O Sporting Clube de Portugal participou no I Mundialito de Clubes de Futebol de Praia, realizado na Represa de Guarapiranga, em São Paulo.
Privado do seu fabuloso craque Madjer, provavelmente o melhor jogador do mundo, que se encontrava contundido, o Sporting iniciou a competição sob o signo do azar, perdendo os três primeiros jogos.
Apesar de não ter merecido perder os jogos contra o Corinthians, que venceu os sportinguistas de virada, e o Lokomotiv, que vencendo por 4x0 permitiu ao Sporting chegar ao empate, a equipa portuguesa precisava de vencer o Santos no último jogo do seu grupo para se classificar às quartas-de-final.
Jogando categoricamente, o Sporting bateu inapelavelmente o Santos por 5x0 e passou às quartas-de-final como 4º classificado do seu grupo, defrontando o vencedor do Grupo B, o Barcelona.
26.03.2011
Sporting 2x4 Vasco da Gama
Gols Sporting: Fernando DDI e Belchior
Texto e pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
Dispondo de Madjer, parcialmente recuperado, o Sporting abateu o super-favorito Barcelona por 8x1 e passou às semifinais da competição.
Na semifinal, num jogo emocionante, o Sporting bateu por 5x4 o Lokomotiv, 1º classificado do Grupo A, e classificou-se para a finalíssima contra o Vasco da Gama, perdendo a final por 4x2.
Eis a campanha do Sporting:
Fase de Grupo
19.03.2011:
Sporting 3x4 Corinthians (Brasil)
Gols Sporting: Fernando DDI, Belchior e Sagan
21.03.2011:
Sporting 0x4 Seattle Sounders (América)
Gols Sporting: -
22.03.2011:
Sporting 4x5 Lokomotiv (Rússia)
Gols Sporting: Fernando DDI, Sagan, Michele Leghissa e Alan
23.03.2011:
Sporting 5x0 Santos (Brasil)
Gols Sporting: Fernando DDI (3) e Belchior (2)
Quartas-de-Final
24.03.2011
Sporting 8x1 Barcelona (Espanha)
Gols Sporting: Fernando DDI (3), Alan (2), Madjer, Sagan e Coro
Semifinal
25.03.2011
Sporting 5x4 Lokomotiv (Rússia)
Gols Sporting: Alan (2), Fernando DDI, Belchior e Bruno Xavier
Final
Sporting 5x4 Lokomotiv (Rússia)
Gols Sporting: Alan (2), Fernando DDI, Belchior e Bruno Xavier
Final
26.03.2011
Sporting 2x4 Vasco da Gama
Gols Sporting: Fernando DDI e Belchior
Texto e pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
2 comentários:
Caríssimo Rui Moura!
Em Poste anterior pude ler um pouco da história que constastes do Sporting.
Fiquei super fã em saber do quanto esse Clube valoriza seu departamento amador.
Antes de ter esse conhecimento que venho adquirindo através do seu Blog - Por sinal maravilhoso - eu era admirado do Porto. Mas agora me considero mais um sportinguista, com a sua permissão...
Parabéns pelo Maravilhoso Blog e que Deus lhe proteja hoje e sempre...
Grande abraço e Saudações Gloriosas...
Gonçalves...
Obrigado pela sua preferência e elogios, Gonçalves.
O Sporting é realmente um clube notável, especialmente tendo em consideração que representa um país pequeno de onze milhões de habitantes, um milhão dos quais são emigrantes europeus, africanos e sul-americanos.
É o clube de futebol com mais medalhas olímpicas em todas as modalidades e o 3º clube do mundo com mais títulos continentais e mundiais em todas as modalidades, atrás apenas de Barcelona e Real Madrid. Tem 300 filiais em todo o mundo. No futebol, que atravessa uma crise oriunda de problemas financeiros (como é típico atualmente), tem uma das três mais importantes academias do mundo e todos os últimos craques nacionais sairam dessa academia: Cristiano Ronaldo, Nani, Simão, Hugo Viana, João Moutinho, Miguel Veloso. E já estão a jogar outros craques vindos da base. O problema é encontrar uma gestão realmente eficiente, ambiciosa esportivamente e engenhosa para suprir as dívidas.
O Sporting - olhando as diversas modalidades - é quase a nação portuguesa. Comparativamente: 1) o Porto é o Vasco da Gama, rotulado de ser do 'norte' como o Vasco é rotulado de ser 'português', com um presidente que é uma espécie de Eurico Miranda (para muito melhor, já que projetou o futebol do Porto no mundo), que influencia m uito nos bastidores, sendo o clube português com mais títulos internacionais no futebol, tal como o Vasco da Gama (entre os clubes do Rio); o Belenenses é o Fluminense, elitista, clube dos endinheirados do chique bairro de Belém, cujo nome do estádio é o do antigo Presidente fascista de Portugal; 3) O Benfica é o Flamengo, com uma grande torcida, com uma mídia quase tão idiota como a do Rio promovendo o clube acada passo e inventando notícias sobre ele todos os dias, e tem a preferência das arbitragens, que às vezes se inclinam tam,bém para o Porto... Torcidas?... Bem, a do Sporting nunca esteve envolvida em vandalismo e retaliações. A do Porto apedreja ônibus do Benfica, a do Benfica apedreja o do Porto; na autovia quando vão jogar a casa um do outro destroem instalações públicas pelo caminho e no estádio é sempre pancadaria com a polícia em jogos entre eles.
Dos três últimos títulos ganhos pelo Benfica: um, o árbitro assinalou escandalosamente uma grande penalidade que ninguém viu, o Benfica levou a Taça da Liga e o árbitro pediu desculpas no dia seguinte...; dois, Luisão empurrou o goleiro botafoguense tal e qual o tricolor de 1971 fez ao nosso goleiro botafoguense e ganhou o campeonato nacional; três, a Federação encontrou maneira de não julgar Hulk e Sapunaru por suposta agressão no túnel em jogo entre eles durante tr~es meses, mantendo os dois jogadores suspensos entretanto - uma verdadeira vergonha que facilitou enormemente que o Benfica fosse campeão nacional o ano passado. A sua torcida só não é de favela porque em Portugal não há favelas, senão... É Flamengo chapado.
Já viu a felicidade que tenho de ser adepto de dois clubes com a qualidade humana do Botafogo e do Sporting?...
Então, seja bem vindo ao clube grande mais ético e eclético de Portugal! (rs)
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário