sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Garrincha e o Leão da Serra

por Roma
leitor e amigo do Mundo Botafogo

Serrano I

Prezado Rui, com alegria leio seu apreço pelo Serrano, clube da minha cidade natal [nota do editor do blogue: veja o artigo que originou esta história de Roma em http://mundobotafogo.blogspot.com/2011/02/serrano-fc-o-leao-da-serra.html]

Era garoto, então com 16 anos, e estive presente naquela noite em que uma forte neblina quase impediu a realização do jogo contra o Flamengo. Lembro-me também que, antes do jogo, resolvemos fazer um ‘bolão’ (de apostas, como se diz) com os amigos sobre quem faria o primeiro gol do jogo... e coube a mim a sorte grande de tirar o então número 11 do Serrano: Anapolina!! Felicidade dupla!!

Aquele gol foi tão marcante que o Anapolina, flamenguista e filho de uma família idem, deixou de jogar futebol, veja só.

Serrano II

Outro ponto é mais histórico e diz respeito à participação do Garrincha no Serrano.

Em 1951, ele jogava no E.C. Pau Grande, cidade em que nasceu, perto de Petrópolis. Foi quando ele e metade do time de lá se juntaram com metade do time do Cruzeiro do Sul (extinto clube de Petrópolis), do qual meu pai era o goleiro, para jogar o campeonato de juvenis daquele ano.

No ano seguinte ele se transferiu para o Serrano, para tristeza do meu pai e de todo o time dele.

Entretanto, a participação do Garrincha no Serrano é curiosa.

Muitos não sabem, mas pelo leão da serra ele só jogou um Torneio Início. Daqueles que antigamente se fazia para inaugurar o campeonato, apresentar os times e quando todos os jogos se davam num mesmo dia, em períodos de tempo menores.

Nesta época de menino, o Garrincha jogava no meio de campo (camisa 10) e, segundo meu pai, teria ficado chateado com o pessoal do Serrano por tê-lo obrigado a jogar na ponta direita... então a única posição que estava ‘sobrando’ no time deles, veja só!

6 comentários:

Papagaio [BFR] disse...

Muito interessante o texto, o história que pouca gente já ouviu.

Coisas de uma época em que o grande Mané não havia sido apresentado ao mundo.

Saudações Alvinegras !

Papagaio [BFR] disse...

Texto super interessante, uma história pouco conhecida do Mané.
_

Não foi por acaso que este blog é citado no livro "Os 10 mais do Botafogo"

Saudações Alvinegras !

Ruy Moura disse...

Também acho o texto superinteressante. O Roma comenta pouco no blogue, mas quando comenta... caramba!...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Pedro, agradeço o envio das súmulas. É material excelente. Não publiquei o comentário para poder levá-lo originalmente a corpo de publicação.

Penso publicar amanhã ou depois de amanhã com autoria.

Abraços Gloriosos!

Unknown disse...

Conheço uma outra historia de que Mané Garrincha jogou varias partidas pelo serrano Football Club amistosos e Torneios da LPD. Meu saudoso pai, conhecido pelo apelido de "Zezinho" foi goleiro do Serrano no final dos anos 30 e me contou justamente que Garrincha jogou sim vários jogos pelo nosso Leão da Serra. O certo é que foi no Clube da Rua Madre Francisca Pia que ele assinou seu primeiro contrato. Até nisso o Serrano é especial. Francisco Theisen

Ruy Moura disse...

Interessante Matheus, confirmando-se plenamente o Leão da Serra na vida de Garrincha. Seja uma história ou outra, seja uma terceira ainda, o certo mesmo, mesmo, é que o Leão da Serra está eternizado na carreira do grande Garrincha!

Abraços Gloriosos.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...