domingo, 6 de julho de 2014

Voz de Antero Greco

O zagueiro virou inimigo público número 1 do brasileiro, sem direito a defesa nem apelação. O veredicto foi ditado na hora, segundos depois do choque com Neymar, já bem perto do encerramento do jogo mais truncado e cheio de faltas de toda a competição. Faltas duras, de ambos os lados, é bom ressaltar.

A histeria espalhou-se, ampliou-se, contaminou com a velocidade das imagens, do som, da força das redes sociais e do oportunismo de certo setor da mídia. A entrada estabanada, destrambelhada, estouvada, foi vista, revista, reprisada por todos os ângulos, em câmera lenta, com música pungente ao fundo, narração lúgubre, apresentador com, olhos marejados e cheios de indignação. O rival virou inimigo.

Zuñiga, até anteontem conhecido apenas por aqueles que acompanham o futebol internacional, se transformou na encarnação do capeta, um serial killer, novo Jack, o Estripador, um assassino sanguinário, delinquente desalmado. Isso para focar nas qualificações mais amenas. Fora as injúrias racistas de praxe. Pediu-se até prisão, sem contar as sugestões de esquartejamento, eletrocução, enforcamento. Os mais piedosos se contentavam com espancamento. Por pouco, não se declarou guerra à Colômbia.Antero Greco, o Estado de São Paulo.

Leia mais em http://esportes.estadao.com.br/noticias/geral,ideias-de-jerico-imp-,1524316

8 comentários:

FLAVIO SILVEIRA disse...

tai uns dos nossos defeitos, Rui, aos quais me referi em comentarios anteriores.Absurdo isso...

Sergio Di Sabbato disse...

O curioso é que nem falta foi no lance que ocasionou a contusão do Neymar. Talvez o jogador colombiano tenha sido imprudente, mas eu sinceramente não achei que ele entrou para quebrar o jogador brasileiro, se tivesse essa intenção, ele entraria com o joelho dobrado e com certeza quebraria a coluna do Neymar. Mas infelizmente a imprensa brasileira vê a copa do mundo como algo que acima de uma mera disputa de jogos de futebol, coloca a emoção acima da razão na grande maioria dos jornalistas parece que a honra do país está em jogo, e pior, incita o povo a esse pseudo patriotismo durante a copa que aos mais esclarecidos causa nojo. O mais interessante nesse episódio é que em nenhum momento se comentou o lance logo no início do jogo em que o Fernandinho comete uma falta desleal no James Rodriguez com a clara intenção de intimidá-lo, fato que se repetiu dor mais 2 ou 3 vezes, e o árbitro, fraco por sinal, em nenhum momento mostrou o amarelo. Se mostrasse no 1º lance provavelmente os jogadores estariam menos afoitos nas divididas. Rui, de fato todo grande time começa com um grande goleiro. Não obstante da falta do David Luís ter sido bem batida em direção ao gol, mas a falha de colocação do goleiro da Colômbia ficando do lado da barreira, erro primário e crasso deixando todo o outro lado desguarnecido contribuiu para que ele não chegasse a tempo na bola. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Flávio, é certo que é um defeito, mas eu penso que não é do povo brasileiro apenas. É de todo o povo do mundo. O povo só reage emocionalmente e a manipulação bem feita leva o povo onde se quer.

O mesmo milhão de pessoas que saudou o ditador Marcello Caetano numa chegada ao aeroporto de Lisboa após visita à s antigas colônias africanas, deve ter sido mais ou menos o mesmo que vibrou com a Revolução de Abril um ano depois que depôs a ditadura.

Muito provavelmente, os muitos milhares de pessoas que iam ouvir om s inflamados comícios do Duce, devem ter sido mais ou menos as mesmas que no final da II guerra mundial aplaudiram vibrantemente o arrastamento do corpo morto e mutilado do Duce pelas ruas de Roma.

Muito provavelmente, as muitas centenas de milhares de pessoas que se entusiasmavam até ao delírio com os discursos de Hitler, deve ter sido mais ou menos o menos povo qua saudou a libertação do jugo nazista.

E por aí vai...

Os povos são todos iguais quando se consegue apelar à emoção e manipulá-los. É assim que se consegue que um povo inteiro, manipulado para se revoltar, apoie ditaduras que depois duram anos.

Os povos são fracos; as elites é que têm obrigação de não ser aquilo que são. Isto é, eu creio que o problema está mais nas 'elites' querem manter esses estado de coisas porque as favorece do que no povo que passivamente aceita o que lhe dão e engolem o que talvez em perfeito estado de razão não quisessem. Mas a razão é inimiga do povo; a sua maior 'amiga' é a emoção...

