ VEJO NO CAMPEONATO CARIOCA DESTE ANO UM VERDADEIRO LABORATÓRIO PARA O QUE PODERÁ VIR A SER O BRASILEIRO E A LIBERTADORES.MAS TAMBÉM ACHO QUE A EQUIPE DEVE FICAR NAS PRIMEIRAS COLOCAÇÕES E DISPUTAR AS SEMI FINAIS. NITIDAMENTE COMO NO ANO PASSADO NÃO TEMOS CENTRO AVANTE.SENTI A NÃO CONTRATAÇÃO DE ZEBALLOS, POIS COM EL TANQUE ACHO QUE FARÍAMOS FRENTE NA LIBERTADORES E NO BRASILEIRO.PRECISAMOS NÃO DE UM MAS DE DOIS CENTRO AVANTES.O QUE TEMOS É POUCO.NÃO SEI SE VOCÊ ANDOU LENDO ALGO A RESPEITO POR AÍ, MAS UM AMIGO ME CONTOU QUE NA ITÁLIA - MILÃO - SE FALA MUITO NA TROCA DE DÓRIA POR ROBINHO E MAIS UMA COMPENSAÇÃO FINANCEIRA.SABES ALGO? QUAL SUA OPINIÃO A RESPEITO. VAMOS ESPERAR A PRIMEIRA MOVIMENTAÇÃO DO TIME TITULAR NESTA QUINTA FEIRA E AVALIAR O QUE PODEREMOS TER PARA 2014

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS GLORIOSAS

MARCOS VENICIUS

Ruy Moura disse...

Irmão, obrigado pelos votos para 2014, que são inteiramente retribuídos para si e sua família.

Confesso que, infelizmente, a conduta de Assumpção e Oswaldo Oliveira tiraram-me ânimo até para me chatear. Cheguei ao ponto inacreditável de "se foi, foi, se não foi, não foi" e vou tomar um café em seguida. Só me tiram desta com grandes exibições.

Isto não invalida que veja todos os jogos, que os comente e que tenha opinião.

As minhas 1ªs impressões é que o time reserva é tecnicamente fraco, em espacial no ataque. Jogadores como Henrique, Lima, Gegê ou Octávio foram indiciados por uma bruxa má para jogarem futebol, que é coisa que não sabem. Creio que as peças que jogaram até agora e se salvaram à tangente foram Renan, Lucas, Dankler, Rodrigo Souto, Daniel e Renato (não incluo Dória, que é titular no time principal e ao que tudo indica vai sair). Mais um.

Um time que empata contra Resende e Bangu não pode ser grande coisa. A grande incógnita, porém, é quanto a mim, Húngaro. É necessário saber se a melhor organização do time ontem é para prosseguir e se o prometido 4x3x3 com Lodeiro e Jorge Wagner pelas pontas é para se concretizar. O time ficaria assim:

Jefferson;
Edilson, Bolívar, Dória e Júlio César;
Gabriel, Bolatti e Marcelo Mattos;
Jorge Wagner, El Tanque e Lodeiro.

Porém, creio que Dória sairá e temos novo problema de titularidade, porque Dankler não pode ser titular permanente.

Penso que o Dória acabará por sair, e não me admiro que seja levado pelo Seedorf. Quanto ao Robinho, fez 30 gols nos últimos 128 jogos. É muito pouco. Mas como pela América do Sul as equipas são mais fracas, pode ser que se torne goleador. De resto, se for para titular, então o esquema poderia ser o 4x4x2. A última dupla na frente funcionou: Herrera e El Loco.

De resto, creio que a diretoria vai dar-nos mais do mesmo, não reforçará seriamente o time que, em um ano, se vê bastante reduzido em termos de qualidade e estará a ensaiar entrosamento que não tem. E isso é o mais grave, porque sem um plantel definido a uma semana da Libertadores, poderá tornar a coisa feia. Se formos eliminados, a torcida cairá em cima destes incompetentes do departamento de futebol e o ano será de desmotivação e queda do time, e atingirá os níveis baixos de outrora - antes de El Loco e Seedorf. Mas há uma salvação para a diretoria: a culpa será sempre dos torcedores!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Esqueci-me do Elias, Vinícius, mas o Aurélio lembrou-mo. Também é um reserva aceitável devido a um time tão fraco tecnicamente.

Abraços.

Ruy Moura disse...

As minhas esperanças são muito atenuadas, Aurélio. Jorge Wagner terá que estar em grande momento físico, porque com 35 anos não se safará se assim não for.

As minhas maiores esperanças residem em El Tanque; Bolatti e Lodeiro. O Botafogo fez os seus melhores jogos quando Lodeiro estava em forma. Aliás, se for para jogar tantas vezes na Seleção como no passado, o melhor será mesmo vendê-lo, porque essa situação faz quebra de ritmo ao nível do clube.

A defesa sem Dória será bastante mais fraca se não se contratar um substituto aceitável.

Aliás, temos o mesmo problema do ano passado: os reservas não estão à altura dos titulares. Com lesões e amarelos estaremos tramados.

Eu não diria que o Botafogo tem obrigação de ganhar por 3x0. Eu digo que tem obrigação de mostrar que pode ser time capaz e que se antevê que esteja apto para defrontar o Deportivo.

Sob a minha alçada analítica estarão certamente os novos contratados e o treinador.

Quanto à diretoria, mostrou-se novamente mixuruca estendendo contratações até aqui e sem nenhum plane(j)amento. Tudo isto foi atabalhoado e merece nota negativa.

Hilariamente, Chico Fonseca garantiu, no início de dezembro, que tudo estaria consumado até ao Natal. Não se ele se referia ao Natal de 2014...

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

NA REALIDADE RUI TENHO MUITO MEDO DO QUE POSSA VIR A ACONTECER - UMA TOLIMADA - SÓ QUE COM ESSA DIRETORIA JAMAIS TERÍAMOS CAPACIDADE DE RECUPERAR E CONQUISTAR O BRASILEIRO.LEIO AGORA QUE BESIKITAS VAI EM CIMA DE LODEIRO, BEM SE ISSO ACONTECER MELHOR VENDER O JEFFERSON, DAR O BOLIVAR PARA O BANGÚ, ENTREGAR EL TANQUE PARA O CABO FRIO, E EMPRESTAR O RESTO PARA O BOTAFOGO DA PARAÍBA QUE TAMBÉM TÁ NUMA DRAGA QUE DÁ GOSTO.FICO A PENSAR QUE QUANDO NÃO PODE PIORAR ELES CONSEGUEM FAZER PIOR.SOMENTE O BOTAFOGO CONSEGUE COM O TIME NA LIBERTADORES VENDER TODOS SEUS JOGADORES E FICAR COM PSEUDOS JOGADORES.ME DÁ MEDO QUEM VAI ASSUMIR ESSA DIREÇÃO PORQUE SINCERAMENTE NÃO TENHO MAIS NADA A TEMER A NÃO SER FECHAR AS PORTAS DO CLUBE OU CAIR PARA A SÉRIE D COMO O RANGERS NA ESCÓCIA - NÃO ESTAMOS LONGE DISSO - E ACREDITAR QUE MUITOS SE ILUDIRAM COM SEEDORF NO SENTIDO DE QUE AGORA VAI MELHORAR. BASTOU ELE SAIR E A DEBANDADA COMEÇOU. TRISTE FIM

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS GLORIOSAS

MARCOS VENICIUS

Ruy Moura disse...

As pessoas geralmente não entendem que não basta um líder que ponha as coisas como deve ser: é necessário que na sequência desse líder o resto se tenha estruturado para poder funcionar sem ele. Não foi o caso. por isso, os ganhos perder-se-ão rapidamente, tanto mais quanto os pseudo-líderes do time são intelectualemente frágeis, como Jefferson e Renato, e o 'comandante' entregou-se completamente ao sabor das ondas da diretoria.

Ou muito me engano, ou teremos um ano sofrível e nada mais. Espero enganar-me. Ou que El Tanque e Bolatti sejam capazes de carregar o time às costas, como faz Cristiano Ronaldo com todo o time do Real Madrid e da Seleção Portuguesa.

Abraços Gloriosos!

Lorismario disse...

Caro Rui. Concordamos com quase tudo que escrevemos. Acho, no entanto, que você está sendo um pouco caustico com o Gegê e com o Otávio. Não são, de forma alguma craques, mas podem vir a se tornarem jogadores úteis. O Gegê, contra o Resende, jogou de ponta esquerda. Ele não é desta posição. Naquele jogo o posicionamento do time foi infantil. Quanto ao Otávio, sinceramente não sei em qual posiçã e quais seriam as funções dele em campo. Se for para municiar o ataque, torna-se impossível, pois só temos o Henrique e "deus" como atacantes. Impossível municiar a estes dois. Dê-lhes mais algumas chances. Forte abraço. Loris

Ruy Moura disse...

OK. Aceito, Loris. Só uma nota: o Gegê ainda talvez possa mostrar melhor coisa, mas não acredito que o Otávio consiga, porque depois de um gol que fez no ano passado, não conseguiu mais nenhuma exibição capaz. Mas vou dar tréguas.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...