quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Botafogo 0x1 River

No domingo, respondendo a um comentário de um amigo nosso, escrevi aqui no blogue: “Acho que quarta-feira não vamos golear. Já não me lembro da última goleada em jogos da Copa do Brasil contra equipas tecnicamente bem inferiores ao Botafogo.”

Talvez ganhar por um a zero? Empatar, talvez? Não… Perder?!?!?! Sim… com vaias de torcedores que raramente podem ver o Botafogo jogar ao vivo e acabam profundamente decepcionados.

Botafogo e Copa do Brasil é antônimo.

Já nem dá p’ra chororô. Só p’ra sorrisô. Confesso que estou sorrindo… Bola aérea, né? O gramado é só p’ra chuteira pisar, né?

Joel… tá chegando a hora… o Brasileirão já vem chegando rapaz… tens que ir embora… Ou a responsabilidade é do Dudu?

FICHA TÉCNICA
Botafogo 0x1 River Plate
» Gol: Bebeto Oliveira 86’
» Competição: Copa do Brasil
» Data: 23.02.2011
» Local: Batistão, em Aracaju (SE)
» Arbitragem: Marielson Alves Silva (BA); auxiliares: Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Adson Márcio Lopes Leal (BA).
» Disciplina: Somália, Herrera, Márcio Rosário e Antônio Carlos (Botafogo); Bibi, Bruno Ramos, Váldson, Bebeto Oliveira (River Plate)
» Botafogo: Jefferson, Rodrigo Mancha, Antônio Carlos e Márcio Rosário; Alessandro, Somália, Bruno Tiago, Renato Cajá (Caio) e Márcio Azevedo (Everton); Herrera e Loco Abreu. Dudu Fontes.
» River Plate: Max, Glauber, Bebeto, Váldson e Pedrinho; Wallace, Fernando Pilar (Lucas), Bruno Ramos e Éder (Fábio Júnior); Bibi (Claudinei) e Bebeto Oliveira. Aílton Silva.

20 comentários:

Anónimo disse...

Lamentável! Falta o quê para "a Lenda" pedir o chapéu? Levar uma goleada do River Plate/SE na próxima quinta-feira?

Roma disse...

Rui,

Desculpe a ansiedade de entrar aqui assim tão cedo logo quando o jogo acabou (na verdade, entrei antes de você postar). Sei que seu blog não é muro de lamentações... mas eu desisto desses caras. Vou sumir por uns tempos até que haja alguma mudança significativa. Não acho q o problema é (só) o Joel, pois somente o Jefferson e o Loco prestam. Mais ninguém, infelizmente. Uma vergonha pra tanta gente que foi lá assistir ao Botafogo jogar...

Desculpe o desabafo, ainda que discreto. A vontade é de falar mais, mas em respeito aos seus leitores, vou hibernar... abs

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Retranca, apatia, dois laterais jogando muito mal, falta de um armador que funcione, muitos volantes, um Bruno esforçado no máximo e só Abreu se doando um pouco mais. E quem mandou Somália tentar cruzamentos?
Nâo há muito o que falar. Pode até se classificar, mas a vergonha já chegou.
O retrato deste jogo foi o Joel saindo da cabine, de onde via o jogo, antes de acabar a partida. O rato nem para afundar com o navio.
Hoje era para o time começar com Everton e Caio. Mas não, Joel insistiu na retranca.

O Botafogo é imprevisível pode tanto jogar bem 5a que vem como se classificar no sufoco, por 2x0, tomando vaias da torcida, que faz questão de atrapalhar e deixar o time mais nervoso. E nem deveria ficar tão nervoso, pois gastam uma fortuna com uma psicóloga incapacitada, que nem consegue deixar Herrera menos afobado e menos nervoso.

Leonel disse...

Vai, Joel...Tem um ótimo contrato pra você lá nas Arábias!
Aproveita e leva também teus amigos Alessandro, Fahel e Somália!
Amigo é pra essas coisas!
Saudações Alvinegras!

Júlio disse...

O comentarista na Rádio CBN falou que em 18 participações o Bota só conseguiu eliminar a segunda partida em 5 oportunidades, ou seja, não consegue fazer 2 ou mais gols em times pequenos/médios jogando na casa do adversário.

Só quero só ver como vai ser o jogo de volta. Como o Lopes Maravilha (do Rock Bola) falou que quando os times pequenos de outros estados vêm a Rio para jogar eles só querem saber de passear, tira foto, ir na praia de bermuda jeans, passear no calçadão e ir na Vila Mimosa... talvez a gente vença hehehehe

Gil disse...

Rui,
Mais uma vergonha!
Pior é que quando for demitido, se for, a "lenda" ainda leva um caminhão de dinheiro do clube, mesmo nos fazendo sofrer e a passar vergonha!

Que 2012 não demore e traga mudanças profundas, difíceis e necessárias em GS.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Amigo, a 'Lenda' argumenta que ontem não estava no banco...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Também é espaço para desabafo dos amigos, Roma. Na verdade, apetece dizer tantos disparates a esta gente que acabamos por achar que eles não valem a pena.

Além do Loco e do Jefferson eu ainda ficaria com o Marcelo Mattos. Acho que o Maicosuel em forma também nos serve e que escapam o Antônio Carlos, o Fábio Ferreira e, provavelmente, o Arévalo se chegar a estar em forma. Isto é, não temos mais que meio time aceitável. E o treinador também me parece ter chegados aos limites após o desempenho contra os cathartiformes.

E não se afaste. Faça como eu: mude de perspetiva, arrume um sorriso irónico, acompanhe outras modalidade se... espere dias melhores... Ou aguarde mais quatro anos por outra direção...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Tudo verdade, Aurélio.

Sempre evitei falar da psicóloga para não dizerem que até a psicóloga é 'atacada' pela torcida. Mas a verdade é que sempre achei a psicóloga - embora simpática - um fiasco: nunca se viu um resultado positivo nos rosto dos atletas, a não ser ânimo dado pelo Loco Abreu. Que, aliás, um dia destes se cansa do BFR e vai-se embora acabar a carreira no Nacional.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Leonel, esse trio puxado pelo Joel a caminho das Arábias é um verdadeioro achado! Apoio e aplaudo!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Júlio, e se a gente passase o jogo para as areias de Botafogo? Era vitória certa!... (rsrsrs)

[PS: Para isto, o melhor memso é sairmos já da Copa.]

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

"Mudanças profundas, difíceis e necessárias!"

Frase perfeita, Gil. A direção está, neste momento, depois de ler o teu comentário, consultando o dicionário para traduzir cada uma dessas quatro palavras por lá desconhecidas...

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Quero meu Botafogo de volta

Do ocorrido esta semana acho que o momento requer uma atitude para salvar o que constitui a essência do que é o Botafogo. Acredito que agora é um momento crucial para nós, que junto com a tradição, somos o que sustenta o Botafogo ano a ano. Dirigente, funcionários e jogadores entram e saem, mas o amor da torcida e as glórias são para sempre. Três fatos marcaram essa semana e espero que sejam o ponto de partida para mudanças sérias no clube.

Primeiro, o ocorrido no domingo contra o Flamengo. O que acontece com o Botafogo de uns anos pra cá que simplesmente não entra para ganhar quando joga com esse time? Sem dúvida várias forçar atuam contra, FERJ, Mídia, Arbitragem, etc. Mas como todas as vezes que o Botafogo perdeu para o time de camisa vermelho e preta, o botafogo tinha condições para ganhar. Domingo foi mais um exemplo. Nos cinco minutos que quis jogar bola, o Botafogo foi muito superior. O que acontece com a Diretoria nas vésperas de um jogo contra eles? Desde a final da Taça Rio em 2009, quando o Botafogo poderia ter ganho o campeonato estadual direto, algo tem chamado a atenção. A ocasião do almoço em que “nosso” Presidente teve o presidente deles nas vésperas do jogo. Que tipo de conversa pode surgir de um encontro assim? Ou é para ser como crianças em que cada uma vai ficar dizendo que seu time é melhor e vai ganhar e a conversa acaba em 15 minutos ou tem algo de errado com isso.

Tem se falado muito dos avanços da atual administração nas áreas de Marketing e Finanças. Sempre com campanhas publicitárias novas e salários em dia. Mas só isso não serve para um time de futebol. Salário em dia é obrigação. O importante é fazer o time ganhar. Do que adianta um time ter milhões em investimentos e não concretizar o que é o principal objetivo de um time: jogar pra ganhar. Sei que o botafogo é diferente e aí está um das muitas graças que só tem quem é botafoguense. Nos jogos o Botafogo sempre foi imprevisível. Perde os jogos mais óbvios e ganha os mais impossíveis. A questão não é ser um time sem graça, igual ao São Paulo quando ganhou três campeonatos brasileiros e ninguém se lembra de jogadores ou partidas que tenham marcado história. Mas uma coisa eu não abro mão que é ver meu time jogando pra ganhar. Pode estar com os piores jogadores de todos os tempos mas não interessa, entrou em campo, 11 contra 11 e temos que ganhar.

Ainda sobre o jogo de domingo, porque os pênaltis foram batidos na frente da torcida deles? Qual o critério? O Estádio não é do Botafogo?

Agora sobre o ocorrido na terça-feira. O rompimento do botafogo junto com outros times do Clube dos Treze. O Botafogo tinha e espero que ainda tenha uma excelente oportunidade de pular fora do esquemão que tem o sacaneado pelo menos pelos últimos quatro anos e ameaçado o amor de muitos em ver o seu time jogar. Porque o Botafogo se juntou a Corinthians e Flamengo, que são os principais favorecidos do esquema CBF (FERJ)/Globo? O que o Botafogo tem a ganhar em não quebrar o monopólio da Globo nas transmissões? O Presidente quer que nos afundar e sermos coadjuvantes do futebol e servir de figurante para a máfia encenar sua peça?

Finalmente o jogo de ontem. E embora a Diretoria e quero crer que nem todos os jogadores também sejam responsáveis, o maestro do desastre foi “A Lenda”. Desde o Campeonato Brasileiro do ano passado, o Botafogo tem entrado para não perder. Um treinador egocêntrico, teimoso (ou tenha outros interesses) e medroso. Que na semifinal de domingo na hora que deveria partir para frente, para o tudo ou nada, troca um atacante por outro enquanto o treinador do time adversário continua indo para o ataque. Que, no mesmo jogo simplesmente escalou os PIORES jogadores para bater os pênaltis. Desde quando Somália, Éverton e Renato Cajá, têm técnica, cabeça e principalmente culhões para isso?

Ontem foi a gota d'água e acho que tanto os torcedores, jogadores e, por que não, o próprio Joel tenham forçado a barra para que a verdade viesse a tona.

24/2/2011
Mário Carvão

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Caro Rui, gostaria que você lesse esta noticia e comentasse:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/02/apos-derrota-dirigente-critica-e-inadmissivel-uma-atitude-como-essa.html

Ao meu ver, de nada adianta esbravejar e dizer que é inadmissível. Tem que dar uma bronca diária nos jogadores, passar o dvd da partida várias e várias vezes, treinar até o jogo da semana que vem cruzamentos, chegar no departamento médico e perguntar porque Marcelo Mattos ainda está ruim do pé e se não estiver bom, mandar embora a comissão médica e contratar outra. Por fim, mandar embora o egocêntrico e arrogante do Joel Santana, que parou no tempo com sua prancheta inútil, ultrapassada e que não ganha jogo.

Ruy Moura disse...

Mário Carvão - excetuando o palavrão, embora eu o compreenda - concordo com ABSOLUTANMENTE tudo o que disse.

Somos coadjuvantes com esta diretoria, não tenho dúvida. Ela melhorou muito desde 2009, mas não tem ousadia para dar um passo em frente a seguir ao outro. Não pode fazer como Bebeto e bater de frente (embora eu goste disso), mas um passo a seguir ao outro podia ser dado e não tem sido dado. O almoço foi óbvio, o gol contra num tiro em linha reta do nosso jogador à nossa própria baliza também. Juntar-se novamente ao lado de Flamengo e Corinthians é a ideia de que se pode beneficiar de quem mais influi. Um erro.

É claro que há muitos leitores do Mundo Botafogo que gostam e defendem esta diretoria, e não quero feri-los. Por isso, tenho realçado a melhoria da diretoria, que de 2009 para 2010 melhorou abismalmente por vergonha do que fozeram antes. Realcei isso e até publiquei elogios de torcedores, como o César Oliveira. Mas visto da outra face, da face da 'razão', é uma diretoria sem protagonismo. Segue a moda... pensando que da moda beneficia, mas nada beneficia, a não ser ajudar aos títulos dos cathartiformes sempre apoiados pelos árbitros, como no domingo, para não variar.

A 'lenda' esgotou os seus dias, o 'Pinóquio Omissão' mostrou - até pelo seu prórpio esgotamento sem razão aparente - que não devia renovar o seu mandato, e nós estamos perdendo a paciência. Em vez de agregar os torcedores, o Botafogo está afastando-os do estádio, apesar das boas campanhas de marketing...

Eu não disse nada para não colocar mais achas na fogueira, mas aquela sequência d eescolhidos para a sgrandes penalidades era com intenção de perdermos, não era?...

