sábado, 31 de agosto de 2019

Voz de Lionel Messi

«Era uma linda rivalidade, mas agora ele está em outra grande equipa». – Messi, referindo-se a Cristiano Ronaldo n cerimônia da UEFA.

Nota: O Mundo Botafogo também concorda com Messi; aliás, só os extremistas fanáticos de Cristiano Ronaldo e de Lionel Messi é que não apreciam simultaneamente o excelente futebol dos dois mais galardoados supercraques de todos os tempos.

4 comentários:

Carlos Eduardo disse...

Eu tenho o privilégio de poder ver esses dois em campo,assim como ter visto,Ronaldinho,Ronaldo,Xavi,Rivaldo,Pirlo e uma infinadade de craques que surgiram entre a decada de 90 e começo de 2000,a ultima geração do futebol onde a tecnica continuava sendo o diferencial em relação ao fisico(que deixou o jogo mais rapido porém com jogadores "cintura dura")
A respeito desses dois,Messi e Cristiano Ronaldo,é que no começo do auge das próprias carreiras deles(mais ou menos em 2008) eles estao reinando sozinhos muito distante do 3° colocado,e esse abismo continua,
e a unica diferença que eu vejo em relação ao futebol antigo(decada de 50,60,e começo de 70) é que embora por exemplo, Pelé e Garrincha barbarizaram enquanto estiveram no auge,você tinha na mesma prateleira deles uma infinidade de craques concorrendo entre si,tanto no continente sul-americano quanto europeu,apesar do futebol não ter sido tão "moderno"(entre aspas mesmo) quanto é hoje,mas isso não tira o brilho desses dois que certamente serão os maiores do seculo 21.
Saudações Botafoguenses,Ruy!!!

Ruy Moura disse...

Emminha opinião, Carlos Eduardo, e já o escrevi em muitas ocasiões, há dois grandiosos craques completos, que faziam gols de todas as maneiras e feitios, de todas as formas e medidas: Pelé e Cristiano Ronaldo, criadores de inúmeras e diversificadíssimas jogadas. E que há dois grandiosos artistas incompletos: Garrincha e Messi, cujo futebol se baseia na repetição do mesmo tipo de jogada, eficaz mas sem muita inovação. Em suma, estes duos não se podem associar entre si porque jogaram tipos de futebol completamente diferentes; o que dá para associar em termos de tipos de fuitebo, é Pelé/CR7 e Garrincha/Messi. Messi jamais pode ser comparado a Pelé, ou Garrincha e Ronaldo. Em minha opinião, o quarteto mais fantástico do futebol mundial de todos os tempos, pelo futebol d ecada um, pelos títulos, pelos galardões individuais. Admito,com alguma complacência, juntar Maradona e falar em um quinteto.

Quanto a outros craques, além dos que cita, há tantos mais... Yashin, Beckenbauer, Cruyff, Bobby Chalton,Iniesta, Di Stéfano, Friendereich, Bincan...

E... que é feito de si nos últimos tempos, amigo?

Abraços Gloriosos.

Carlos Eduardo disse...

A maneira que o Botafogo está jogando me deu um desanimo de escrever.
Esse "futebol engessado e importado" que estão implementando no Brasil,a ideia é boa em alguns aspectos,mas foi inspirado no futebol daqui adaptado com a realidade de lá.Então para que importar de lá algo que é materia-prima nossa????
Por isso a demora para organizar as ideias e lançar o texto,Ruy,pois estou para escrever sobre esse tema citado acima.
Cruyff cansava de dizer durante a crise que o Barcelona teve até antes da chegada do Ronaldinho por lá,que o Barça não podia perder a filosofia de jogo-bonito que já estava enraizada no clube de muitas formas.
E o período das crises "coincidiu-se" com a tentativa de mudar a filosofia de jogo do Barcelona.
Acredito que o Botafogo também passa por essa crise de identidade de jogo,mas não devia,pois "escola" maior não há.
Precisamos voltar as nossas raizes...
Saudações,Ruy!!!

Ruy Moura disse...

Compreendo perfeitamente, Carlos Eduardo. Eu também deixei de fazer comentários detalhados, longos e incisivos sobre cada partida, e faço poucos artigos de opinião. Porque é sempre tudo mais do memso, e coisas sem inovação não me atraem. O Botafogo não tem imaginação no futebol. O que vale é ter em outras modalidades.

Abraços Gloriosos.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...