Esta enquete, pese embora os quase 80 votos (77), foi uma das menos votadas de sempre. Eu esperava isso mesmo à partida, porque a pergunta é de muito difícil escolha e porque penso que a maioria dos/as botafoguenses não acompanha aprofundadamente todas as modalidades.
A escolha difícil, quiçá impossível às vezes, obsta a que muito/as companheiros/as votem; por outro lado, o não acompanhamento das demais modalidades também impede uma maior votação.
Porém, penso que é uma pergunta importante para uma primeira avaliação ao que está a ser feito no Botafogo como um clube global. Os resultados da enquete foram os seguintes (os três votos da opção ‘todos por igual’ e os três votos da opção ‘nenhuma esteve bem’ foram excluídos da contagem):
Votos apurados: 77. Opções excluídas para efeitos de avaliação percentual das modalidades: Todos por igual (3); Nenhuma esteve bem (3). Foram considerados 71 votos para a análise subsequente:
» Futebol: 43 (61%)
» Remo: 10 (14%)
» Futebol 7 society: 5 (7%)
» Polo aquático: 5 (7%)
» Futsal: 3 (4%)
» Natação: 2 (3%)
» Voleibol: 2 (3%)
» Futebol americano: 1 (1%)
» Basquetebol: 0 (0%)
» Futebol de praia: 0 (%)
O futebol foi claramente a opção mais votada. Creio ser devido a duas razões que se associaram: a maioria dos/as leitores/as interessa-se por futebol e, tem que se admitir, os esforços desenvolvidos em 2010 no futebol, para redimir as asneiras incríveis de 2009, foram consideráveis, especialmente pela chegada de atletas com mais qualidade. E, por outro lado, o título de campeão carioca e a classificação no campeonato brasileiro ajudaram ao voto.
Seguidamente surge o remo como a modalidade mais votada, com uma vantagem razoável sobre o futebol 7 society e o pólo aquático. O remo, atividade rainha no Botafogo ainda antes do futebol, tem vivido apagadamente com um título nacional há mais de cem anos e quatro títulos estaduais há meio século – e pouco mais fez de grandioso. Porém, 2009 viu chegar a nova flotilha encomendada por Bebeto de Freitas e 2010 viu chegar diversos reforços de grande nível, que conquistaram medalhas de ouro e de prata em competições internacionais de grande envergadura. Aílton Silva é o melhor remador brasileiro da atualidade e outras figuras também brilharam bem alto. Ademais, Xoxô regressou ao comando técnico, o Botafogo sagrou-se vice-campeão estadual após décadas atrás do Flamengo e do Vasco da Gama e culminou com a conquista do I Campeonato Brasileiro Aberto de Remo. Um ano notável a justificar a votação.
O Pólo Aquático e o Futebol 7 Society seguem-se na lista. O voto no pólo aquático justifica-se pelo lugar obtido no ranking nacional em 2010 e porque o trabalho da direção é muitíssimo regular ao longo dos anos e, diga-se, de muito bom nível, conquistando títulos e contratando reforços. Uma regularidade notável a justificar a votação.
Por seu turno, o futebol 7 society foi uma verdadeira surpresa. Modalidade recentíssima no Botafogo, obteve os títulos de campeão carioca da 3ª e da 2ª divisão e de vice-campeão da 1ª divisão num curto espaço de tempo. O time foi reestruturado duas vezes em tempo recorde e este ano inicia de vento em popa. Uma surpresa notável a justificar a votação.
Ainda se deve destacar o grande avanço do Futsal ao associar-se à Casa de España e conquistar diversos títulos nos últimos dois anos. A modalidade tende a expandir-se.
Em relação às últimas cinco modalidades menos votadas, aparentemente são mesmo as que menor destaque conseguiram em 2010, embora se deva referir que a Natação manteve a sua regularidade ao longo dos anos, regressando aos cinco primeiros lugares do ranking nacional, como havia sido hábito anteriormente (exceto 2009). Deve-se notar, contudo, que a minha avaliação não é válida para a natação e o basquetebol no que respeita às categorias de base, nas quais o Botafogo tem desenvolvido um trabalho notável nestas modalidades.
Vale a pena referir, ainda, que é inacreditável que, dispondo de um estádio olímpico, o Botafogo não possua absolutamente nenhuma das diversas modalidades do Atletismo, nem faça esforços visíveis para dotar o clube de equipas masculinas e femininas de qualidade no basquetebol e no voleibol, que tanta tradição possuem no clube – incluindo títulos de campeões sul-americanos e brasileiros em ambas as modalidades.
Sem mesmo avaliarmos se cada modalidade devia ou não ter sido votada com a expressividade que foi, a minha ótica – concordando com a ‘peritagem’ dos leitores do Mundo Botafogo – é que realmente quem trabalhou melhor em 2010 foram o Futebol, o Remo, o Futebol 7 Society, o Pólo Aquático e o Futsal, bem como as categorias de base do basquetebol e da natação.
2 comentários:
QUERIDO IRMÃO
APENAS PARA LEMBRAR
HOJE ANIVERSÁRIO DE MARINHO CHAGAS
NOSSO DIABO LOIRO
DE MUITAS SAUDADES - QUE VEM SE RECUPERANDO LÁ EM NATAL COM AUXÍLIO DE VÁRIAS PESSOAS E DA TV BAND
PARABÉNS AO ANJO OU DIABO LOIRO
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS GLORIOSAS
MARCOS VENICIUS
Obrigado, irmão. Lermbrei-me no sábado, mas não sabia como ele estava e preferi omitir. Nesse caso vou fazer uma menção.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário