sábado, 5 de março de 2011

Botafogo 4x2 Volta Redonda

Confesso que me impressiona assistir à equipa do Glorioso marcar no seu próprio estádio nos primeiros minutos e remeter-se à defesa, em vez de, no mínimo, gerir a posse de bola.

A cena já cansa no cenário habitual: um gol, neste caso dois, equipa recuada à defesa e explorando o contra-ataque no seu próprio campo e com vantagem de dois gols. Tomou dois, claro, e deixou o Volta Redonda empatar.

Com uma postura um pouco mais ofensiva no segundo tempo deu para marcar dois gols em 11 minutos e gerir o resto do jogo. Custa muito?...

Uma vez mais não gostei de um botafoguense ‘chuchando no dedo’, como fez Rodrigo Mancha. É, em minha opinião, uma cena de puro subdesenvolvimento. Ou alegaremos que estava homenageando o filhinho?...

Ao contrário, Alex comemorou enviando beijos pela câmera de filmagem e fazendo o símbolo do coração com as mãos. Muito bem, Alex!

Mas o momento do jogo é outro: Lucas recebendo dentro da área um lançamento magnífico de Bruno, podendo fazer gol porque ficou de frente para a baliza, e preferiu rolar para Alex, completamente sozinho, ampliar para 4x2. Só por essa atitude Lucas é para mim o homem do jogo. Essa cena devia ser repetida, repetida, repetida, estafadamente repetida em ‘vídeo tape’ aos atletas egoístas e narcísicos.

Lucas parece-me uma boa surpresa e vai vingar na equipa. Bem precisamos de atletas com cérebro desenvolvido.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 4x2 Volta Redonda
» Gols: Herrera (pen.) 4’, Caio 19’, Rodrigo Mancha 46’ e Alex 56’ (Botafogo); Jhonattann 22’ e Ávalos 41’ (Volta Redonda)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 05.03.2011
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’ (RJ)
» Público: 3.219 espectadores (2.520 pagantes)
» Renda: R$ 67.700,00.
» Arbitragem: Felipe Gomes da Silva; auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massarra dos Santos
» Disciplina: cartão amarelo – Márcio Azevedo, Rodrigo Mancha, Everton e Caio (Botafogo); Jonílson e Jhonattann (Volta Redonda); cartão vermelho – Léo Gonçalves e Gláuber (Volta Redonda)
» Botafogo: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Márcio Rosário e Márcio Azevedo; Rodrigo Mancha, Bruno, Everton (Arévalo) e Renato Cajá (Alex); Caio (Fabrício) e Herrera. Técnico: Joel Santana.
» Volta Redonda: Mauro; Serginho, Padovani, Ávalos e Fabinho (Tiago Costa); Jonílson, Léo Gonçalves, Jhonattann e Gláuber; Jean (Bruno Lança) e Pedro Henrique (Arthur). Técnico: Dario Lourenço.

9 comentários:

Leonel disse...

Eu compartilho sua opinião sobre o Lucas.
O problema é que "A Lenda", sempre que pode, mete o Alessandro pra "dar força" ao bom funcionário!
E acaba com os nervos da gente!
Saudações Alvinegras!

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

A partida só ficou mesmo fácil para o Botafogo após a expulsão de um jogador do Volta Redonda, no primeiro tempo. A equipe em alguns momentos perdia bolas fáceis no meio de campo, dando oportunidades absurdas ao adversário. No segundo tempo, melhorou o toque de bola e resolveu o match com facilidade.







Destaques para a boa atuação de Lucas pela direita e as defesas costumeiras e milagrosas de Jéfferson. Já o destaque negativo dou para Herrera. Fez o primeiro gol, de pênalti, e sumiu. Onde está o bom futebol do argentino, que sempre luta muito, mas desaparece nos confrontos? O futebol de Caio em muitos momentos também irrita o torcedor. Vive caindo, reclamando e se perdendo durante a partida. Volto a repetir que a equipe ainda sente muito a falta de Marcelo Mattos e Maicossuel. Ao menos Joel Santana tornou o time mais ofensivo, colocando o atacante Alex (que fez um gol) no segundo tempo.

Ruy Moura disse...

Leonel, creio que chegou a hora (já passou demais, aliás) de o treinador se oferecer ao Flamengo como adjunto do Luxemburgo. É urgente refrescar o ambiente em General Severiano.

Embora estejam por lá outros que focariam bem no Flamengo, como Anderson Barros, que até é cathartiforme. Em Portugal, quem gere o futebol de cada clube são profissionais adeptos do clube no qual desempenham funções.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Aurélkio, o Cai-Cai já me irrita há muito tempo. Ainda por cima ele se acha uma coisa do outro mundo, que não é.

O treinador fez como sempre: defesa, defesa e contra-ataque. A perder ou a empatar resolve emendar as suas asneiras, às vezes desequilibrando o time, como é típico dele. Ontem teve mais sorte, mas não me parece que saiba 'ler' corretamente os jogos. Além do seu narcisismo absolutamente irritante.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Obrigado, Leilane.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Prezado Rui,

Ontem fui ao Engenhão ver o time do Botafogo.
Lucas, sem dúvida, é um jovem promissor e é inacreditável que tenha ido para reserva de Alessandro. Durante grande parte do jogo, senão quase todo ele, foi a única opção de saída de jogo do Botafogo.
Cajá foi uma lástima, assim como quase todo o meio campo com exceção do Bruno que realmente tem alguma qualidade.
O lateral esquerdo, pelo que eu vi ontem, não tem condições de ser sequer reserva no Botafogo.
E o mais triste para mim foi ver o Volta Redonda envolvendo o Botafogo com um toque de bola apenas razoável mesmo com um jogador a menos.
Herrera que, sem dúvida, é um grande lutador não consegue, neste início de ano, ser mais do que isso.
E o Everton também não achei lá grande coisa. Foi melhor que o Cajá o que, porém, não quer significar grande coisa principalmente no jogo de ontem em que este não apenas jogou mal, mas pior, se omitiu e escondeu o jogo todo.
Será, se não melhorarem os jogadores que têm potencial para isso, um ano bem difícil.

Em tempo: Já pensou sobre a nova grande questão que se avizinha aqui no nosso futebol, qual seja: a licitação para as transmissões televisas e a possibilidade real de que o monopólio da Globo arrefeça? Parece que os grandes clubes não querem mudar nada, inclusive, infelizmente o nosso já que segundo se noticia já estão todos praticamente "acertados" com a rede Globo. Se já pensastes no assunto gostaria de conhecer sua sempre valiosa e importante opinião, máxime porque conheces a realidade daí do velho mundo melhor do que alguns (será que não seriam todos?) "jornalistas" daqui que não passam, em verdade, de palpiteiros em alguns assuntos.
abs alvinegros,
Guilherme

Ruy Moura disse...

Guilherme, estou absolutamente de acordo consigo.

Um treinador que seja dihno desse nome conhece a performance e o potencial de cada atleta. Não reconhecer o potencial de Lucas e muitas vezes vermos Alessandro e Fahel a titulares mostra como vão as coisas.

Os 'palpiteiros' de que fala são absolutamente incompetentes. Flamenguistas e incompetentes, desculpe o sinónimo.

Não pensei sobre o assunto que fala porque tenho tido pouco tempo e confesso que tenho pouca paciência para a Globo, o Flamengo, o exercício malabarístico de encontrarem boas exiubições no ronaldinho gaúcho, etc.

Em Portugal, por exemplo, a licitação existe e agora mesmo as transmissões vão mudar de dono.

Por cá também é muito grande o esforço de se privilegiar o Benfica, mas a coisa é mais disfarçada, menos inética e, sobretudo, não existe, nem em Portugal nem na Europa, uma cadeia televisiva com a força brutal da dominação que faz a Globo.

Em todo o caso, eu fujo das dominações da imprensa aí e aqui. Basta não ligar o botão da TV, não clicar na rádio do computador, nem comprar o jornal. Recebo diariamente resumos das notícias do Brasil e de Portugal pela Internt, escolho e jogo logo fora o que não quero. É o meu exercício de saúde matinal...

Abraços Gloriosos!

NRA disse...

Ainda bem que o Volta Redonda empatou ainda no primeiro tempo. Se tivesse empatado, por exemplo, na metade do segundo tempo era capaz de virar o jogo em cima de um Botafogo desesperado.

Ruy Moura disse...

Sim, NRA, admito que sim. Seria muito mais complicado. A equipa não teria estaleca psicológica para mudar o rumo dos acontecimentos.

O que fará a psicóloga no clube?

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...