domingo, 7 de janeiro de 2024

Obrigado, Mário Zagallo!

ZAGALLO fez parte do melhor quinteto de ataque do futebol brasileiro de todos os tempos:

Garrincha, Didi, Quarentinha, Amarildo e Zagallo! 

ZAGALLO foi o melhor treinador brasileiro de todos os tempos com um Palmarés inigualável!

Crédito: Djalma Vassão / Gazeta Press.

6 comentários:

Sergio disse...

Grande jogador e um dos melhores e mais importantes treinadores brasileiros, foi fundamental para o Botafogo e para a seleção brasileira.
Esse ataque era fantástico, e se não fosse a contusão do Quarentinha seria o ataque da seleção bi campeã de 1962. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Leio que era botafoguense e 'revolucionário'. Porém, Zagallo não era torcedor do Botafogo, mas sim do América. Como atlete não era um craque, mas uma 'formiguinha' muito esforçada e foocado em fazer as coisas da melhor forma. Depois do Mundial de 1958, e após a sua lesão, não quis regressar logo à equipe principal do Botafogo e disputou o campeonato carioca de reservas. Só uma pessoa com muita orientação e uma mente inteira consegue ser tão discernente como Zagallo. Como jogador não era prpriamente um craque, mas a sua eficiência na articulação de jogo e a sua eficácia nos passes para gol eram algo de notável. E como treinador não era 'revolucionário' no sentido de criação. O que ele fez impecavelmente bem é o que defendo em muitas situações da vida: porfiou e articulou, com muito trabalho pessoal, em vez de andar a inventar coisas esquisitas que muitas vezes não dão certo em vez de aproveitar o que já existia. Ela sabia aproveitar todos os elementos e reuni-los de modo diferente.

Quanto ao ataque de 1962 ser todo botafoguense se o Quarentinha não se tivesse lesionado, julgo que não seria. Não tenho certeza absoluta, mas tanto quanto sei, quem ocupou o lugar do Quarentinha na convocação final foi o Amarildo, que não participaria da Copa se Quarentinha se tivesse mantido na convocatória, porque Vavá seria sempre titular. Veja que nos dois primeiros jogos em 62, antes da lesão de Pelé, o ataque foi Didi, Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo. Isto é, Quarentinha entraria provavelmente como reserva de Pelé e Amarildo não estaria no Chile, mantendo-se Vavá como titular.

Abraços Gloriosos.

leymir disse...

Eu poderia escrever exatamente o mesmo texto do Sérgio, trocando Botafogo por Flamengo.

Esse é o tamanho do Zagallo, gigante em dois clubes gigantes e na história da mais pesada camisa do futebol no SEC XX.

Que descanse em paz, nos deu muito!

Ruy Moura disse...

Sim, a frase também se aplica ao Flamengo, mas o Flamengo é que não quis assinar novo contrato, enquanto o Botafogo o acolheu. Foi um grande erro rubro-negro.
Abraços Gloriosos.

leymir disse...

Leônidas para lá, Zagallos para cá, é normal.

O que não é normal foi o brilho intenso nos dois Clubes e a paixão e o respeito que existe em ambas torcidas.

Voltando ao Zagallo, jogou em um grande Flamengo e talvez no melhor Botafogo de todos.

O homem além de competente, sempre foi iluminado.

Ruy Moura disse...

A saída de Leônidas da Silva foi o maior de todos os erros de Carlito Rocha. Apenas porque o homem declarou ser torcedor do Flamengo. Tempos estranhos em que uma equipe só podia ter torcedores seus. Apesar de Carlito ser uma das maiores glórias do dirigismo botafoguense, a sua paixão cega gerou alguns erros justamente por ser 'cega'.

Concordo que Zagallo sempre foi iluminado. Curiosamente, ele nunca 'inventou', nem em campo nem com treinador, mas o seu iluminismo, perante os recursos e os contextos que dispôs a cada momento, fê-lo escolher a cada momento os cenários e os caminhos corretos. Eficiência e eficácia sempre não é para qualquer um. Na minha pinião foi o mlheor treinador brasileiro de todos os tempos.

Abraços.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...