Este campeonato carioca é fraco e, apesar disso, o Vasco da Gama tem várias derrotas, o Fluminense não se saiu bem connosco e os ´sucessos’ do Flamengo vivem à custa da mídia e das arbitragens em vários jogos (incluindo contra nós) e o Botafogo fez o seu décimo jogo no campeonato carioca mantendo-se invicto.
Isto serve para dizer quer, embora insatisfeito com as más atuações botafoguenses, ainda somos quem escapa melhor no meio da mediocridade futebolística, jornalística e federativa que tomou conta do futebol carioca.
O jogo contra o Americano saiu bem, porque pressionámos desde o início, marcámos cedo e mantivemo-nos ao ataque. Incrivelmente vi algum padrão de jogo, com transição de bola entre os setores, com a bola rolando no solo, com passes menos errados, com simplicidade e eficiência no aproveitamento das oportunidades.
O meio campo articulou-se e a chegada de Marcelo Mattos pode resultar em grande qualidade ao lado de Arévalo, Éverton e Rodrigo Mancha. Somália devia ser rapidamente negociado para outro clube e, em contrapartida, encontrar-se outro homem para o miolo do terreno, já que Maicosuel demorará nos catres dos médicos botafoguenses.
Não obstante, deve-se referir que as goleadas do Botafogo foram, até agora, sobre os piores classificados nos dois grupos da Taça Guanabara, não se podendo inferir muito desses resultados. E, apesar desta goleada, subsistem algumas questões:
» Importa saber se agora é para desenvolvermos um padrão de bom futebol ou mantermo-nos na retranca habitual ficando a dever à arte deste desporto e regressando à angústia do último quarto de hora de cada jogo.
» Há que dar especial atenção aos treinos de Herrera , Arévalo e Márcio Azevedo, porque os três me parecem ser úteis, mas estão há excessivo tempo fora de forma, apesar das melhorias.
» Pelo menos Alessandro, Marco Rosário e Somália não têm qualidade para continuarem a pertencer ao plantel botafoguense. Lucas substituído por Alessandro só pode significar uma de duas coisas: aberração do técnico ou intenção de poupança do lateral.
» Continuo a dizer, desde há meses, que a defesa é fraca (Antônio Carlos tomou dois gols no último jogo em que participou e Rosário já tomou alguns deles infantilmente) e que é necessário contratar gente, além do reforço do meio-campo.
» Caio não pode ser tratado como ‘filhinho’ do ‘papai’, mas também não pode ser bode expiatório; é certo que no último jogo nunca obedeceu a Joel e merecia as críticas, mas não se pode estar pegando sempre no pé dele, porque assim não rende – creio que a solução, se ele não faz o que deve, é não o escalar simplesmente, em vez de Joel gritar com ele o tempo todo, porque isso é ausência de profissionalismo.
» Lamento a marcação da (não) grande penalidade, porque gostaria de ver o Botafogo ganhar de 4x0 sem nenhum empurrão inicial; o zagueiro do Americano ia, efetivamente, de cotovelo no ar, mas não tocou em Loco Abreu nem o Uruguai fez qualquer menção acerca disso.
» Posso estar já muito influenciado por esta comunicação social sem nenhum profissionalismo, parcial e viperina, bem como pelas escandalosas arbitragens de juízes que não têm nenhuma vergonha na cara em ajudar ostensivamente os cathartiformes, mas a sensação que me fica desta (não) grande penalidade assinalada é que o árbitro quis branquear a (mais uma) vergonhosa atuação de Djalma Beltrami, que favoreceu debochadamente o Flamengo contra o Bangu, e até talvez antecipando-se a qualquer favorecimento no Flu x Fla de hoje – fazer um erro tão flagrante contra os ‘chorões’ é querer dizer que afinal os árbitros são ‘inocentes’ e erram para todas as partes, pelo que os benefícios perversos e depravados dessas arbitragens a favor dos cathartiformes são… ‘erros humanos’…
» Dizem as más-línguas que o Botafogo teve os melhores 45 minutos de jogo neste ano (fora o jogo contra o Fluminense) porque Joel Santana ausentou-se e o treino de sexta-feira foi conduzido por… Loco Abreu!
FICHA TÉCNICA
Botafogo 4x0 Americano
» Gols: Herrera (pen.) 13’ e 70’, Loco Abreu 27’ e João Filipe 50’
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 12.10.2011
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’ (RJ)
» Público: 2.946 pagantes (4.004 presentes)
» Renda: R$ 70.870,00
» Arbitragem: Leonardo Cavaleiro (RJ); assistentes: Ediney Mascarenhas (RJ) e Silbert Sisquim (RJ)
» Disciplina: cartão amarelo – Somália (Botafogo); Ayrton e Carlos Alberto (Americano)
» Botafogo: Jéfferson; Lucas (Alessandro), João Filipe, Márcio Rosário e Márcio Azevedo (Guilherme); Arévalo, Rodrigo Mancha, Somália (Caio) e Everton; Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.
» Americano: Jefferson; Ayrton (Felipe), Élson, Gustavo Breda e Carlos Alberto; Índio (Renan), Marciel, Flávio Medina e Gustavinho; Éberson e Diego (Léo Santos). Técnico: Toninho Andrade.
20 comentários:
Essa é a nossa diferença essencial sobre os burro-negros: honestidade. Eu achei que foi penalty, mas num blog do Botafogo o autor fica em dúvida e expõe sua opinião. Parabéns. Isso é ser Botafogo.
Boa noite.
Também não vi pênalti.
Retrospecto de Bota e Cano:
BOTAFOGO F.R. x AMERICANO F.C. (DE CAMPOS – RJ)
Total de jogos – 85
Vitórias do Botafogo – 52
Vitórias do Americano – 16
Empates – 17
Gols do Botafogo – 164
Gols do Americano – 73
1º Jogo – 05 / 09 / 1920 – Botafogo 5 a 3 (Amistoso), Campos.
Gols do Botafogo: Petiot (2), Neco (2) e Nilo.
Último – 12 / 03 / 2011 – Botafogo 4 a 0 (Camp. Carioca), Engenhão.
Gols: Herrera (2), sendo o primeiro de pênalti, Loco Abreu e João Filipe.
Maiores goleadas:
11 / 08 / 1976 – Botafogo 7 a 1 (Camp. Carioca), Maracanã.
Gols do Botafogo: Nílson Dias (3), Antônio Carlos (2), Carbone e Marcos Aurélio.
01 / 03 / 1993 – Botafogo 6 a 1 (Camp. Carioca), Caio Martins.
Gols do Botafogo: Eliel (3), Rogerinho, Perivaldo e Sandro Silva.
Agora jogaremos contra o clube da Colina. Nunca vecemos o CRVG no Engenhão, e tomamos um sacode, porém posteriormente fomos campeões do Rio de Janeiro.
25-05-2008- 1 x 1 Vasco-RJ (Camp. Brasileiro).
24-01-2010- 0 x 6 Vasco-RJ (Camp. Carioca).
30-05-2010- 1 x 1 Vasco-RJ (Camp. Brasileiro).
22-09-2010- 2 x 2 Vasco-RJ (Camp. Brasileiro).
BOTAFOGO F.R. x C.R. VASCO DA GAMA
Total de jogos – 316
Vitórias do Botafogo – 82
Vitórias do Vasco – 138
Empates – 96
Gols do Botafogo – 424
Gols do Vasco – 504
1º Jogo:
BOTAFOGO 1 x 3 VASCO
Data: 22 / 04 / 1923
Local: General Severiano, Rio de Janeiro
Árbitro: Virgílio Fedrighi
Competição: Campeonato Carioca
Gols: Mingote e Nilo (1° tempo); Paschoal e Cecy (2° tempo
Botafogo: Casemiro, Mário Braga e Waldemar Teixeira; Baby Rodrigues, Caruso e Lagreca; Leite de Castro, Bolívar, Nilo, Fred e Maciel
Vasco: Nélson, Leitão e Cláudio; Adão, Claudionor “Bolão” e Arthur; Mingote, Paschoal, Torterolli, Cecy e Negrito
Fonte: A Noite
Último – 22 / 09 / 2010 – Empate 2 a 2 (Camp. Brasileiro), Engenhão.
Gols: Ramon e Éder Luís p/o Vasco; Herrera e Loco Abreu (de pênalti) p/o Botafogo.
Maiores goleadas:
11 / 06 / 1958 – Botafogo 5 a 0 (Torneio João Teixeira de Carvalho), Gal. Severiano.
Gols: Quarentinha (2), Paulinho Valentim, Garrinchinha e Rossi.
Obs: Não confundir Garrinchinha (José Domingos Lopes de Mattos) com Garrincha (Manoel dos Santos)
29 / 04 / 2001 – Vasco 7 a 0 (Camp. Carioca), Maracanã.
As decisões:
1ª. 12 / 12 / 1948 – Botafogo 3 a 1 (Camp. Carioca), Gal. Severiano.
Gols do Botafogo: Paraguaio, Braguinha e Octávio.
Gol do Vasco: Ávila (contra).
2ª. 05 / 09 / 1965 – Vasco 2 a 0 (Taça Guanabara), Maracanã.
Gols: Oldair e Paulistinha (contra).
3ª. 27 / 03 / 1966 – Botafogo 3 a 0 (Torneio Rio-São Paulo), Maracanã.
Gols: Jairzinho (2) e Parada.
4ª. 09 / 06 / 1968 – Botafogo 4 a 0 (Camp. Carioca), Maracanã.
Gols: Roberto, Rogério, Jairzinho e Gérson.
5ª. 29 / 07 / 1990 – Botafogo 1 a 0 (Camp. Carioca), Maracanã.
Gol: Carlos Alberto Dias.
6ª. 14 / 07 / 1996 – Botafogo 2 a 0 (Copa Rio-Brasília), Mané Garrincha (DF)
Gols: Túlio e Bentinho.
7ª. 30 / 03 / 1997 – Botafogo 1 a 0 (Camp. Carioca – Taça GB), Maracanã.
Gol: Gonçalves (Botafogo campeão da Taça Guanabara).
8ª. 08 / 07 / 1997 – Botafogo 1 a 0 (Camp. Carioca), Maracanã.
Gol: Dimba.
9ª. 21 / 02 / 2010 – Botafogo 2 a 0 (Camp. Carioca – Taça GB), Maracanã.
Gols: Fábio Ferreira e Loco Abreu (Botafogo bicampeão da Taça Guanabara – 2009-2010).
Jogadores do Botafogo F.R. que mais fizeram gols no C.R. Vasco da Gama:
1° Quarentinha, 17 gols (1954 a 1956 e 1957 a 1964).
2° Túlio ‘Maravilha’, 12 gols (1994 a 1996, 1998 e 2000).
Jairzinho, 12 gols (1962 a 1974 e 1981).
4° Octávio Moraes, 11 gols (1943 a 1952).
Saudações Alvinegras,
Pedro Varanda.
Pra mim também não foi penalti... e o jogo foi muito fraco tecnicamente... salvo sobre alguns bons passes do time do Bota.
Eu estava na rua hoje a tarde pouco antes do horário de inicio do jogo e vi alguns botafoguenses indo ao estádio... e aí eu pensei: "porque eu não vou também?" Quando cheguei em casa e vi hoje eu pensei "Não dá coragem para sair de casa para ver Botafogo e Americano"... salvo sob raras exceções jogos entre grandes e pequenos geralmente tem baixo nível técnico... agora, o próximo jogo da Copa do Brasil a torcida tem que comparecer para enpurrar o time.
Herrera e Loco Abreu se movimentaram bem e mereceram os gols, assim como Everton correu em ambos os lados do campo, municiando o ataque com competência. A goleada não pode mascarar ainda alguns defeitos da equipe, como quando em alguns momentos dá muito espaço ao adversário, mas isto diminuiu bastante, em relação às outras partidas. Se jogar com esta postura contra o Vasco, no domingo que vem, tem tudo para conseguir uma vitória. Com a volta certa de Marcelo Mattos na próxima partida, o meio de campo vai ganhar qualidade na saída de bola e na marcação
A rigor, só pelas imagens da TV, realmente não se sabe se o Abreu foi mesmo empurrado ou se só foi tocado e jogou o corpo para a frente.
Mas, antes disso o Botafogo já começava a tomar conta do jogo. O Somália perdeu cara a cara com o goleiro um pouco antes. Bola certa no pé errado!
No segundo tempo, "a lendia" aprontou, colocando seu ídolo Alessandro! Por coincidência, antes de ser substituído, Lucas meteu aquela bola para o gol do Herrera, só para mostrar o absurdo da substituição!
Saudações Alvinegras!
Pois é, Anónimo, botafoguense tem um perfil oposto a flamenguista... (rs)
Abraços Gloriosos!
Ora, a 'Enciclopédia' do futebol botafoguense, Pedro Varanda, fazendo novamente as delícias dos 'leitores estatísticos'!
Obrigado, Pedro. Abraços Gloriosos!
É verdade, Júlio. Geralmente os jogos contra equipas 'pequenas' não são galvanizadores. Mas face ao que o BFR tem jogado, diria que a partida desta noite foi bastante boa.
Na Copa Brasil penso que devemos ir ao estádio. Eu priorizaria a Copa.
Abraços Gloriosos!
Concordo inteiramente, Aurélio. E talvez o Renato Cajá não esteja fazendo falta... O que falta é alguém melhor do que ele...
Abraços Gloriosos!
Leonel, eu vi e revi o lance, e o nosso adversário ia com o cotovelo armado, mas não chegou sequer a tocar em Loco ABreu. Aliás, o Loco não manifestou nenhuma reação, coisa que até fizera numa jogada anteriormente, abrindo os braços. Cá para mim foi mais uma jogada do apito para branquear os escândalos que se passam com os cathartiformes, isto é, erro propositado para branquear a arbitragem do jogo contra o Bangu e, provavelmente, o que se poderá passar contra o Fluminense.
É certo que o BFR dominava o jogo e assumiu uma postura bem diferente da habitual.
A 'Lêndea' substituiu o Lucas para o poupar para o próximo jogo, coitado... (rs)
Abraços Gloriosos!
RUI,
na juventude cometí um pelaty desse tipo, pois desloquei o adversário com um leve toque em suas costas e me sentí mal.
fiquei com a impressão de não penalty, mas depois vendo outros ângulos, vejo que o loco passa do tempo de bola, face o lateral ter usado seu antebraço e o ter deslocado, algo semelhante ao gol do maurício deslocando o leonardo.
não gosto de ser favorecido e detesto ser prejudicado e a melhor prova da existência do penalty é o fatp do lateral não ter reclamado, por ocasião de ter tomado o cartão amarelo, pois sabia que havia deslocado o loco.
o juíz foi rigoroso ?
sim, mas se fundamentou em algo que de fato ocorreu.
a diferença é que se tivesse ocorrido com o flamengo, esse melindre de debatermos se houve ou não, jamais iria ocorrer, pois fatos consumados a seu favoe, são fatos encerrados.
abraços,
Lscunha
Rui. Alguns pontos podem ser destacados no jogo de ontem:
1- O Americano é muito pior do que o Nova Iguaçu que também só toca e não chuta em gol.
2- Marcamos mais na intermediária adversária.
3- A movimentação do Everton propicia e ele receber bolas no meio de campo. Abre melhores espaços para o M. Azevedo também receber. Diminuem os chutões.
4- O Americano marcou muito atrás. Permitiu subidas dos zagueiros alvinegros. Menos chutões.
