Seja bem-vindo ao Botafogo de Futebol e Regatas, Caio Júnior. Permita-me três breves comentários:
1. Leia a gloriosa história do Botafogo de Futebol e Regatas. Temos mais de 30 livros publicados, e eu aconselho, de início, os seguintes: 21 depois de 21, de Paulo Marcelo Sampaio e Rafael Casé (2010); Botafogo — entre o céu e o inferno, de Sérgio Augusto (2004); Botafogo, o Glorioso — Uma história em branco e preto, de Braz Pepe, Luiz Mendonça e Ney Oscar Carvalho (1996).
2. Faça do treino tático, da jogada ensaiada, da escalação de jogadores no seu lugar próprio, um lema diário. Não faça ‘invenção’; opte pela ‘inovação’.
3. Sem ondas nem lendas. Bom trabalho e boa sorte!
20 comentários:
Prezado Rui, em síntese:
1) Aprendizado;
2) Profissionalismo;
3) Responsabilidade.
SA, BillGF
Muito bom Rui, seus conselhos de boas vindas. Loris
Rui. Leia o texto no Aqipossa sobre Existo, logo penso. abraços. Loris
LNET! - O Botafogo tem o uruguaio Loco Abreu como maior ídolo atual. É um jogador que tem um estilo diferente e não se entendeu bem com Joel Santana...
Caio Jr. - Eu admiro muito ele. Ele é diferenciado. Tem personalidade e liderança e gosto deste perfil. Me dei bem com todos os jogadores assim. Basta entender bem as qualidades de cada um, desde que haja um repeito recíproco. A estrela tem que ser o jogador. O treinador precisa ser humilde e reconhecer isso. A minha vaidade passa por ganhar o jogo, só isso. Sou um treinador aglutinador. Quero que os jogadores brilhem".
Depois, para o Extra Online, falando de como gosta de armar os seus times:
"- Talvez por eu ter sido atacante, gosto que meus times busquem sempre o gol".
Ele sabe exatamente onde está pisando...
A recente declaração do Everton também foi ótima:"Não é tão BRINCALHÃO quanto o Joel, mas muito TRABALHADOR e vencedor."
Nem mais, amigo. A sua síntese inteligente traduz bem o que eu quis dizer.
Abraços Gloriosos!
Loris, ele diz-se muito motivado. É um sinal positivo. Há companheiros nossos que o avaliam bem. Esperemos que seja realmente bom, porque estamos carecidos de 'jogar futebol'.
Sim, vou ler o Mauro.
Abraços Gloriosos!
Saulo, neste momento receio que não haja reforços na zaga. Se falta um titular estamos liquidados, e o treinador deve identificar que além de Antônio Carlos e Fábio Ferreira os outros inexistem. É o puior setor que temos, e não vejo ninguém identificar isso como um problema real. Leio apenas que é necessário reforços nas laterais, no meio campo e no ataque. Mas a defesa é que toma gols bobos...
Abraços Gloriosos
Mudando de assunto, aLguém sabe o que vai acontecer dia 7 ?!?!
http://www.youtube.com/BOTAFOGOFRoficial
IRMÃO RUI - COMO VOCÊ MESMO DIZ QUE SEMPRE ESTOU ONDE ACONTECEM OS FATOS VAMOS A MAIS UM. CAIO JUNIOR FOI MEU JOGADOR NO CASCAVEL DO PARANÁ NA DECADA DE 80.DE FAMÍLIA TRADICIONAL E VOCAÇÃO PROFISSIONAL EXEMPLAR, SEMPRE FOI CONSIDERADO DIFERENCIADO POR TODOS.POSIÇÕES FIRMES, ESTUDADO, CONVICTO DE SUAS POSIÇÕES JÁ MANIFESTAVA NAQUELA ÉPOCA SEU DESEJO DE SER TREINADOR.ACREDITO QUE SUAS PASSAGENS PELO PARANÁ, FLAMENGO E PALMEIRAS TENHAM DEMONSTRADO SUA CAPACIDADE.PORÉM NÃO PODEMOS QUERER COBRAR DELE NESSE MOMENTO NADA ALÉM DE DEDICAÇÃO POIS ESTAMOS TOTALMENTE ESFACELADOS.MAS PODE TER CERTEZA DE QUE TRABALHO E FORÇA DE VONTADE NÃO FALTARÁ AO BRILHANTE E JOVEM TREINADOR E AMIGO.
ANTES DO FIM DE SEMANA LHE MANDAREI UMA FOTO DESSA ÉPOCA DO CASCAVEL
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS GLORIOSAS
MARCOS VENICIUS
O negócio é o seguinte: saiu o Papai Joel e entrou o filho do Caio (ainda bem que não veio o Adilson Batista).
Abraços,
MarcelÃo
Não sou a favor de troca-troca de técnicos, mas acho que só a saída do Joel já melhorou alguma coisa!
Agora, se o Caio Jr. tiver um mínimo de bom senso (e parece que tem!) vai melhorar bastante!
Atualmente, nosso problema é que tem mais gente na fisioterapia do que no gramado!
Uma hora isso tem que mudar e aí vão precisar de muita garfada para nos segurar!
Ih! Fui demais!
É a euforia por estar livre da "lêndia"!
Saudações Alvinegras!
NRA, eu sei! Dia 7 à noite embarco para o continente africano para mais uma missão... (rs)
Abraços Gloriosos!
Que belas palavras, irmão Marcos. Ditas por si dão-me muito mais confiança e alegria. Precisamos de alguém muito trabalhor, sério, dedicado, moderno e jovem. Espero que ele seja o nosso homem!
Fico esperando a foto para publicar algo sobre ele. Quer fazer um artigo sobre isso?
Abraços Gloriosos!
Não entendi, Marcelão. Há algo que o Marcelão sabe e eu não.
Porque é que prefere o Caio ao Adílson? (curiosidade masculina... rs...)
Abraços Gloriosos!
Rsrsrs... O Leonel está em excelente forma literária!... Que prosa, amigo!...
Também não gosto de troca-troca, mas o Joel estava esgotado. Ele percebeu isso... Emocionalmente foi duro para ele, mas ele percebeu, pelo lado menos desejado, o seu esgotamento - embora não o possa revelar.
Há meses escrevi um artigo intitulado "Joel morreu!". Depois recolhi-me para não andar a bater no ceguinho a torto e a direito, porque muita crítica igual acaba sempre por se chegar a situações de ataques inéticos e injustos, mas na verdade continuo a pensar que 'Joel morreu'. Parece-me, sinceramente, que o seu tempo passou. Ele nada sabe de treinos e táticas modernos. Segundo alguns companheiros nossos, parece que o Caio sabe, ou esforça-se por saber.
Abraços Gloriosos!
Caio é um técnico do século XXI. Há muito simbolismo por exemplo no fato dele usar o computador para estudar táticas, vídeos, participar de simpósios sobre treinamento no futebol etc.
Joel é um técnico dos anos 80-90, na pior concepção desta idéia. Nada estuda, não procura se aprimorar, faz questão de se esgoelar feito um louco destemperado, arruma briga com o juiz, com jogadores e tenta cooptar a imprensa (que deve ser ISENTA) com pseudo-piadinhas estúpidas e totalmente sem-graça. E o pior, recebe a benção desta parte da imprensa, que isenta-se de questioná-lo como se tivesse pena de Joel.
Caio vai fazer um bom trabalho pelo simples fato de que usa sua inteligência a favor do esporte, em vez de tentar usar uma pseudo-boemia que não cabe na nossa época atual.
Eu gosto dessa imagem que o Aurélio faz do Caio. Eu juro que desejo que tenha 100% de razão em cima de 100% multiplicado por 100%.
Um treinador hoje tem que se atualizar constantemente, ir a simpósios, frequentar formação, adotar novos métodos de treino e de preparação física.
Os anos do Joel já eram - estamos num tempo que m udou muitíssimo nos últimos dez anos. Mourinho e Guardiola são o topo do simbolismo dos treinadores do século XXI.
Em termos de forma o Caio é razoavelmente moderno, espero que o seja ainda mais em termos de conteúdo.
Abraços Gloriosos!
Rui:
O Adilson saiu mal do Cruzeiro, do Corinthians ano passado e do Santos este ano.
Além disso, parece que não é um cara que tem um papo muito fácil com os jogadores. É um pouco "bronco". E isso não é bom num elenco que tem alguns jogadores que conseguem "raciocinar" (Loco Abreu, Marcelo Mattos, Jefferson, etc).
O Caio Junior (filho do Caio) é um mauricinho (no bom sentido), não tem muito a ver com o Botafogo. Mas me parece um cara mais inteligente; de mais diálogo. Vamos ver... Vamos ver... Acho que pode dar certo.
Abraços,
Marcelão
Marcelão, sei que o Adílson não tem saído muito bem, mas pelo menos no Cruzeiro a torcida dividia-se: muitos gostavam dele. Mas se é realmente bronco como diz é preferível o Caio Jr.
Também acho que o Caio não tem a ver connosco. Parece moderno e talvez seja um sucesso no nosso clube - tomara que sim! - mas não tem a nossa cara, não. O Dorival Júnior tem mais...
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário