Taça de campeão estadual de 1957 revivida pelo goleiro Adalberto. Acervo: Pedro Varanda
No dia 22 de dezembro de 1957 o Botafogo sagrou-se campeão carioca de futebol ao vencer o Fluminense por 6x2, estabelecendo a maior goleada de decisões cariocas na era do profissionalismo [Na era do amadorismo a maior goleada numa decisão também aconteceu num clássico vovô, quando o Botafogo goleou o Fluminense por 6x1 e tornou-se campeão carioca de 1910.]
A conquista foi particularmente significativa porque o Fluminense estava certo do título, havia adquirido as faixas de campeão e o seu presidente até considerava que o jogo seria mera burocracia de calendário.
Os passes de Didi, as arrancadas de Garrincha e os cinco gols de Paulinho Valentim aniquilaram o sempre pedante Fluminense.
O jogo realizou-se no estádio do Maracanã, sob a arbitragem de Alberto da Gama Malcher, e os gols foram assinalados por Paulinho Valentim (5) e Garrincha para o Botafogo e Escurinho e Valdo para o Fluminense.
O nosso clube alinhou com: Adalberto; Beto, Tomé, Servílio e Nilton Santos; Didi e Pampolini; Garrincha, Paulo Valentim, Edson e Quarentinha. Técnico: João Saldanha.
O Fluminense alinhou com: Castilho, Cacá, Pinheiro, Clóvis, Jair Santana e Altair; Telê, Jair Francisco, Waldo, Róbson e Escurinho. Técnico: Sylvio Pirillo.
A etiqueta ‘taças e medalhas’ é da responsabilidade conjunta de Sérgio Nunes (amigo e colaborador) e Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
Sem comentários:
Enviar um comentário