terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Um dia de 1945...


7 de outubro de 1945. Botafogo x Fluminense, válido para o campeonato carioca e vencido pelo Botafogo por 1x0.

 

Num campeonato que terminamos como bi-vice-campeões (acabaríamos por chegar a tetra-vice-campeões – 1944/45/46/47 – antes da conquista de 1948), fomos mais uma vez prejudicados por arbitragens e jogo violento.

 

Alceu Mendes de Oliveira Castro (1951: 585) evidencia como o nosso extraordinário Luiz Tovar – que nunca quis receber um centavo por jogar e abandonou o futebol por defender o amadorismo – foi violentamente placado. Típico do Fluminense: ou forja as tabelas do campeonato na sua sede, ou ganha no tapetão, ou parte para a violência.

 

“Tovar, nosso leal e admirável meia, vitima de brutal entrada de Bigóde, retirou-se de campo aos cinco minutos de jôgo, com terrível torção no tornozelo, propositada e violenta, que colocou-o fora do campeonato de 45. Nosso quadro irritou-se e revidou à violência, sendo negrinhão e Bigóde expulsos da cancha no 2º tempo.

 

Franquito, seriamente atingido, também não mais jogaria no ano: o Botafogo, em quinze dias, ficou com a sua magnífica dianteira esfacelada, com a perda de treis grandes elementos: René, Tovar e Franquito. A vitória foi comemorada com ‘champagne’ e o bicho subiu a mais de dois contos de réis.”

 

Relato de ‘A Noite’:

 

“No Botafogo, a defesa esteve em plano superior, devido á desarticulação do ataque com a saída de Tovar. Ary foi o melhor elemento, tendo feito duas defesas sensacionais, uma assombrosa, de chute de Geraldino. Laranjeira e Sarno, ótimos e firmes. Franquito foi o melhor elemento do ataque e Heleno, excelente no primeiro tempo, mas, depois da prática do jôgo violento, descontrolou-se, disse o que quis ao bandeirinha Belgrano dos Santos e ao próprio árbitro.”

 

O Botafogo alinhou com Ary, laranjeira e Sarno; Ivan, Negrinhão e Cid; Lula, Tovar, Heleno de Freitas, Tim e Franquito. O solitário gol da vitória foi assinalado por Franquito.

Sem comentários:

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...