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Sergio, não tenho exatamente a mesma visão. Eu penso que foi falta, mas não com o joelho. Se eu fosse juiz daria a falta sobre Neymar por ter sido carregado na nuca e empurrado para baixo. A falta pareceu-me ser essa, mas, como diz o Sergio e muito bem, a imprudência do colombiano valeu um injusto castigo a Neymar.

A mídia gosta de 'sangue'. A mídia não atenua, a mídia explora e expõe - é isso que o povo não deixa de ver. A inauguração de uma rodovia ou de uma ferrovia importante, é notícia que entra em 7º ou 8º lugar nas notícias da televisão; o que entra em 1º lugar é, por exemplo, uma notícia sobre um tresloucado qualquer que matou a mulher e os filhos e a seguir se suicidou. Isso sim, dá audiência.

No facebook tenho lido os maiores disparates sobre o colombiano, chamando-o de assassino, criminosa e outros mimos, como se Neymar tivesse sido linchado em campo ou o futebol a única coisa que conta na vida. Não percebem que um jogo de futebol é apenas um jogo de futebol - não há heróis nem mártires. Heróis e mártires são aqueles que trabalham de sol a sol para dar de comer à família todos os dias e nem sempre conseguem fazê-lo em boas condições. É completamente absurdo chamar herói a um jogador de futebol. Futebol é apenas futebol.

O mais interessante é que estou convencido que se o incidente tivesse sido com o Fred, as redes sociais deliravam de prazer com o colombiano. Mas como o atingido foi a 'jóia da coroa'...

Não posso discutir o gol do David Luiz porque não me apercebi do seu posicionamento, mas geralmente uma bola como aquela, colocada num ângulo superior e com força, dificilmente é defendida pelo goleiro. A não ser que o goleiro fosse o Manga ou o Yaschin.

Abraços Gloriosos.

Sergio Di Sabbato disse...

ath1784Não sei se você viu o jogo da Holanda, mas teve uma falta parecida e até mais perto e foi muito bem batida, mas o goleiro da Costa Rica pegou a bola. Acho que além dos goleiros citados, o Sepp Meyer, o Gordon Banks também pegavam aquela bola e até o Zé Carlos, goleiro do Botafogo no final da década de 70, que infelizmente teve a carreira abreviada por um grave acidente de carro. Não sei se você teve a oportunidade de ver o Zé Carlos atuando, mas eu vi e vi uma das defesas mais incríveis que já presenciei. Foi num Botafogo 2X framengo 2, o jogo estava empatado e teve uma falta para os cathiformes quase na meia lua. O Zé Carlos acabara de substituir o Paulo Sérgio e quem se preparava bater a falta era o Zico, que foi um excelente cobrador. Pois bem, a bola foi exatamente na forquilha, lá onde a coruja dorme, e o Zé Carlos pegou a bola e desceu com ela encaixada. Foi um lance portentoso: ali nascia um grande goleiro, que infelizmente como disse anteriormente teve a carreira interrompida. Prá mim, uma das maiores perdas de grande craque que o Botafogo teve nos anos do jejum. Que goleiro maravilhoso seria o Zé Carlos. Sobre o Manga, realmente foi um goleiro extraordinário, provavelmente não pediria barreira numa falta como aquela de ontem e com aquela distância. Eu vi o Manga fazer isso no Maracanã. Não obstante do chute ter sido muito bem executado pelo DL e sem querer polemizar, mas repare que o goleiro colombiano fez uma coisa que eu nunca vi um goleiro fazer, que é ficar do lado da barreira e por esta razão ele sai atrasado e só vê a bola em cima dele, então só teve tempo de tocar, mas aí já era. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Pois, Sergio, não estou em condições de discutir isso porque não vi a posição do goleiro. Fiquei tão entusiasmado com o gol do David Luiz que não vi mais nada.

O Banks e o Meyer também eram muito bons, sem dúvida, mas o Zé Carlos eu nunca vi jogar. Todos dizem bem dele.

Abraços Gloriosos.

Sergio Di Sabbato disse...

Rui, você que é fã da posição de goleiro com certeza ficaria entusiasmado com o Zé Carlos. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Ficaria com certeza absoluta, Sergio! Vou ver se descubro algum filme em que o possa ver atura. Obrigado.

Abraços Gloriosos.

Botafogo conquista Ouros e Títulos estaduais na 6ª e última regata

4 Sem - Aspirante - Feminino - 2000m. Fonte: @botafogosocialolimpico. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou qua...