quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Washington Sebastián Abreu Gallo

por Mauro Axlace
escrito para Mundo Botafogo

Loco Abreu é o que qualquer torcedor botafoguense gostaria de ser.

Craque? Não. Talvez...

Mas não é disso que se trata. É muito mais. É ser o torcedor dentro de campo, ajudando, gesticulando, brigando pela bola, com a bola, com palavras...

Essas são as principais características deste ídolo alvinegro. O Botafogo não foi campeão antes por que “El Loco no estaba acá. Com El Loco acá… és campeón.”

Se você pensar nas injustiças contra o time, feitas pela arbitragem, verá na mente daqui para a frente, a figura de El Loco Abreu esbravejando com o juiz. Ele não tem medo de falar para todo mundo no estádio que só falta o juiz colocar a camisa do adversário.

Se você pensar nas injustiças contra o time, feitas pela FlaPress, verá na mente, daqui para a frente, a figura de El Loco Abreu respondendo ao repórter da maneira que nós gostaríamos de fazer. Só falta assistir Abreu na TV perguntando o porquê da Globo proteger tanto o Flamengo. Só falta isso, porque ver os repórteres com medo do que El Loco vai responder, nós já vimos...

Irresponsável? De forma alguma. Ousado, sim. Corajoso. Sem medo de assumir as conseqüências do que fizer errado, mas sem medo de tentá-las. Cavadinha? Muito antes de El Loco aparecer, quem já não imaginou algo diferente para enganar o goleiro? Mas certamente ninguém imaginou que de fato o fariam. Mas ele fez e faz e fará novamente.

El Loco, com suas atitudes dentro e fora de campo, já expurgou o mal de todos os botafoguenses. O time está muito longe de ser um time de alegrias, mas Loco Abreu trás o torcedor de volta. É Loco quem inspira orgulho de não ser passado para trás, é Loco quem passa confiança em erguer a cabeça e ser visto. É Loco quem está trazendo novos torcedores, ainda crianças, para o futuro do clube.

Quanto ao jogo com o Fluminense, esse ficará na história de Loco Abreu. Mais um. Mas muito marcado mesmo. Há algum tempo atrás, qualquer torcedor ao ver o gol de empate ser desperdiçado num pênalti mal cobrado, já teria certeza que sairia goleado do jogo. Já pensaria em como os amigos iriam zombar durante a semana. Mas com certeza desejariam ter um jogador que resolvesse a ‘parada’.

Hoje temos. Chama-se Washington Sebastián Abreu Gallo. El Loco Abreu. Sem ele em campo nesse Clássico Vovô, o Botafogo fatalmente sairia derrotado. É Loco quem trás a responsabilidade. Deixa com ele que ele resolve. Sem medo de ser responsabilizado se na verdade não resolver, vai lutando e inflamando, não o torcedor apenas, mas o espírito de luta da equipe.

Ao sair na frente no placar e sentir o momento certo para aumentar a vantagem, o torcedor deve ter lembrado das palavras de El Loco, que tanto a FlaPress fez questão de se aproveitar para criar ela mesma uma crise em General Severiano: Temos que jogar para a frente. Atacar.

Pois então, era isso. O time jogou como Loco Abreu queria. Como o torcedor queria. Como Garrincha quereria. Naquele dia, o Botafogo não estava invencível. Estava era INSUPERÁVEL!!

O pênalti perdido por Loco Abreu foi um banho de água fria momentânea. Alguns não acreditaram no que viram. Mas o momento passou rápido. Outro pênalti. E embora a FlaPress já tenha se adiantado inventando que Loco Abreu não deixou que ninguém batesse o segundo pênalti na intenção de provocar outra crise com a perda do segundo pênalti se de fato ele errasse, Abreu, ao pegar a bola, recebeu foi o apoio dos companheiros para bater de novo, devido a confiança que passa ao grupo.

A partir daí, o empate com a mesma cavadinha, mas para o lado dessa vez, fazendo parecer que Abreu errou o primeiro pênalti de propósito. Como se quisesse dar mais emoção ao jogo. Pois não se viu El Loco se abater ao perder o pênalti e se viu muito se engrandecer ao marcar o de empate. A virada era questão de tempo. Foi ele. Foi ele dentro de campo quem virou aquele jogo. Foi ele e seus *******, nossos *******, ******* de quem tem orgulho de ser botafoguense. De quem não tem medo das conseqüências, simplesmente por saber que faz a coisa certa, mesmo que a faça errado. De quem já estava de ******* cheios de ver o time ser prejudicado por todo tipo de sorte, alheias ou não.

Obrigado Loco Abreu. Obrigado por trazer de volta esse sentimento ao torcedor. Obrigado por encarnar o espírito botafoguense em tão pouco tempo, dando a impressão de que já te conhecemos como se fosse décadas de dedicação. Obrigado por trazer o Botafogo novamente às vistas de todos, da maneira que ele merece e não das que inventam para nos difamar.

Washington Sebastián Abreu Gallo. O verdadeiro Show do futebol.

O resto é só propaganda do concorrente.

[PS: Os asteriscos substituem uma expressão vernácula, não compatível com os preceitos da linha editorial de Mundo Botafogo, embora tenha por sinônimo as expressões ‘coragem’ e ‘ousadia’, e por antônimo as expressões ‘medroso’ e ‘covarde’.]

9 comentários:

Saulo Lessa disse...

Rui, já deu uma olhada no texto do colunista Valdomiro Neto do Lance...
"O LOCO QUE O POVO GOSTA"
Excelente!
http://blogs.lancenet.com.br/neto/2011/02/09/o-loco-que-o-povo-gosta-2/comment-page-1/#comment-719

Ruy Moura disse...

Não vi não, meu amigo. Hoje tive uma reunião desde manhã até às 14:00 para preparar a minha nova missão a São Tomé e Príncipe. Irei lá já. Obrigado.

Abraços Gloriosos!

Júlio disse...

Loco Abreu é o cara.

(Muito boa a indicação de Saulo Lessa)

Papagaio [BFR] disse...

Uns dos mellhores texto que já li sobre o Loco Abreu, vou divulgá-lo na redes sociais. Saudações Alvinegras !

Ruy Moura disse...

Júlio e Papagaio, por mais que a Flapress tente, não há uma única linha interessante a escrever sobre RG. Loco Abreu é o homem da semana em todo o lado. Aqui, ali, acolá, além, em toda a parte. O que ele está fazendo pelo Botafogo!

Abraços Gloriosos!

Papagaio [BFR] disse...

Exato, linha alguma !!!
Ainda que vire machete...

Aí, olha tu isso aqui.

http://papagaionet.blogspot.com/2011/02/midia-passa-dos-limites-exemplos-lance.html

Saudações Alvinegras !

Aqipossa Informativo disse...

É, Rui...

O resto é propaganda. E enganosa.

Salvem os Deuses do futebol por serem botafoguenses.

Obrigado e saudações.

Mauro Axlace

Ruy Moura disse...

É, Papagaio, o LANCE! está absolutamente esventrado do ponto de vista jornalístico. O jornalismo tão desejado e aclamado por tantos antigamente virou mentira, manipulação, bagunça, nojo. Os maus homens estragam tudo que de bom outros fazem.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Mauro, os jornalistas desonram-se todos os dias, a toda a hora. Não têm um pingo de senso, menos ainda de ética. E não há quem ponha termo a isto. Ah... é verdade, não se pode, por causa da democracia...

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...