sábado, 12 de fevereiro de 2011

O Loco que o povo gosta


por Neto
Lancenet! em 09.02.2011

Ave, Loco Abreu! Tu es o sopro de sandice necessária nesse nosso futebolzinho tão cheio de melindres e corretices políticas. Tu tens a faca que vai na jugular das falsas carmelitas do esporte moderno. Tuas cavadinhas são o sarcasmo que fazem a epifania de nosso povo, que um dia vibrou com os dribles debochados de Garrincha e hoje é muitas vezes privado das gracinhas vitais. Que ironia, loucão! Um uruguaio, com suas milongas, vem aqui nos ensinar o que é que o futebol tem de transa lúdica. Dissestes um não corajoso ao festival de caretices e discursos vazios que assola o país.

Na primeira cavadinha, tomastes uma chamada de Cavalieri. Com o cenho franzido, o goleiro do Flu decretou: “Menos, menos!”. Mas não adianta, tu és nossa réstia de folclore e fazes do menos o mais. Dando de ombros à bronca rival, na segunda cobrança a cavadinha veio mais estilosa. E então, em programa de TV, veio a pergunta capital: “Afinal, Loco, você não ficou com medo de errar o segundo pênalti?” E a resposta, deliciosa, foi um tapa na cara dos conservadores e chatonildos de plantão: Se eu tiver medo, não saio de casa”.

Loco, bem que podias bater um papo com o técnico Adilson Batista e dar a ele umas aulas de falta de etiqueta. Pô, pedir para o menino Felipe Anderson parar de driblar? Tsc,tsc… Eles (os amargos) querem fazer do futebol um esporte de quintal de convento. Por isso, tu deves seguir nessa cruzada de loucuras e impedir que as palavras do teu compatriota Eduardo Galeano, que celebrou no livro “Futebol ao sol e à sombra” as lindezas desse esporte, virem cinzas.

Imagem: Satiro Sodré_AGIF
Fonte: http://blogs.lancenet.com.br/neto/2011/02/09/o-loco-que-o-povo-gosta-2/comment-page-1/#comment-719

6 comentários:

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Quero mesmo é a Copa do Brasil. Claro que se ganharmos o estadual será bom, porque entraremos na 20a casa de títulos. Porém a CB é um sonho antigo. Era menino, em 1999, quando vi aquela tragédia contra o Juventude.
O Maracanã tinha 100.000 botafoguenses, foi de arrepiar. Bastava um golzinho, e mesmo assim Gilson Nunes armou a equipe de maneira frágil e inábil.
Mas voltando à 2010, recordo-me de algo que vi outro dia no Sportv.
Todos os jornalistas em um programa foram taxativos:
Se o Botafogo tivesse Jefferson em 2007, 2008 e 2009, poderíamos ter ganho bem mais coisas na época.
Então vamos tratar de aproveitar o time que temos agora para conquistar o que é nosso por direito.
abraços

Ruy Moura disse...

Aurélio, desde 2007 que venho apelando a que o Botafogo prepare um calendário de época que privilegie a Copa do Brasil. É necessário pensar isso antes e preparar fisicamente os jogadores para os momentos de pico da CB. Mas o Botafogo tem feito campanhas pífias e ninguém lá dentro fala da Copa do Brasil. É estadual e brasileirão. Ninguém fala de Copa do Brasil nem de Copa Sul-Americana, que é exatamente o que deveriam falar, porque ambas não são mnuito difíceis de ganhar e dão prestígio e ânimo.

Uma vez mais eu privilegiaria as duas Copa: Brasail e Sul-Americana.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Rui,
O Loco é ralmente impressionante, tudo que a gente já sabia os outros estão descobrindo. Ontem no programa "4 em campo" da CBN falaram que ele é a maior personagem do futebol brasileiro, não sei se as palavras foram bem estas, mas foi algo por aí.
Na quinta estava tomando um chopp com um amigo flamenguista ferrenho, e ele derramou elogios ao Loko. Ele é o cara diferente no futebol brasileiro, está fazendo a cronica esportiva repensar perguntas e posições. Pois qundo perguntam obviedades levam na cara e passam por idiotas.
Não sei por que o Botafogo ainda não renouvou o contrato e a multa ressisória, pois por 3 contos qualquer hora um vem e leva.
Meu consolo é ele não querer sair, pois inteligente como é, ele sabe, que até hoje não teve um time que ele fosse titular absoluto e ídolo como é no Botafogo e é a chance dele marcar o nome definitivamente junto a uma grande torcida.
Se ele continuar assim vai ter abrir espaço para uma estátua no engenhão.

Um grande abraço,

Osmar (Jatahy)

Ruy Moura disse...

Concordo, Jatahy. A continuar assim ele vai mudar a cara do jornalismo esportivo, que é basicamente o da pergunta óbvia e imbecil. Tendo em consideração que não há pessoas muito inteligentes no futebol, a média-alta inteligência de Loco chega e sobra para quem anda no 'jornalismo' do microfone. Bem, além dos repórteres, os comentaristas também são basicamente imbecis... Os grandes jornalistas / comentaristas que marcaram história eram torcedores do Botafogo e do Fluminense...

Abraços Gloriosos!

Júlio disse...

Li esse post anteriormente no blog do Lance.

Esse é o retrato de Loco Abreu... tão dizendo que ele errou o penalti de propósito.

Ruy Moura disse...

O povo inventa tudo o que lhe vem à cabeça. Imagine que o Loco já sabia que ia ganhar outro penaltie...

Mas é bom dizerem essas coisas: tornam-no ainda mais 'louco' e o Botafogo mais original. Se o Botafogo bate quase todos os recordes e originalidades do futebol brasileiro, também a cavadinha havia de ficar com a nossa marca especial.

Abraços Gloriosos!

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...