quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Um dia de 1947...

1947. De pé, da esquerda para a direita: Nilton I, Gerson, Ávila, Ari, Sarno e Juvenal. Agachados: Santo Cristo, Geninho, Heleno, Octávio e Teixeirinha.

 

14 de dezembro de 1947. Botafogo x Fluminense, válido para o campeonato carioca e teerminado empatado em 2x2.

 

Já a 24 de Novembro o árbitro Mario Vianna prejudicou o Botafogo ao exp«ulsar Pirilo quando ganhávamos ao Flamengo por 4x2. Houve desacatos contra o juiz e o jogo foi suspenso.

 

A 14 de Dezembro, embora o campeonato já não tivesse interesse competitivo, o juiz malcher tornou a prejudicar o Botafogo, como, aliás, foi sempre norma ao longo das décadas.

 

Veja-se a narração de Alceu Castro sobre as espantosas ocorrências arbitrais:

 

“O Juiz Malcher muito prejudicou o Botafogo, pois, não só não marcou violento foul penalty de bigode em Otávio, como, no lance a seguir, estando Octavio tombado na área, sem sentidos, anulou um tento legítimo de heleno, sob pretexto de que se achava impedido o meia desmaiado!” (Castro, 1951: 629).

 

Deve-se realçar que Gama Malcher acabou sendo quase linchado em campo pelos torcedores do Bonsucesso num jogo contra o Fluminense, acabando por ser operado de urgência no Hospital Getúlio Vargas. Malcher e Vianna foram muito contestados em diversas partidas.

 

Alinharam pelo Botafogo Oswaldo, Marinho e Gerson; Ávila, Nilton I e Juvenal; Oswaldinho, Octavio, Heleno, Geninho e Teixeirinha.

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...