O Botafogo sagrou-se tricampeão do Torneio Início do Campeonato Carioca de Futebol de 1963 (representado pelo seu quadro de juvenis) que decorreu no dia 23 de junho de 1963 no estádio do Maracanã e cuja renda ascendeu a Cr$ 3.141.732,00. Eis a campanha:
BOTAFOGO 0x0 PORTUGUESA [2x1 pen.]
» Grandes penalidades: Arlindo (2) (Botafogo); Luisão (Portuguesa)
» Árbitro: Guálter Gama de Castro
» Botafogo: Hélio Dias, Mura, Zé Carlos, Adevaldo e Dimas; Luiz Carlos Theodoro e Arlindo; Jairzinho, Roberto, Dedé e Othon.
» Portuguesa: Omar, Paulinho, Luisão, Reginaldo e Tião; Raul e Mário Breves; Zezinho, Guttemberg, Humberto e Zé Carlos.
BOTAFOGO 0x0 FLUMINENSE [3x0 pen.]
» Grandes penalidades: Arlindo (3)
» Árbitro: Guálter Gama de Castro
» Botafogo: Hélio Dias, Mura, Zé Carlos, Adevaldo e Dimas; Luiz Carlos Theodoro e Arlindo; Jairzinho, Roberto, Dedé e Othon.
» Fluminense: Márcio, Jorge, Zé Luís, Riva e Laurício; João Francisco e Tito; Edinho, Turcão, Evaldo e Vasco.
BOTAFOGO 1x0 CAMPO GRANDE (decisão)
» Gol: Jairzinho 28’ 1ºT
» Árbitro: Guálter Gama de Castro
» Botafogo: Hélio Dias, Mura, Zé Carlos, Adevaldo e Dimas; Luiz Carlos Theodoro e Arlindo; Jairzinho, Roberto, Dedé e Othon.
» Campo Grande: Edmar, Darci Santos, Viana, Brandãozinho e Paulo; Domingos e Décio Esteves; Adílson, Russo, Guaraci e Nodir.
Os tricampeões de 1963: 1. Hélio Dias de Oliveira; 4. – Maurício Pereira Barros ‘Mura’; 2.– José Carlos Gaspar Ferreira ‘Zé Carlos’; 3. Adevaldo Virgílio Netto; 6. Dimas Filgueiras Filho; 5. Luiz Carlos Theodoro da Silva; 8. Arlindo dos Santos Cruz; 7. Jair Ventura Filho ‘Jairzinho’; 9. Roberto Lopes de Miranda; 10. Eurípedes de Oliveira ‘Dedé’; 11. Othon Valentim Filho. Técnico: Egídio (Egydio) Landolfi ‘Paraguaio’.
Pesquisa de Pedro Varanda (colaborador do blogue Mundo Botafogo). Fonte: Jornal dos Sports.
6 comentários:
Por que será que acabaram com os torneios inícios?
Rui, você tem algo sobre a década de 30? Quando o Botafogo foi tetra campeão, estávamos em outra liga. Você tem informações sobre a diferença entre as Ligas? Canso de ouvir falarem que o nosso tetra campeonato não é legítimo.
Sei que a história não é bem essa que dizem. Alguma informação?
SAUDAÇÕES TETRA CAMPEÃS
Ao contrário, Mauro. O que existia no início da década era a AMEA – Associação Metropolitana de Esportes Athleticos. O Botafogo, o Flamengo, o Fluminense e o Vasco da Gama disputavam esta Liga em 1930. O Botafogo disputou-a em 1930, 1931, 1932, 1933 e 1934. No entanto, em 1933, o Flamengo, o Fluminense e o Vasco da Gama decidiram integrar uma nova Liga - Liga Carioca de Football - devido aos problemas relacionados ao amadorismo / profissionalismo. O Botafogo defendia o amadorismo e manteve-se na mesma Liga anterior. Os outros é que mudaram e disputaram outra Liga em 1933 e 1934, mas em 1935 o Vasco abandonou a LCF e tornou-se a juntar ao Botafogo, tendo-se fundado a Federação Metropolitana de Desportos que funcionou em 1935 e 1936. No ano seguinte, em 1937, houve a pacificação e fundou-se uma nova Liga com os quatro grandes. Portanto, o Botafogo manteve-se sempre na Liga original (AMEA) até à pacificação e o retorno, primeiro do Vasco e depois do Flamengo e do Fluminense, refundando-se nova Liga em 1937. Digamos que os títulos da LCF é que são 'piratas', não os do Botafogo que se manteve na Liga de início da década. Sabes que os invejosos são muitos, e os senhores do Fluminense, que são quem propala essa mentira que querem tornar verdade, é que ganharam Ligas 'piratas', não nós.
Abraços Gloriosos!
Disso tudo eu sei, Rui.
O que eu queria saber é se há em seu "blogue", já algo que mostre isso. Na verdade, sabemos que "contar histórias" todo mundo conta, mas baseá-las em fatos é que faz a diferença.
Pergunto em insistência, pois relendo um livro sobre a história do Futebol Carioca, me deparei com relatos detalhados que podem ser usados como embasamento e não apenas em "contar história".
Muitos (tricolores) acreditam realmente no que falam, pois parecem-lhes que seu tetra é superior ao nosso. Por essa conveniência, jamais se darão ao trabalho de investigar se é verdade ou não.
Em contra-partida, outros (botafoguenses) por não terem dados à mão, não são capazes de barganhar na discussão, alguns até mesmo desacreditando na legitimidade do tetra.
Gostaria de saber se posso escrever algo com base nestes dados encontrados no livro, citando o mesmo, para por fim nessa "historia contada" por quem não entende de história.
Saudações
Mauro, creio que não escrevi sobre isso, já que nunca senti necessidade de justificar o tetra. Vou aver«iguar quem terá pesquisa já desenvolvida sobre o assunto.
Abraços Gloriosos!
A explicação eh suficiente, pois eh baseada na leitura de fatos concretos e históricos publicados na imprensa.
Perfeito!
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário