Antonio Mario Ielo, Blog História do Futebol:
“(…) Em minha opinião, o escudo do Botafogo Futebol e Regatas é simples, identificativo e belo. É um dos melhores do mundo, e no Brasil, existem outros da mesma categoria, mas a imensa maioria, principalmente das décadas de 50, 60, 70 e 80, são amadores e de péssima qualidade. (…)
Bons, belos e bem elaborados são os escudos antigos das primeiras décadas do século XX. Não por acaso, pois eram elaborados por desenhistas-artistas, que sabiam que teriam muitas dificuldades de reprodução gráfica.
Em tempo: O escudo do Botafogo, com a estrela ‘solitária’ branca em campo negro, unida as curvas de seus contornos, ‘lembram’ o navio de guerra ‘Botafogo’ e as ondas do mar da ’Guanabara’. Cheios e vazios equilibrados, que ao fechar os olhos, ficam na retina a imagem em negativo, gravado na memória.
De ‘longe ou perto’, é visto e identificado. Perfeito…”
A opinião de Antonio Mário Ielo já é 'reincidente'. Efetivamente, em outras ocasiões, mediante votações sérias e imparciais, o Botafogo de Futebol e Regatas tem colocado seu escudo sempre em 1º lugar, porque a sua imagem e representação são ímpares entre todos os escudos do mundo.
Leia sobre o assunto em:
PS: Antonio Mário Ielo é pesquisador de escudos e não é torcedor botafoguense.
6 comentários:
Rui. Existem belos exemplares da espécie humana que não são torcedores do Botafogo. Você citou um deles. Loris
Meu querido Rui, eu tenho a ligeira impressão que a flapress morre de inveja do nosso Botafogo e tem um tremendo complexo de inferioridade, pois qual seria a razão de um jornaleco carioca ligado ao jornal que apoiou a ditadura de 64 fazer uma votação para escolher qual o escudo mais belo dos times do Rio? Coitados, els não se conformam com as nossas glórias, todas, inclusive o mais belo escudo, escolhido por especialistas no assunto; talvez porque saibam que as deles são sempre com ajuda extra. Abs e SB!
Mas são poucos... (rs)
Abraços Gloriosos!
O ridículo é o ridículo, Sérgio. A inveja é o que é e a mesquinhez também.
Nós somos altivos e gloriosos. Tão altivos e gloriosos como a infinitude da Estrela Solitária.
Avante, grande Botafogo!
Isso tudo sem falar na nossa bandeira, que por sinal é bem mais bonita que a bandeira do Brasil.
Eu gosto das cores e do desenho da bandeira do Brasil. Descobri esse desenho o ano passado em férias na Síria visitando catacumbas milenares: lá estavam o mesmo desenho e as mesmas cores. Eu gosto da bandeira, mas não gosto do lema nela inscrito. Uma bandeira nacional não deve ser tão explícita (contendo palavras), mas apelar ao imaginário e simbólico de um povo - aí reside a sua força.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário