por Roma
leitor e amigo do Mundo Botafogo
Serrano I
Prezado Rui, com alegria leio seu apreço pelo Serrano, clube da minha cidade natal [nota do editor do blogue: veja o artigo que originou esta história de Roma em http://mundobotafogo.blogspot.com/2011/02/serrano-fc-o-leao-da-serra.html]
Era garoto, então com 16 anos, e estive presente naquela noite em que uma forte neblina quase impediu a realização do jogo contra o Flamengo. Lembro-me também que, antes do jogo, resolvemos fazer um ‘bolão’ (de apostas, como se diz) com os amigos sobre quem faria o primeiro gol do jogo... e coube a mim a sorte grande de tirar o então número 11 do Serrano: Anapolina!! Felicidade dupla!!
Aquele gol foi tão marcante que o Anapolina, flamenguista e filho de uma família idem, deixou de jogar futebol, veja só.
Serrano II
Outro ponto é mais histórico e diz respeito à participação do Garrincha no Serrano.
Em 1951, ele jogava no E.C. Pau Grande, cidade em que nasceu, perto de Petrópolis. Foi quando ele e metade do time de lá se juntaram com metade do time do Cruzeiro do Sul (extinto clube de Petrópolis), do qual meu pai era o goleiro, para jogar o campeonato de juvenis daquele ano.
No ano seguinte ele se transferiu para o Serrano, para tristeza do meu pai e de todo o time dele.
Entretanto, a participação do Garrincha no Serrano é curiosa.
Muitos não sabem, mas pelo leão da serra ele só jogou um Torneio Início. Daqueles que antigamente se fazia para inaugurar o campeonato, apresentar os times e quando todos os jogos se davam num mesmo dia, em períodos de tempo menores.
Nesta época de menino, o Garrincha jogava no meio de campo (camisa 10) e, segundo meu pai, teria ficado chateado com o pessoal do Serrano por tê-lo obrigado a jogar na ponta direita... então a única posição que estava ‘sobrando’ no time deles, veja só!
6 comentários:
Muito interessante o texto, o história que pouca gente já ouviu.
Coisas de uma época em que o grande Mané não havia sido apresentado ao mundo.
Saudações Alvinegras !
Texto super interessante, uma história pouco conhecida do Mané.
_
Não foi por acaso que este blog é citado no livro "Os 10 mais do Botafogo"
Saudações Alvinegras !
Também acho o texto superinteressante. O Roma comenta pouco no blogue, mas quando comenta... caramba!...
Abraços Gloriosos!
Pedro, agradeço o envio das súmulas. É material excelente. Não publiquei o comentário para poder levá-lo originalmente a corpo de publicação.
Penso publicar amanhã ou depois de amanhã com autoria.
Abraços Gloriosos!
Conheço uma outra historia de que Mané Garrincha jogou varias partidas pelo serrano Football Club amistosos e Torneios da LPD. Meu saudoso pai, conhecido pelo apelido de "Zezinho" foi goleiro do Serrano no final dos anos 30 e me contou justamente que Garrincha jogou sim vários jogos pelo nosso Leão da Serra. O certo é que foi no Clube da Rua Madre Francisca Pia que ele assinou seu primeiro contrato. Até nisso o Serrano é especial. Francisco Theisen
Interessante Matheus, confirmando-se plenamente o Leão da Serra na vida de Garrincha. Seja uma história ou outra, seja uma terceira ainda, o certo mesmo, mesmo, é que o Leão da Serra está eternizado na carreira do grande Garrincha!
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário