quinta-feira, 2 de abril de 2015

Botafogo (RJ) 2x2 Botafogo (PB): valeu pelo troféu!

Meus amigos, peço-vos desculpa, mas não consigo escrever mais do mesmo, nem fazer chover no molhado. Não consigo perder muito do tempo que se afigura escasso na vida de cada um de nós com repetições, repetições, repetições…

Botafogo RJ x Botafogo PB: uma tristeza de futebol. Ficar acordado até às 2:00 da manhã para um jogo que termina às 4:00 da manhã de Lisboa e assistir ao que assisti é demasiado para qualquer humano cuja inteligência seja, no mínimo, mediana. Sempre o mesmo problema da defesa; aumento dos erros de escalação do técnico; cada vez mais o mesmo problema de iniciar-se um jogo sem pegada de espécie alguma; percepção de que o treinador dá ‘bronca’ aos atletas no intervalo e então decidem jogar um pouco mais; virar o resultado contra um time fraquíssimo e depois remeter-se à defesa recuando até tomar mais um gol infantil; ficar contente com um empate contra um time de nível de 4ª divisão – confesso ser demais para mim.

De modo que o que gostei mesmo foi da conquista do Troféu Carlos Pereira (nome do engenheiro responsável pela construção do Almeidão), estádio inaugurado há 40 anos justamente numa partida entre Botafogo (RJ) x Botafogo (PB).

Tiquinho foi o futebolista que fez o 1º gol no Almeidão e… aos 30 segundos de jogo!

O Botafogo carioca venceu o Botafogo paraibano no dia 9 de Março de 1975 na inauguração do Estádio José Américo de Almeida Filho, o ‘Almeidão’, em João Pessoa, perante 25.000 pessoas que renderam Cr$ 180.000,00. Antônio Toscano conduziu o amistoso que se saldou por uma vitória de 2x0 do clube carioca, com gols de Tiquinho aos 30 segundos e Nilson Dias aos 40 minutos.

O Botafogo carioca, comandado por Mário Zagallo, alinhou com Wendell (Ubirajara); Miranda, Mauro Cruz, Osmar (Chiquinho Pastor) e Ademir Vicente; Carbone (Dodô) e Marco Aurélio; Cremilson, Fischer (Ferretti), Nílson Dias (Puruca) e Tiquinho.

O Botafogo paraibano alinhou com Salvino; Molinas (Calvert), João Carlos, Celso e Evandro; Luís e Odon; Géo (Pedrinho), Benício, Baltazar e Serginho (Erasmo).

Quarenta anos depois o clube de João Pessoa comemora o aniversário do seu estádio justamente contra o adversário que o inaugurou e marcou o 1º gol da arena quarentona.

Jogo de ida da Copa do Brasil de 2015, o Botafogo poderia conquistar o troféu Carlos Pereira se ganhasse ou empatasse a partida. Empatou e meteu na sua bagagem o troféu ilustrado acima.

FICHA TÉCNICA
Botafogo (RJ) 2x2 Botafogo (PB)
» Gols: Bill, aos 49’ (pen) e 51’ (Botafogo – RJ); Rafael Oliveira, aos 12’ e 75’ (Botafogo – PB)
» Competição: Capa do Brasil
» Data: 01.04.2015
» Local: Estádio José Américo de Almeida Filho, o ‘Almeidão’, em João Pessoa, Estado da Paraíba
» Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN); Assistentes: Flávio Gomes Barroca (RN) e Jean Márcio dos Santos (RN)
» Disciplina: cartão amarelo – Murilo, Diego Giaretta, Jefferson, Willian Arão e Bill (Botafogo – RJ); Doda, Zaguel e Guro (Botafogo – PB)
» Botafogo – RJ: Jefferson; Luís Ricardo, Renan Fonseca, Alisson (Willian Arão) e Jean; Diego Giaretta, Fernandes, Elvis e Tomas; Murilo (Jobson) e André (Bill). Técnico: René Simões.
» Botafogo – PB: Genivaldo; Gustavo, Mauro, Roberto Dias e Alex Cazumba (Airton Oliveira); Zaqueu, Guto, Doda (Bismarck) e Hércules; Juninho (André Cassaco) e Rafael Oliveira. Técnico: Marcelo Vilar.

8 comentários:

hangman disse...

Lindo troféu!
Teve uns, dos que ganhou recentemente no Campeonato Carioca, que são de extremo mau gosto!

Anónimo disse...

Grande RUI,ontem após a partida,fui ver um filme e fiquei bebericando até as 3 da matina,pois estava muito irritado.Fiquei "P" da vida quando liguei a TV e vi a escalação.Estratégia ridícula, imbecil,etc,que causou e poderá causar sérias consequências financeiras a um clube semi falido.Não falo pelo resultado,que no momento,não foi o mais importante.
Para não escrever muito,apenas alguns detalhes:
1.falta de respeito com os torcedores alvinegros da Paraíba,que pagaram para ver um time horrível,com um ataque ridículo,formado por ANDRÉ e MURILO.
2.o time do homônimo é fraquíssimo,mas no primeiro tempo,se fosse um pouco melhor,teria enfiado uns 3 gols.
3.poupar mais de 6 jogadores,em um time que não é lá essas coisas,para que? Ah,esqueci,as "meninas" necessitam descansar para enfrentarem o poderoso "Madureira" pelo título mundial de clubes.
4.Não se esqueça que a partida foi transmitida para vários Estados,e o primeiro tempo só serviu para que muitos desligassem a TV.Depois não sabem porque muitos não são sócios torcedores e a nossa torcida diminui no interior do BRASIL.
5.qual o patrocinador que vai arriscar pagar para ver tamanha irresponsabilidade,colocar um time patético em campo,em uma competição importante e a ÚNICA que pode nos levar a Libertadores ?
6.o único jogador que poderia não jogar,se assim o desejasse,seria o JEFFERSON,pois passou horas em um avião e o fuso horário realmente afeta algumas pessoas.
7.resultado,vamos ter que jogar no Rio e no meio das semifinais.
ESTRATÉGIA DIGNA DE HÚNGARO E DO DENTISTA.
Conheci e conversei com vários treinadores e sei como funciona.O saudoso PAULO AMARAL não era nenhum estrategista,mas com ele funcionava da seguinte maneira.Está apto joga, não está,Depto Médico,na concentração,até ficar bom,com isso não tinha "migué".O Botafogo viajava pelo mundo,pela AS,voltava e dois ou três dias depois jogava Rio SP, Carioca,etc.Agora é que tem essas frescuras dos treineiros.
Só admito poupar um craque imprescindível ao time,em uma ou outra partida,o que não é o nosso caso.
Desculpe o desabafo RUI,mas fico "P" da vida,pois quando pensei que 2014 ficaria no passado,vejo que as estratégias fracassadas estão de volta.
Bola fora do RS,AL e de quem concordou com essa excrecência.
Espero que o CEP corte o mal pela raiz,já que está indo tão bem na condução do clube.
Sou contra presidente escalar time, etc,mas essas "babaquices"de poupar meio time,priorizar competição, etc,não podem,nem devem prosseguir.
Quer dizer que uma viajem de avião,um hotel 4 ou 5 estrelas e várias mordomias estressam e cansam? Coloquem esses malandros para jogarem quartas e domingos,são profissionais,tem apoio médico e físico e ganham muito bem.
Eu estava esperançoso e confiante, mas depois da "PALHAÇADA DE ONTEM", comecei a ficar preocupado.
Para encerrar,abrirei uma exceção e falarei mal de um jogador,o que dificilmente faço.RUI,você acha que o INTER,um time com grana,iria emprestar graciosamente um "craque" ao BOTAFOGO ? MURILO não joga nada,teve "N"chances o ano passado e não aproveitou.Ontem,mais uma vez,foi ridículo em campo.E a maldade de colocar o ANDRÉ como titular de início? Onde o RS e o AL estavam com a cabeça ? Que belo "PLANEJUMENTO".
CEP,intervenha rápido,caso contrário a vaca irá para o brejo.
RUI,desculpe a minha indignação,mas já assisti a vários filmes no nosso GLORIOSO que começaram assim.JOTA.

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...


