Recentemente foi
lançado o livro ‘Como o Botafogo conquistou a China’, de Bruno Porto, filho de
Carlos Porto, arquiteto do Engenhão, e sobrinho do jornalista Roberto Porto,
botafoguense fanático, que reúne muita inspiração e crônicas que o autor
publicou num blogue durante alguns anos em que residiu na China.
SINOPSE
Um épico revolucionário baseado em fatos verosímeis.
Banido na China por décadas, chega finalmente ao
Brasil o inacreditável relato que abalará a história do futebol brasileiro e
mundial. Da Nanjing dos anos 1930 à cosmopolita Xangai do século 21, a
dramática e verosímil epopeia que deu ao Botafogo de Futebol e Regatas 620
milhões de torcedores.
O livro “Como o Botafogo conquistou a China”
será lançado nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. O autor, o designer carioca
Bruno Porto, que viveu entre 2006 e 2012 em Xangai, relata na obra através de
fatos verosímeis que a maior torcida do mundo veste preto e branco e leva uma
estrela solitária no peito.
Botafoguense, Bruno Porto relata que descobriu
durante esses anos na China a torcida Xangai Fogo, que, segundo ele, congrega
não apenas moradores da maior metrópole daquele país, mas chineses de toda a
Ásia.
Ainda segundo relato do autor, diversos aspectos
da cultura chinesa encontram reflexos na trajetória do Glorioso e em
superstições botafoguenses.
Quando me mudei para a China, em 2006, me senti
entrando no Engenhão em dia de jogo do Botafogo. Para qualquer lado que olhava
havia uma estrela solitária. Isto e a curiosidade e o carinho que as pessoas
demonstravam quando eu saia à rua com a camisa do time, foram me fazendo sentir
que ali havia coisa. Quando descobri o Nanking Football Club – popular time chinês
da década de 1930 com uniforme listrado preto e branco e uma estrela branca com
símbolo – tudo fez sentido. Daí para o livro foi pesquisar e conversar com as
pessoas, apesar do meu mandarim sofrível, para ir ligando os diversos pontos de
uma gigantesca história - disse Bruno Porto.
Sobre o autor
Bruno Porto, carioca, nasceu em 1971. É
botafoguense, designer gráfico e professor. Pós-graduado em Gestão
Empresarial/Marketing. Estudou na School of Visual Arts, de Nova Iorque. Entre
2006-2010, morou em Xangai, onde lecionou design no Raffles Design Institute.
Atualmente mora em Brasília, onde coordena o Curso de Graduação Tecnológica de
Projeto Gráfico do Centro Universitário IESB.
Dimensões: altura: 18 cm; largura: 13 cm
Informações
Complementares: 96
páginas; editora: Imã Editorial

2 comentários:
Quer dizer que a torcida do Fogão tem mais de 620 milhões de torcedores só na China. Essa é boa e muito engraçada, a frapress vai enlouquecer.Abs e SB!
Exatamente, Sergio! Os cathartiformes jamais serão futebolisticamente inteligentes e criativos como os botafoguenses.
Abraços Gloriosos.
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