quarta-feira, 22 de abril de 2009

Herói por um jogo


por Gerson Soares
O Botafogo voltou à Colômbia para mais um amistoso contra o time do Milionarios. Seria a segunda vez que enfrentaria o adversário, apenas um ano depois. Na primeira, um empate em 1 a 1.

No ano anterior, o estádio estava lotado. Os colombianos se mostravam ansiosos para ver craques como Nílton Santos, Pampolini, Adalberto, mas estavam lá, principalmente, para ver o astro da companhia: Mané Garrincha, o artífice de um bicampeonato mundial.

O lateral do Millionarios era um tal de Gallego, baixinho atarracado. Marcador implacável, ele teve, pela primeira vez, o privilégio (e desconforto) de enfrentar o maior ponta-direita de todos os tempos.

No entanto, Mané não esteve bem, parecia cansado da viagem. Segundo o amigo Pampolini, ele não dormira bem e por isso seu rendimento fora abaixo do normal. Mas Gallego esteve inspiradíssimo. Não deixou Mané pegar na bola. Com isso, tornou-se o grande nome do jogo. Afinal, parou nada mais nada menos do que o Gênio das Pernas Tortas, considerado no mundo um jogador imarcável, até então.

Depois do jogo, os jornais locais, além das revistas e dos programas esportivos só falavam em Gallego. Frases como "Mané Garrincha foi desmitificado, parado, devidamente engolido pelo nosso grande Gallego"; "Onde está o Gênio das Pernas Tortas, ele veio jogar?'; "Gallego pára o bicampeão do mundo"; "Querem parar Garrincha? Chamem Gallego"!

Faltava pouco para o segundo amistoso e novamente Garrincha e Gallego estariam frente a frente. Para promover a partida, a imprensa lembrou o jogo anterior, fez várias reportagens com Gallego e nenhuma com Mané. Diziam, nas resenhas esportivas, que Mané não queria jogar para não ter de passar por outro vexame.

O lateral tornou-se a principal atração da partida. Durante a semana do jogo, foi a programas esportivos. Num deles, ensinou aos laterais a forma de marcar Garrincha.

No dia da partida, um jornal esportivo estampou em primeira página fotos de Mané e Gallego. Só que a foto do lateral-esquerdo colombiano tomava meia página e a de Mané, apenas uma pequena parte do jornal, com o seguinte título: "Hoje é dia de Gallego."

Os times entraram em campo, fotos e microfones sobre o saltitante e sorridente lateral. Adalberto lembrou uma pergunta de um repórter:

"Você vai dar sua camisa para Garrincha, Gallego?'

A resposta do baixinho: "Se ele não rasgá-la, posso presenteá-lo para que não se esqueça de mim."

A partida começou pontualmente às 16h. Com 15 minutos de jogo, Gallego já estava humilhado, driblado várias vezes. Num dos dribles, caíra sobre um repórter na linha de fundo. Garrincha parou, ficou esperando ele voltar. Ele voltou, Mané gingou uma vez, gingou novamente e jogou a bola por entre as pernas do pobre lateral, que desabou no gramado e não se levantou mais.

Fonte: www.sosserve.com.br 

8 comentários:

Fernando Lôpo disse...

Rui, voltou o papo da contratação do tal Luciano Amaral.

Kurth disse...

Belo blog...

Ruy Moura disse...

Fernando, talvez que o Barros queira trazê-lo também com um contrato de cinco anos... Este Barros vai-nos deixar uma herança pesada...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Obrigado pela preferência, Kurth. Se for botafoguense seja muito benvindo. Se não for botafoguense seja tamém benvindo, mas não fale mal do Botafogo, por favor.

Abraços.

Fernando Lôpo disse...

Veja Rui:

http://www.lancenet.com.br/botafogo/noticias/09-04-22/532085.stm?futebol-kieza-e-luciano-amaral-na-lista-de-reforcos-do-fogao

" Kieza e Luciano Amaral na lista de reforços do Fogão

Atacante teve parte dos seus direitos adquiridos pela Ability. Empresa admite priorizar o Botafogo
Kieza foi o principal destaque do Americano neste Carioca

Kieza foi o principal destaque do Americano neste Carioca (Crédito: Divulgação)

Rodrigo Ciantar
Rodrigo Ciantar RIO DE JANEIRO
Entre em contato

Apesar de todos no Botafogo estarem focados na decisão do Campeonato Carioca, fora dos gramados a diretoria se movimenta para reforçar o elenco para o Campeonato Brasileiro. O atacante Kieza, destaque do Americano neste Estadual, está na lista. Além dele, o lateral-esquerdo Luciano Amaral, do Vitória de Guimarães, de Portugal, também interessa.

Ambos jogadores pertencem à Ability. O atacante Kieza, inclusive, teve 50% dos seus direitos adquiridos pela empresa parceira do Fogão nos últimos dias.

Vale lembrar que a diretoria do Botafogo havia negado a hipótese de um possível acerto com o atacante nas últimas semanas.

- São jogadores interessantes que podem suprir carências no elenco. Vou conversar com o Ney Franco e, se os nomes agradarem, passaremos a tratar disso após o Carioca. O Kieza fez um excelente Estadual pelo Americano e, sendo adquirido pelo Ability, pode até facilitar - explicou André Silva, vice de futebol do Botafogo.

Henrique Rodrigues, gerente do futebol da Ability, admite que o Botafogo será priorizado sempre. Mas ressalta que já existem outros interessados no Kieza.

- Pelo Kieza, já recebemos propostas de clubes de São Paulo, do Rio, de Minas e do Sul. Mas será um prazer negociar com o Botafogo. Nossa parceria é muito boa - disse Henrique Rodrigues, para depois completar:

- O Luciano Amaral interessa ao Botafogo desde que a comissão técnica sentiu uma carência na lateral esquerda. Mas as negociações não evoluíram. Porém, o contrato dele lá em Portugal termina em maio. Isso facilitaria.

Luciano Amaral está há três temporadas no Vitória de Guimarães, de Portugal, mesma equipe que Jean Coral defendeu até o início deste ano. No Brasil, o lateral teve passagens por Avaí, Bahia e defendeu o CRB antes de se transferir para a Europa.

Com isso, o "pacotão" de reforços do Botafogo para o Campeonato Brasileiro poderia vir com total auxílio da Ability. Além de Kieza e Luciano Amaral, o zagueiro Dedé, ex-Volta Redonda, também interessa ao clube.

Vale ressaltar que, segundo o próprio André Silva, um zagueiro, um lateral-esquerdo e um jogador mais ofensivo seriam as prioridades da diretoria alvinegra."

Ruy Moura disse...

Fernando, pelo que vi do Kieza, acho um bom reforço. porque Diego e Jean Coral são brincadeira...

Quanto ao Luciano Amaral... continua sendo reserva do Guimarães... tal como o Jean Coral era... mau sinal, não é?...

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Grande Rui!!!! Sensacional esta reportagem. Como faz falta o "mané", o "niltão" e outros craques que souberam fazer sua história no fogão.

Amigo Rui. Com estas reportagens sensacionais é merecido o título e muito justo o seu "blog" ser o mais visitado. Grande amigo me senti honrado em participar desta família botafoguense.

Rui, gostaria que nossos jogadores entrassem em campo contra o "império do mal" com o mesmo espírito que o "mané" entrou naquele jogo. Seria brincadeira ver o "anão de jardim" (Juan) e o "último moicano" (Leo Moura) que por sinal deverá ser contratado pelo Internacional, em total estado de exaustão de tanto marcar nossos atacantes.Que maravilha!!!!rsrsrsrsrs.......

Grande abraço amigos botafoguenses

Fogão Brasília

Ruy Moura disse...

Fogão Brasília, eu acredito que o Botafogo vá ser campeão. Claro que tudo pode acontecer, mas eu tenho uma forte esperança na equipa. Acho que vão lutar mais e o Ney não armará a equiap tão recuada.

Abraços Gloriosos!

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...