5- Pegamos vários rebotes ofensivos ( coisa que não acontecia desde o jogo contra o Flu ou muito antes).
6- Roubamos mais bolas no meio de campo ( Rodrigo Mancha e Somália) e próximo a nossa área ( Arévalo). Ai tinhamos sempre a possibilidade de sairmos com o M.Azevedo e o Lucas e Everton que se posiciona bem para receber os passes o que não ocorre com o Herrera e o Loco. Recebem sempre de costas para o adversário . O Everton rebe muitas bolas já em progressão.
7- Agora esta é para você Rui. Conte o número de bolas que o Somália retoma, quantas bolas passam no meio de campo e que ele sempre participa. Ou cercando, fazendo falta, roubando. Agora querer que ele seja meia armador é difícil. Você viu que os ataques não foram pelo lado do M.Azevedo. Porquê o Somália cobria aquele lado. Já o Lucas não recebia cobertura do Arévalo ou R. Mancha. Estou esperando o Arévalo me convencer. Outras observções ainda cabem mas não quero ser chato. Abraços. Loris
Amigo Luiz, é daqueles lances que podem ser duvidosos, mas efetivamente não vi nenhuma deslocação, e o Loco Abreu ficou surpreendido com a grande penalidade. Em jogada anterior ele tinha reclamado penalty por encosto, mas não foi. No penalty não houve nenhuma reclamação dele. O zagueiro pode não ter reclamado porque ele sabia que levava o cotovelo no ar, mas não se concretizou a intenção.
Em todo o caso, claro, ficamos com as nossas percepções. A minha é de que há ali compensação ao escandaloso Beltrami no jogo do Bangu. Não é a primeira vez que depois de favorecimentos escandalosos aos cathartiformes, os árbitros resolver dar mancadas favorecendo o Botafogo - e os ciomentaristas aproveitam logo para escurecer o nosso nome e branquear os árbitros cathartiformes. A subtileza cresce...
Abraços Gloriosos!
Nada chato, Loris, pelo contrário: excelentes observações. A marcação adiantada, a sroubadas d ebola a meio campo e um maior acerto de passes resultam em goleada. Porque será?... Será que com tantos anos de vida o Joel não aprendeu ainda que essas coisas se treinam e que o treino tático é absolutamente essencial - e que as melhoras aparecem rapidamente?
Eu vejo o Somália participando em muito coisa - muito MAL. Rouba bolas e entrega ao adversário, cerca e descerca, chute a gol é mentira, e quando chuta faz como ontem - que até eu marcava o gol de barriga... Como não é armador e há laterais melhores do que ele no BFR, então ele não tem lugar - é a minha convicção.
Se forem bem treinados, o Arévalo, o Herrera e o Márcio Azevedo têm muito por onde melhorar, mas confesso que já não acredito em acrescentos de Joel Santana.
Em um ano quais são as progressões individuais? Herrera é melhor? Loco é melhor? Caio é melhor? Alessandro é melhor? Antônio Carlos é melhor? Arévalo já acertou? Márcio Azevedo já acertou? Enfim, poderia continua as perguntas e a receber rotundos 'não'.
Confesso que desejo a saída de Joel e que aparecesse um terinador que tenha aprendido algo na Europa no que respeita a treino intenso com bola e treino tático. É isso que torna o futebol europeu melhor do que a mera gestão de qualidades técnicas mal exploradas taticamente por treinadores obsoletos na atualidade.
Abraços Gloriosos!
Pênalti ou não - eu acho que houve, pois vi um leve deslocamento com o antebraço e ainda tenho a impressão (estranho ninguém comentar)de que o zagueiro usou o braço na sequência da jogada, depois do apito, já na linha do gol. O fato é que muito raramente marca-se esse tipo de falta a favor do Botafogo. O Rui tem razão: só foi marcado para minimizar a grande roubalheira que tem ajudado o Flamengo e gerar comentários na imprensa com frases do tipo "erros ocorrem para todos".
Para mim o diferencial desse jogo foi um maior empenho na marcação, vontade de recuperar a bola desde os atacantes. Também tivemos uma melhor saída de jogo com os alas e Everton e melhor aproveitamento das conclusões a gol. Ou seja, não adianta entrar com um monte de volantes e zagueiros e ficar assistindo o adversário tocar a bola; de nada serve dar chutão prá frente e é preciso criar oportunidades e não errar tanto nas conclusões.
Neste Carioca, embora distante de nossas tradições gloriosas, não estamos devendo nada aos nossos principais adversários
Impecável, IBR: à parte eu considerar que não houve penalty, a haver foi marcado pelas razões que enunciou [penso que na linha de meta o contato foi entre o Loco e o goleiro].
Também é impecável a sua análise: concordo inteiramente.
E continuamos a ganhar, não estamnos envergonhando. O único problema é que o sofrimento é sempre muito, o time não cresce e neste ritmo não ganhará a Copa do Brasil nem uma boa colocação no campeonato brasileiro. Eu desejava que a equipa se estivesse preparando para 'voar' nos jogos decisivos da Copa do Brasil e, mais tarde, da Copa Sul-Americana.
Abraços Gloriosos!
Assisti ao jogo duas vezes na primeira vez asistindo pelo pfc time a impressão de que realmente o jogador do Americano não havia cometido o penalti mas assistindo hoje de manhã pelo sportv vi que o jogador que marcava o Loco realmente encosta nele e inclusive dá um empurrãozinho por isso penalti o jogo vai reprisar hoje pelo pfc no canal 141 ás 20:30 deêm uma olhada e tirem suas conclusões
Ivosc, obrigado pela nota. Em qualquer caso, o nosso amigo IBR tem razão: penalty ou não, se fosse contra o Flamengo não marcariam; se fosse a favor marcariam - logo, não é penalty, é instrumento de oportunidade consoante o clube... (rs)
Abraços Gloriosos!
Caro Rui. AAqui no Brasil não encontraremos o que você deseja de treinadores. A maioria são ex-jogadores e com pouco conhecimento do que é aramar taticamente um time de futebol. Aqui ainda se pensa que ser craque é herança genética. Ainda sobre o Somália. Não se poderia fazer o mesmo treinamento que nós gostaríamos com ele até o meio de campo como você sugere com os outros tres? Ah! sim . O passe para o gol do Loco, passe longo, foi dele. Loris.
Ah, Loris... É esse o meu grande óbice quando vejo futebol brasileiro. Na verdade, para ser completamente franco, não redconheço um único treinador atuqlamente no Brasil que eu sinta que seja capaz. O melhor aparentemente é o Muricy, mas na verdade ele é horrível, os seus times jogam horrivelmente mal e ele só ganha porque é realmente muito trabalhador, persistente e retranqueiro.
O Luxemburgo, o Parreira, o Felipão, já deram o que tinham a dar. Os outros, quase todos ex-jogadores, sem formação e sem atualização futebolística ao nível de treino são horrendos. Os melhores são horrendos: Hélio dos Anjos, Roth, Cuca, Tite, PC Gusmão, etc., etc., etc.
Na verdade, só gosto d eum treinador no Brasil: Dorival Júnior. Devia ser o nosso treinador.
Na Europa os treinadores est~ºao permanentemente a reciclarem-se. Ainda agora o ex-treinador do Sporting - embora mediano - recusou treinar um clube da 1ª divisão porque vai fazer um ano sabático em cursos na Europa. O Joel não aprende nada há quanto tempo?!... Ou melhor: ele já fez algum curso alguma vez?...
Enquanto no Brasil se vive da técnica de jogadores medianos (porque os melhores 'voam' para outras paragens), na Europa vive-se da tática, que explora e desenvolve a técnica de cada jogador. Cada vez fico mais triste vendo futebol brasileiro: quem o viu, quem o vê...
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário