terça-feira, 28 de abril de 2009

Destino: Mané Garrincha!

.


Presto a minha mais profunda admiração e singela homenagem a Mané Garrincha, na campa rasa do Cemitério de Raiz da Serra onde “descansa em paz aquele que foi a Alegria do Povo” – o maior futebolista do universo.

"Garrincha, de que planeta vienes?" – Jornal El Mercurio, Chile, 1962.

18 comentários:

Impasse Livre disse...

Caro Ruy,
bela homenagem! agora imagina você se o marginal do Juan jogasse contra o Mané. seria humilhado toda hora! Abraços, leandro

Gil disse...

Valeu Rui!!!

Que o espírito do GARRINCHA esteja em cada jogador do GLORIOSO BOTAFOGO!

Amigo, ontem tive um compromisso na justiça do trabalho e fiquei no local das 11 as 16:30. Hoje, não consegui mais o ingresso.
Estou relutando para não comprar na mão dos cambistas.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Dirley disse...

O BOTAFOGO É UMA FORTALEZA E SUA TORCIDA JAMAIS SE RENDERÁ!
E NINGUEM CALA ESSE NOSSO AMOR!
E ESTA ESTRELA NO MEU PEITO JAMAIS SE PAGARÁ!
Versos bonitos e vibrantes, mas acho que por detras deste espirito de resistencia esta se construindo tambem uma simbologia derrotista.
Todos vocês, como alvinegros influentes, mesmo de fora da diretoria, precisam incentivar algum tipo de blindagem para a nossa torcida e nosso clube.
A execração pública que vem sofrendo o torcedor botafoguense acho que não tem paralelo na história do esporte brasileiro.
É verdade que ajudamos a este linchamento público ao não respondermos com público aos dissabores ocorridos nos ultimos anos. Mas tb é verdade que existem inumeros motivos (roubos das arbitragens em 2007 e na Taça GB 2008, o arrastão nesta mesma Taça GB, os seguidos vices e decepções na CB e na Sula, etc)para que isso se dê.
Contudo, percebo claramente que talvez por estarmos sendo os atuais adversários diretos do Flapress vemos sofrendo, no mínimo, um processo de carimbagem como os vilões a serem derrotados, os boi de piranha.
A gota d`água desta vez foi a cobertura desta segunda-feira do 1º jogo do Cariocão 2009.
Primeiro, simplesmente a maioria dos jornais apagando o fato de que a mulambada ficou exatos 40 minutos em "estrondoso" silêncio e que a torcida mais vibrante durante a maior parte da partida foi a alvinegra. A manchete foi tipo: "Torcida do mengo empurra o time para o empate".
E por fim, ainda agora no programinha do Galvão na Sportv na hora de aferir o palpite dos comentaristas presentes quase todos foram unanimes em apontar esta mesma torcida que empurrou o time (????) será NOVAMENTE um fator de desequilibrio. O galbvão não perdeu a oporunidade de tripudiar chamando nossa torcida de suimioda! Mas em nenhum momento se perguntou o por que disso (e dizem ser esta uma pergunta obrigatória do manual do jornalismo).
Bem, eu poderia seguir o conselho, até que sensato, de muitos e simplesmente me deixar alienar e ignorar estes fatos mas na realidade se fizermos isso estaremos contribuindo para além de ajudar a avacalhar a instituição Botafogo estaremos contribuindo para um processo de apequenamento nosso, pois são coberturas como essas que ajudam a construir "nações" e diminuir torcidas, pois criança nenhuma escolhe um time para ser saco de pancada, boi de piranha ou o vilão da história.
A guerrilha virtual pode ser uma boa primeira resposta mas não resolve a longo prazo, ainda mais se imaginarmos que Vasco e Flu não parecem que vão dar um salto pra frente ...
Se ficarmos nessa de que ser botafoguense tem de ter "colhão", ser "ungido", ser "masoquista" seremos riscados do mapa.
Algo prtecisa ser feito já!
Seja pela diretoria, por benemériots, por pessoas influentes, por organizadas, sei lá mas algo preciosa ser feito.
Desculpem pelo desabafo, mas tá foda aguentar isso.

SAN
Dirley.

Postado no Blog do Carlito em 28 de Abril de 2009 01:46

Leonel Ventorim disse...

Dirley falou e disse.
É nitido que a torcida apesar de não aparecer em massa no estádio está fazendo outro tipo de apoio, algo como ele mesmo diz, uma "guerrilha virtual" e tem que ser mesmo e ainda mais. Fogo cerrado contra os inimigos, a imprensa, seja quem for.
Agora é preciso o apoio da directoria que ainda por cima é recente no cargo, o que é uma boa maneira e em boa hora de mostrar garra alvinegra.
Protestar, xingar, ameaçar, denunciar, se for preciso, dinamitar.
A revolta bem usada irá trazer resultados.

Revoltados mas ao mesmo tempo serenos...
E os jogadores e a torcida urubuzada toda nervosa como aquele tal de Ruim, quero dizer, Juan...

Leonel de Jesus
Lisboa

Anónimo disse...

Nilton Santos sempre diz que quando precisa de algo, reza para o Garrincha ajudá-lo. Espero que aquele sorriso de alegria nos ajude a conquistarmos o campeonto no domingo.

Patrick Dias

Israel Fogo que arde na bunda da Gavea disse...

Analisando os acontecimentos catastroficos nos últimos anos contra o Fogão, me parece que todos possuem medo do nosso Botafogo. Os Flamerdistas (ou FLAvelados?) 1 dia após o jogo contra o Fogão, saem na rua com seu uniformezinho comemorando o suado empate com o Glorioso. Os árbitros e juízes do STJD vestem Rubro-Preto.Eu nunca vi "jornalista" esportivo, comentarista, narrador e apresentador botafoguense. A Globo so coloca Flamenguista pra comenta jogo do Botafogo: Júnior, Carlos Alberto Wright, Cleber Machado...
Se fosse um jogador do Botafogo que tivesse feito o que o Juim fez contra o MaicoSHOWel já estava na prisao (assim como o raçudo Andre Luis). Se bem que se prendessem o marginalzinho juan teriam que prender o time do flamengo todo e sua torcida, né?! Só Marginal!
Mas galera, tem problema não! Isso é somente um pequeno parágrafo na história Gloriosa do Fogão. Enquanto a curta estoria do urubu da gávea começou nos anos 80. Aliás 95% das tacinhas que urubu podre conquistou teriam que estar expostas na sede da Petrobrás ne?!
êta timinho de êxodo rural safado...
...É por ti FOGO!!!

Anónimo disse...

Rui, hoje eu baixei a tabela completa do Brasileirão 2009 e adivinhe... Botafogo x Flamengo dia 19 de Julho no... Estádio Olímpico João Havelange! Espero que o Kléber Leite, a PM e a CBF não invente desculpas esfarrapadas para tentar retirar esse jogo do nosso estádio. PM ganha um cachê maior quando trabalha em clássicos no Maracanã, isso é um fato. O filho do Kléber Leite é dono da Kleffer, empresa que detém os direitos de publicidade do Maracanã, por isso são colocados em jogo os reais interesses do diretor rubro-negro; a CBF... bem, acho que não preciso dizer nada!

Se tentarem remover esse jogo do Engenhão, gostaria de ver uma atitude veemente da diretoria do Botafogo quanto a isso...

estou falando isso porque prevejo que o mando de campo inverterá. Não seria surpresa se acontecesse.

Bela homenagem ao nosso maior ídolo(junto ao Nilton Santos)! Ele merece todo o reconhecimento de nós torcedores do Botafogo e de todos os brasileiros, devido aos serviços prestados, vulgo, a alegria que ele proporcionou a todos que o viram desfilar em campo.

Espero que o Fogão tenha sorte, muita muita sorte pra vencer os juízes que nos esperam no Domingo que vem. Se fosse na bola já teríamos humilhado no mínimo 4 a 0 na primeira partida.

Saudações Alvinegras!

Vinícius D'Avila

Ruy Moura disse...

Leandro, Juan contra Mané faria esse execrável jogador abandonar o futebol!... Para bem do futebol, claro!...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Gil, compreendo perfeitamente, porque enquanto todo o mundo comprar ingressos no mercado negro jamais acabará essa pouca vergonha.

Não há gente a sério para pôr cobro a isso.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Dirley, concordo inteiramente. Uma das observações que fiz relativamente à sprioriades da nova diretoria seria trazer o nosso Botafogo de volta, começando por fazer os outros clubes respeitarem-no. Há várias formas de o fazer e a diretoria é a principal responsável por fazê-lo, em aliança ou não com organizadas, beneméritos, etc. Por mim faço o que posso na Internet - mas na Internet não se pode o suficiente.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Dinamitar?!?!?!

Este amigo Leonel anda mesmo esquerdizante!... rsrsrs...

A 'guerrilha internauta' é uma componente, mas é preciso muito mais... sem dinamite... rsrsrs...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

É verdade, Patrick. O Nilton reza ao Garrincha. Ele tem uma paixão enorme pelo Garrincha!... Sorri sempre quando fala dele!

Abraços gloriosos!

Ruy Moura disse...

Israel Fogo, a sério: a história do Flamengo foi muito interessante até aos anos 40-50. Quando se tornaram urubus ficaram realmente coisa meio 'safada' querendo ganhar no tapetão, na arbitragem ou no boteco da esquina. Porque não conseguem títulos limpos em campo há muito tempo.

Nunca perdoaram os 'bailes' que lhes démos nos anos sessenta, em que as arbitragens não eram suficientes para parar Garrincha, Amarildo, Quarentinha, Jairzinho, Roberto, etc. etc. etc.

Viva o nosso Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Ah... Vinícius, se ganharmos contra as arbitragens, os penalties não assinalados, as agressões em campo e as contusões intencionais dos adversários, somos realmente muito especiais!

Abraços Gloriosos!

Leonel Ventorim disse...

Sim, Rui, será preciso uma espécie de PREC (processo reolucionário em curso) nas relações do Botafogo com o restante futebol...
hehehehehe

Leonel de Jesus
Lisboa

Pamella Lima disse...

Querido Rui, esta foto tão emocionante fez-me chorar...
Que Deus cuide bem do nosos craque no céu e que ele possa assistir lá de cima nosos título domingo.
bjs

Ruy Moura disse...

E que na Terra os homens o saibam honrar, já que alguns não o honraram em vida...

Beijos Gloriosos!

Fernando Lôpo disse...

Espero que a 7 de Garrincha se faça presente novaemnte nesse domingo. Já o fez no domingo passado, quando mesmo sem atuar bem Reinaldo deixou o seu.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...