Apareça mais vezes para debater, Mário.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Amigo Aurélio, acho que o Anderson não tem moral nem credibilidade junto dos jogadores para dizer o que diz. Aliás, isso deveria ser, quanto muito, conversa do presidente ou do ice-presidente do futebol, mas esses omitem-se e atiram o AB para a frente. AB é flamenguista, ninguém crê nele.

Ademais, essa conversa já eu ouvi do AB há semanas a propósito de outro resultado. E oiço, semana sim semana não, os jogadores dizerem que têm que trabalhar, que têm que levantar a cabeça, que não podem repetir os erros, etc. A chamada conversa inútil à boa moda de Leandro Guerreiro. Tudo conversa fiada.

"Sem mudanças profundas, difíceis e necessárias" (dixit Gil), não chegaremos a outro sítio que não o mesmo em que estamos.

Abraços Gloriosos!

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Bem lembrado, dele ser flamenguista. Eu diria que parece conversa de Leandro Guerreiro e de Túlio fracassado, com aquele velho papo de "Hà algo maior guardado para nós". Lembra dessa, de 2007? Estou esperando até agora.
O pior é que a gente investe no clube e não vê um retorno claro. Assino o Pay per view mensal, que é caro, compro todos os anos camisas do Botafogo e continua esta falta de respeito conosco.
Ontem, durante a partida, o locutor falava que podemos enfrentar o São Paulo nas oitavas. Primeiro precisamos passar por Paranás e Avaís da vida...

FLAVIO SILVEIRA disse...

Até ontem, Rui, eu concordava com sua opinião q mandar o joel embora, mesmo com as pessimas atuações da equipe, seria precipitado.Agora, já acho q o Botafogo tem q rever esse trabalho.Time mal treinado, sem consistencia tatica, sem nada.Se o time é mal treiando, a culpa é do treinador.Se o time é fraco, culpa da diretoria.Enfim, o Botafogo, stravés de sua diretoria, tem q mudar algo.Não é possivel vermos atuações ridiculas como essa acontecendo, sem q nenhuma atitude seja tomada.Aliás, hj o Botafogo tem explicar muita coisa:a saida do clube dos 13 e as pifias atuações da equipe dentro de campo.

Ruy Moura disse...

Exato, Flávio, o Botafogo teria que explicar muita coisa - desde o almoço de 2009 e o gol contra de Émerson - se o ambiente do futebol (e outros ambientes sociais) fosse ético, transparente e exigente quanto a relações verdadeiramente democráticas e respeito pelo 'outro'. Mas... qual é o ambiente? e ao qual parece que todo o mundo se conforma? como, aliás, se conforma com tudo o mais que vai ocorrendo na sociedade...

Sobre o Joel - CONFESSO - tenho oscilado de opinião. Tanto apoiei a sua saída como a sua manutenção, tendo em conta 'contextos estratégicos' e um dos valores que mais prezo: a gratidão - ele e Loco Abreu acabaram com o choroô fatalista do Cuca. Mas já não apoio a sua permanência, especialmente depois do que disse sobre a sua permanência no Botafogo, sobre a admiração que mantém pelos cathartiformes e pela persistência de manter uma equipa 'anã' mesmo contra pequenos (mas valorosos em garra) times do futebol brasileiro, muitos degraus abaixo do investimento botafoguense. É inaceitável, e devemos fazer um movimento público nesse sentido, que o Botafogo jogue comno time de 3ª categoria, embora dispute campeonatos de 1ª categoria.

Eu evito colocar achas na fogueira, mas quer saber a minha alma diz que eu faria se pudesse? Aí vai: demitia o presidente, o vice-presidente do futebol, o gerente de futebol, o treinador, a equipa médica, a equipa de preparação física, a psicóloga e o coordenador geral dos desportos. Reconheço que Maurício Assumpção e André Silva são bons torcedores, mas muito maus dirigentes. Aliás, eles sabem disso.

Após estas prioridades, ver-se-ia quem mais merece ser levado até à porta de entrada para o lado da saída...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Aurélio, quando estive em Brasília em dezembro gastei 500 CR$. Por um lado é bom porque adoro ter coisas do botafogo; por outro lado é mau porque ajudamos a manter o barco esburacado ao cimo d' água.

O conjunto da direção não merece, mas a política interna - a avaliar pelas manifestações públicas de apoio - parece que satisfaz os funcionários... os torcedores é que não se satisfazem... Que gente ruim somos... Acho que somos as tais pessoas ruins que o chatubeiro falava...

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...