terça-feira, 10 de maio de 2011

Botafogo, 21 anos sem títulos?! (V)


Na senda da desmistificação de 21 anos sem títulos publica-se as considerações jornalísticas acerca da extraordinária vitória do Botafogo sobre o Spartak (Checoeslováquia) e respectiva conquista do Torneio de Caracas.

A imprensa evidencia que “o Botafogo se mostrava mais técnico e inteligente. Com trocas de passes rápidos e em profundidade, constantemente batia a defesa adversária.”. Eis a notícia publicada em 07.02.1970 no Jornal do Brasil:

Botafogo vence o Spartak e ganha o Torneio de Caracas

Carlos Eduardo Novais
Especial para o JB

“Caracas, Venezuela – O Botafogo conquistou ontem à noite o Torneio Triangular de Futebol da Cidade de Caracas ao derrotar o Spartak, da Tcheco-Eslováquia por 2 a 1 em jogo de lances emocionantes.

O gol da vitória dos brasileiros foi marcado aos 40 minutos do segundo tempo, num chute violento de Humberto. O primeiro gol da partida foi feito por Adamec, aos 17 minutos da fase inicial. Paulo César empatou já no segundo tempo, aos 15 minutos.

O Botafogo jogou com: Cao, Moreira, Moisés, Leônidas e Botinha; Nei e Carlos Roberto; Zequinha, Roberto, