O Jornal do Brasil, de 09.08.1984, noticia a conquista do Torneio de Genebra com o seguinte texto:
“Genebra – Depois de amargar 15 anos de fracassos e jejum de títulos importantes, a torcida do Botafogo tem agora motivos para festejar uma conquista de expressão, que de certa forma resgata o prestígio do clube principalmente no mercado europeu: o Botafogo conquistou ontem o Torneio de Genéve. O título surgiu num gol do novato Paulo Guilherme, marcado de cabeça na alta zaga do Éverton, da Inglaterra, no Estádio de Charmilles.
O Éverton dominou o primeiro tempo, impondo um sistema de marcação eficiente, baseado em ótimo estado atlético, com vigilância individual sobre o meio-de-campo botafoguense. A defesa brasileira resistiu aos perigosos ataques aéreos dos ingleses, numa atuação das mais seguras dos zagueiros de área do Botafogo. No segundo tempo, impressionando pela velocidade no toque de bola, o time brasileiro superou o adversário.
Passou a tocar a bola com rapidez, impedindo que a marcação inglesa fosse tão eficiente como tinha sido no primeiro, e conseguiu manter a situação sob domínio até aos 40 minutos, quando surgiu o gol. Berg bateu um córner com perfeição e Paulo Guilherme, que tem ótima impulsão, cabeceou com força e sem defesa para o goleiro inglês. Não havia sequer tempo para o Everton reagir e o time brasileiro, com autoridade de campeão, deixou o campo sob aplausos dos suíços, que viram na preliminar uma nova derrota do Servette: 2 a 1 para o Paris Saint-Germain.
O Botafogo jogou com Paulo Sérgio, Josimar, Osvaldo, Paulo Guilherme e Vagner; Ademir, Ataíde e Berg; Robertinho, Baltasar e Helinho. O Éverton: Southall, Harper, Hatcliff, Montfield e Bailey; Heath, Reid e Stven; Richardson, Sheedy (Marshall) e Curran. O Botafogo volta ao Rio na sexta-feira, desembarcando por volta das 6 horas no Aeroporto Internacional do Rio com o belo troféu que recebeu num coquetel no Hotel Intercontinental de Genéve, após o encerramento do torneio.
O caso de Alemão, que discutiu com o treinador Humberto Redes, somente será decidido quando a delegação chegar e a diretoria tomar conhecimento dos fatos oficialmente, em relato pessoal de Altemar Dutra de Castilho e Luisinho Drumond, dirigentes da comitiva.
O grito de campeão é ouvido outra vez
Botafogo é campeão. Há quanto tempo estes dois substantivos não se juntam? Alguns torcedores de memória mais privilegiada falam de um Torneio Início em 1977, no tempo em que Carbone jogava futebol e Carlito Rocha ainda era vivo. Outros, mais fanáticos, lembram um torneio quadrangular disputado em Brasília e de uma remota – mas não de todo impossível – final com o Taquatinga. O certo, porém, com registro na velha CBD e certidão nos arquivos da extinta Federação Carioca, é que o Botafogo não ganha um título desde 1969, quando conquistou, no Maracanã, a última Taça Brasil colocada em jogo. Daquele ano em diante o clube não ganhou mais nada – no futebol.
Na noite de ontem, na distante Genebra, Suíça, 15 anos depois da já esquecida Taça Brasil, os dois substantivos se juntaram outra vez para qualificar uma conquista do Botafogo. Por que tanto tempo entre as duas vitórias? Uns falam da incompetência dos dirigentes. Outros, da superstição e maldição pela venda de General Severiano. E ainda há os mais simplistas que atribuem tudo aos times fracos que o Botafogo formou através de todos esses anos. Seja pelo que for, por tudo o que o Botafogo ainda sofre, hoje, tão apartado das glórias passadas, o certo é que ontem, na Suíça, depois das vitórias sobre o Paris Saint-Germain e o Éverton, o grito quase esquecido ecoou novamente: Botafogo campeão.”
Referências: Jornal do Brasil, 09.08.1984; texto de enquadramento de Rui Moura (Mundo Botafogo); notícia digitalizada e gentilmente cedida por Mauro Axlace, colaborador do Mundo Botafogo e editor do blogue Aqipossa.
4 comentários:
caro amigo RUY , aí no log diz que o botafogo ficou 15 anos sem ganhar titulos , e que o ultimo titulo do botafogo tinha sido o titulo da taça brasil de 1968 que o botafogo conquistou em 69. Mas em 1970 o botafogo conquistou o torneio de caracas derrotando o spark tranava da tchecoeslovaquia e a seleçao da uniao sovietica. nesse caso entao seriam 14 anos sem titulos e nao 15. na verdade 14 anos sem titulos internacionais , porque entre 70 e 84 o botafogo conquistou mais alguns titulos como ja vimos aí no blog. abraços gloriosos!
Ali, há uma polémica em torno do Torneio de Caracas. Alguns pesquisadores consideram que não foi um torneio, mas dois jogos únicos. Não havendo certeza, segui o critério dos dois jogos únicos.
Abraços Gloriosos!
caro amigo RUY, podemos acreditar sim que essas partidas disputadas pelo botafogo em 1970, em caracas foram consideradas torneios sim, porque tem uma materia aí no seu blog referente a essas partidas que fala sobre essa conquista do botafogo em 70 na venezuela , e nessa materia diz que a imprensa noticiou essa conquista do botafogo , na materia diz o seguinte:eis a noticia publicada em 07-02-1970 botafogo vence o spartak e ganha o torneio de caracas.Carlos eduardo Novaes especial para o jornal do brasil. essa materia aí no seu blog RUY mostra que a imprensa da epoca considerava essa partida como um torneio entao se a propria imprensa da epoca considerou essa partida como um torneio entao isso prova que realmente existiu esse torneio e se a imprensa na epoca considerou essas partidas como torneio entao com certeza todos na epoca consideraram essas partidas como um torneio por ex:os clubes que disputaram essas partidas , as torcidas e até mesmo quem organizou esse torneio, que no caso seria a imprensa de caracas a organizadora do torneio.mesmo porque nao teria sentido se só a imprensa brasileira considerasse essas partidas como um torneio e as torcidas dos clubes que a disputaram, os clubes, e a organizadora do torneio nao tivessem considerado. por isso acho que podemos acreditar que essas partidas foram torneios sim RUY. abraços gloriosos!
Ali, há critérios diferentes entre pesquisadores, mas creio que s epode interpretar conforme refere.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário