quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Sporting 0x1 Chelsea

O Sporting perdeu lutando. Lutando e acreditando. Assim, as derrotas são admissíveis. Ademais, considerando-se que o Sporting está em reconstrução após ser quase destruído financeiramente pela diretoria anterior e que não tem metas na Liga dos Campeões, pode-se dizer que fez um bom jogo, sobretudo para dar experiência à ‘garotada’ (em 14 atletas que jogaram, 8 têm entre 19 e 21 anos).

Não sei quais são as metas europeias para o Sporting, mas creio que este ano ainda se concentrará nas competições nacionais, consideradas mais importantes e mais acessíveis de vencer do que as competições europeias com clubes ricalhaços por todo o lado…

Uma primeira parte completamente dominada pelo Chelsea, muito mais veloz e com transições rápidas da defesa para o ataque. Os Leões fizeram o que puderam para aguentar o Chelsea. Os inglesas fizeram 1x0 e o goleiro sportinguista Rui Patrício, que reputo ser um dos melhores do mundo (assim como Jefferson), fez defesas magníficas ante avançados do Chelsea que normalmente ‘matam’ os goleiros sem dó nem piedade.

Na 2ª parte o treinador sportinguista fez alterações e Rui Patrício continuou numa noite espetacular, mantendo as redes invioláveis nos últimos 45 minutos. Fez 5 defesas fabulosas em todo o jogo.

A defesa funcionou bem na segunda parte e o meio campo apostava em municiar o ataque em busca do gol. Com 47% de posse de bola no 1º tempo, o Sporting terminou o jogo com mais posse de bola do que o Chelsea. A meio da 2ª parte Mourinho substituiu para defender. Acuado pela luta dos atletas leoninos, o Chelsea chegava à baliza contrária em contra-ataques rápidos e não em jogadas articuladas.

Em especial nos últimos minutos, dois chute de Nani ao ângulo superior da baliza do Chelsea poderiam ter dado o empate.

Deve-se realçar que o Chelsea tem um orçamento para o futebol dez vezes superior ao do Sporting e está repleto de jogadores consagrados, enquanto o Sporting possui na sua equipe uma maioria de atletas entre os 19 e os 21 anos, que nunca haviam atuado na exigentíssima Liga dos Campeões a não ser este ano. Suplementarmente, o rico Chelsea possui um dos três melhores treinadores do mundo, enquanto o Sporting tem um treinador com 37 anos que dirigiu um clube da 2ª divisão, sagrando-se campeão, e depois colocou o Estoril em 4º lugar no campeonato, indo à Liga Europa pela primeira vez. Portanto, também ele um ‘garoto’ em termos de treinadores.

A diferença entre uma e outra equipe é simples de caracterizar: José Mourinho diz que este ano tem a equipe que queria; Marco Silva tem a equipe que o Sporting em tempo de restrições lhe pôde dar.

No final, Mourinho, um homem difícil e muito exigente, foi cumprimentar Rui Patrício pela sua atuação dizendo-lhe: “Quase me ias estragando a noite…”

Considerando tudo isso, o Sporting perdeu com honra contra um dos ‘dez mais’ do futebol mundial. O Chelsea venceu bem, mas pela postura do Sporting na 2ª parte, o empate não seria ‘exagero’.

Os rivais portugueses previam uma goleada do Chelsea, mas afinal quem perdeu fácil fora de casa foi o Benfica, campeão nacional. A imprensa portuguesa disse que o Benfica ficou em Lisboa e os alemães jogaram sozinhos…

Esse foi o jogo que eu vi. Os péssimos e analfabetos jornalistas da Globo viram o jogo assim:

O clube inglês bateu os portugueses por 1 a 0. Placar magro, mas sem sustos. Superior em campo, a equipe de José Mourinho desperdiçou inúmeras chances claras de gol. […] Do outro lado, o Sporting foi inofensivo. Mesmo em desvantagem, o time português praticamente não incomodou o time inglês. Salvo algumas jogada individuais de Nani, que raras vezes se mostraram eficazes, os portugueses nada mostraram ou criaram em campo.”

Além de um completo analfabetismo sobre um jogo de futebol, os ditos ‘jornalistas’ acham que foi o Chelsea que perdeu oportunidades de gol. Creio que o goleiro existe justamente para evitar gols, seja em remates fáceis ou difíceis. Não está lá para outra coisa – e em vez de se realçar que o Chelsea não teve qualidade para vencer Patrício mais do que uma vez, que teve menos posse de bola, que recuou na 2ª parte e que Nani poderia ter empatado o jogo nos últimos minutos (além, de um penalty não assinalado contra o Chelsea), preferiu escrever um chorrilho de disparates à boa maneira cathartiforme. Afinal, o clube de coração deles está bem adaptado à qualidade do jornalismo que praticam.

FICHA TÉCNICA
Sporting 0x1 Chelsea
» Gol: Matic, aos 34’
» Competição: Liga dos Campeões Europeus
» Data: 30.09.2014
» Local: Estádio José de Alvalade, em Lisboa
» Arbitragem: ?
» Disciplina: Ivanovic, Filipe Luís, Fabregas e Hazard (Chelsea)
» Sporting: Rui Patrício; Cédric, Maurício (Paulo Oliveira), Sarr e Jonathan Silva; João Mário, William Carvalho e Adrien Silva (Freddy Montero); Carrillo (Capel), Slimani e Nani. Técnico: Marco Silva.
» Chelsea: Courtois; Ivanovic, Cahill, Terry e Filipe Luís; Matic, Fabregas e Scurrle (Obi Mikel) (Willian); Óscar, Hazard (Salah) e Diego Costa. Treinador: José Mourinho.

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...