Escalavam desde o começo os titulares, vencíamos e evitávamos um cansaço desnecessário.
Tomamos dois gols idiotas de um time da SÉRIE C (!!!!), extremamente fraco.
Com boa vontade, viramos o jogo. Mas tínhamos que tomar aquele gol bobo. Toda vez comentamos a mesma coisa.
Espero que venham alguns reforços para a série B e que os jogadores parem de se machucar aos montes.

Que vençamos o Madureira domingo.

Abraços

Ruy Moura disse...

É verdade, Hangman. Troféus vulgaríssimos sem nenhum gosto. Em contrapartida ganhamos lindíssimos troféus em torneios internacionais. Foi pena que o mundo do futebol tenha mudado nessa matéria, virando-se quase exclusivamente para os torneios oficiais.

Hoje em dia me chateio muito desta nossa vida em que tudo tende a padronizar-se. Vou-lhe contar uma cena que julgo que não conhece. acredita que a União Europeia aprovou uma diretriz para padronizar os preservativos? Pois é verdade! Para pênis até 18 cm. 19 cm. já não tem hipótese: ou engravida a fêmea ou apanha AIDS/VIH!...

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

ABSOLUTAMENTE DE ACORDO, JOTA! Estratégia digna do treinador-palhaço do nódoa-vampiro!

Não consigo compreender como é que é possível fazer-se tanto disparate num país que durante décadas teve o melhor futebol do mundo. Se me parecia que R. Simões tinha aprendido muito desde a última vez que treinou um time, estou cada vez mais crente que talvez nem da segundona saia.

E desabafe à vontade!

Porque eu desabafei passando diretamente para o destaque ao belo troféu que conquistamos. São desabafos diferentes, mas ambos desabafos. E nada de pedir desculpa. Desabafar com os amigos faz muito bem.

A expressão é extremamente feliz: «PLANEJUMENTO!»

Se o CEP não se impuser vai tudo por água abaixo.

E depois de ver o que o presidente do Porto (que está no cargo há mais de trinta anos e conquistou mais de 50 troféus oficiais de futebol nesses anos), fez à frente do clube, fazendo passar por ele todas as opções do futebol, não sou contra um presidente intervir. Pelo contrário, eu já o fiz como presidente de uma instituição. A intervenção do topo é decisiva. Sou a favor dela quando quem tem autonomia faz dela objeto de asneiras.

Para precaver tais situações, o presidente deve partilhar o dia a dia do time, sugerindo caminhos e corrigindo rotas atempadamente.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

É verdade, Aurélio. Semana após semana comentamos a mesma coisa. É sinônimo da insistente incompetência de quem dirige o time de futebol. Uma lástima!

Abraços Gloriosos.

hangman disse...

Tem situações que não dão mesmo para entender.
A da camisinha, se você tivesse me dito há dois dias, eu ficaria com o pé atrás, pois suspeitaria de uma pegadinha de 1º de abril.
Descobrimos agora, que devido ao fato de Jefferson, o melhor jogador do time, e que veio de uma viagem longa e cansativa, jogou no sacrifício, por causa das dores que estava sentindo no joelho direito, ficará fora dos dois próximos jogos. Ele está com lesão no menisco do joelho, e será avaliada a necessidade de artroscopia.
Isso é que é planejamento!!!

Ruy Moura disse...

Hangman, como diz o JOTA, mesmo "PLANEJUMENTO!"

Ainda me espanto como é que num país com tantos milhões de pessoas não haja no futebol gente capaz com dois dedos de testa. É impressionante a quantidade de burrices que se faz em todos os clubes brasileiros. Bastava nós termos algum juízo e daria até para em breve sermos campeões brasileiros em cima das arbitragens, do STJD, da CBF e etc.

Nas verdade, os campeões ou são definidos extra campo ou são o resultado de gestões menos ruins do que as demais.

Confesso que perdi a esperança de tornar a ver o BFR no topo do futebol sul-americano.

Abraços Gloriosos.

Botafogo, Palmeiras e Fluminense no pódio Mundial

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Em minha modesta opinião o Botafogo devia contestar junto da FIFA a realização da final do Mund...