terça-feira, 1 de julho de 2014

Livro 46: 'A cavadinha muito loca'

2011: A cavadinha muito loca, de Adilson Taipan

5 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro RUI,não tem nada a ver com o tema cavadinha, mas trata-se de mais um desabafo.
Tem dias que tenho vergonha de viver no Brasil,um país sem saúde, educação, segurança,etc,comandado por pilantras da mas alta estirpe.
Fico petrificado ao ouvir o apedeuta LULA, para mim pior do que uma mula,dizer em uma convenção do PT que a Inglaterra saiu da copa, pasme o amigo, porque estranhou os gramados brasileiros, que são excelentes.A besta quadrada nunca ouviu falar em Wembley e nos gramados dos times ingleses.Acrescentou, para o delírio da platéia amestrada, que o Japão não ganha nada no futebol porque as crianças são muito educadas e não jogam bola, só estudam.É mole ou quer mais?
Como não me emprenho pelos ouvidos, vez ou outra tento assistir a um programa esportivo.Aí fico estarrecido, quando um comentarista apresenta uma lista com os escolhidos, para serem os craques da copa.Sabe quem lidera? David Luiz.Realmente eu não entendo nada de futebol.Acompanho o esporte desde 1950, quando fui ao maraca ver jogos do Brasil, e parece-me que não aprendi nada.
Os professores especialistas conseguem enxergar alguns craques na seleção brasileira que eu não vejo.Aliás o MB jogador Neymar, pela idade, poderá tornar-se um craque, mas ainda não o é.
Conversei recentemente com um ex jogador de nossa seleção, que por motivos óbvios não pode comentar para não perder o emprego de comentarista,e ele confidenciou-me que nunca viu uma seleção tão fraca quanto a atual.
Concordei e acrescentei que os empresários, a mídia ame$$trada, o marketing, etc,transformam qualquer um que tenha um pouco de qualidade em craque.Rola muita grana nos bastidores.JOTA.












Ruy Moura disse...

Caro amigo JOTA, não gosto de falar sobre política, religião e sexo no blogue, porque são assuntos melindrosos para a maior parte das pessoas. Especialmente sobre política brasileira eu evito, quer porque não pretendo ser visto como ceifador em seara alheia, quer porque posso enganar-me redondamente em virtude de não conhecer algumas realidades da política brasileira, designadamente os impactos das medidas dos governos do PT.

Mas embora evite, não me escuso a comentar os seus comentários.

Quando Lula chegou ao poder tive uma grande esperança que o Brasil e as Américas do centro e do sul iniciassem uma mudança rumo à elevação do nível de vida dos povos, das suas liberdades, da sua cidadania. porém, infelizmente, vi um 'velho' sindicalista querendo ter os memsos privilégios obtidos pelos antecessores que combateu e aos quais se aliou enquanto presidente. Foi uma grande desilusão para mim.

Especialmente a qualidade das intervenções de Lula da Silva, muito apreciadas por largos setores da população brasileira e pelos estrangeiros que gostam da sua maneira brejeira, foi para mim um dor de alma, porque a qualidade da fala de Lula da Silva não é digna de um estadista. Mas pior foi quando Dilma o sucedeu, porque então as ideias desertaram c«definitivamente de Brasília.

Há, contudo, um aspeto que devo realçar, e com o qual concordo: o Brasil foi relançado ao mundo por Collor de Mello (deve ter sido a única coisa que fez bem), tal política foi aprofundada por FHC e o PT manteve o rumo. Independnetemente de certas críticas, os Jogos Panamericanos, a Copa do Mundo e as Olimpíadas,. projetam o Brasil no mundo. E os dinheiros gastos nesses eventos, provavelmente regressarão sob a forma de divisas trazidas pelos turistas. Em quaquer caso, essa política de abertura ao mundo, num país tão grande como o Brasil, pode ser decisiva nos próximos anos para o futuro do país, caso o PT não deixe o Brasil entrar em crise económica após os eventos desportivos.

Adiante. [continua]

Ruy Moura disse...

Fiquei meio embasbacado quando li que David Luiz liderava o ranking da FIFA com 9,79. Quer dizer, o homem é perfeito!... Agora percebo porque é que a FIFA faz tantas asneiras e é tão incompetente!

Quanto ao Neymar, creio que tem potencial para ser um grande craque, quiçá o melhor do mundo, após CR7, Messi e Ibrahimovic arrumarem as chuteiras, mas temo que não venha a ser. A sua escolha, em minha opinião errada, de se transferir para o Barcelona, sujeitando-se à liderança autoritário de Lionel Messi, que submete tudo e todos aos seus interesses, não deixará Neymar vingar. Quando Messi arrumar as chuteiras, talvez seja tarde para Neymar, porque entretanto abrandou as ambições e já não terá determinação para ser o melhor do mundo. Aliás, acho que ele não tem a determinação nem de CR7 nem de Messi. Talvez eu esteja errado, mas a carreira dele poderá ser um flop como foi a de muitos outros potenciais futebolistas... Na verdade, acredito mais na ascensão de James Rodríguez, que é um rapaz super trabalhador e determinado ao sucesso. Acho o Neymar garoto demais...

Confesso que nunca vi uma Seleção Brasileira tão má como esta. Eu gostaria que ganhasse, mas a razão diz-me que a Colômbia tem mais probabilidades de prosseguir do que o Brasil.

Se o Felipão não mudar a tática, a escalação e o posicionamento dos atletas, a Copa foi-se. Acho Fred um 'bundão', como se diz no Brasil, e o Hulk perdeu o seu bom futebol na Rússia. O Neymar ainda não fez nada verdadeiramente interessante. No 1º jogo marcou um gol de 'chouriço', como se diz em Portugal, isto é, falhou o chute mas a bola foi direita ao gol. O gol seguinte foi um penalty. No 2º jogo fez um bom gol, mas no 3º e 4º jogos não percebi muito bem o que andou a fazer.

A defesa, muito elogiada, parece-me que poderá ser uma peneira frente a uma seleção realmente forte. por ali safa-se o Marcelo e pouco mais. Mas o pior mesmo é que não existe ninguém na criação, e essa sim é a maior falha de todas, porque o Brasil sempre viveu da criação. Sem Didi em 1958 e sem Gérson em 1970, não seríamos campeões do mundo. Em 1994 havia um Raí e um inspirado Romário e na Copa de 2002 havia um Rivaldo, um Robaldinho e um inspirado Ronaldo. Hoje, não temos nem criador nem um Neymar realmente inspirado. Vai ser complicado... a não ser que os árbitros comecem jogando pela canarinho...

Abraços Gloriosos.

Daniel Pablo disse...

Caro Rui, nunca mais comentei aqui, espero que não me tenha incluído no rol dos desbandados (os antigos defensores do Omissão) heheheh,

Mas acho essa copa uma furada. A exposição que o Brasil ta tendo não vai trazer benesses.

O mínimo que eu esperava era umas obras de mobilidade urbana, melhor segurança, aeroportos, aumento da rede hoteleira, mas nada disso foi feito, sendo isto fundamental para o turismo.
O aumento de estrangeiros é inegável, mas não são Europeus e Americanos que vieram, e sim vizinhos sul-americanos, que na sua maioria, não utilizaram os aeroportos (vierem de carro), e nem os hotéis (ficam em estacionamentos), ou sejam não evidenciam as falhas gritantes (aeroportos e hotéis), nem gastam muito, já que vieram de carro, trouxeram muito de casa (comida, bebidas etc).

Ademais, o Brasil ta mostrando a única coisa que mostrou a vida toda, futebol e mulher pelada. E os turistas mais sofisticados, que tem mais dinheiro para gastar não virá para aqui para ver mulher de bunda de fora.

A copa só servirá para re-eleger Dilma!

Abraços !!

Daniel Pablo

Ruy Moura disse...

Caro Daniel, V. é que sabe a que 'bando' pertence! (rs)

Apoiei expressamente Maurício Assumpção num manifesto assinado visando a sua eleição, mas pertenço ao 'bando' anti-presidente desde abril de 2009, após o almoço que as direções do Botafogo e do Flamengo almoçaram e até não se sabe que assunto tão magno foi discutido nesse almoço de triste memória. Esse acontecimento revelou um presidente anti-líder e submisso ao Flamengo. Nessa época, quando se comprava algo na Loja Oficial a fatura vinha com a desgnação 'Fla', porque era explorada por uma empresa do vice-presidente do Fla à época, que esteve no almoço.

Daí para a frente consolidou-se, ano a ano, a incapacidade de Assumpção gerir o Botafogo, e somente as receitas do Engenhão conseguiam ocultar o desastre financeiro e gestionário para o qual caminhámos durante estes anos.

Sobre a Copa, devo dizer que não disponho de dados suficientes para me pronunciar, mas a sua argumentação tem lógica. Aliás, uma das coisas que mais me custa é os brasileiros fazerem passar para o exterior a imagem da mulher rebolona oferecida ou fácil de conquistar. Agora tornou a acontecer isso. Eu tenho uma imagem que hesito em publicar, condenando essa exibição prejudicial ao Botafogo.

Quer dizer, os eventos são fundamentais para uma maior visibilidade externa, mas se são acompanhados de imagens ou atos terceiro-mundistas, então concordo que é pior a emenda do que o soneto.

Mas eu gostaria muito de ver um Brasil com boa imagem no estrangeiro e a influir na política internacional, porque acredito que os melhores brasileiros serão capazes de humanizar mais o mundo em virtude de uma universalidade muito típica dos países lusófonos.

Comente mais vezes no Mundo Botafogo.

Abraços Gloriosos.

Na altitude, faltou atitude; no planejamento, sobrou a falta dele

Crédito: Vítor Silva / SAF Botafogo. por DINAFOGO | Coluna “Botafogo nisso!” | Colaborador do Mundo Botafogo O Botafogo foi eliminado da...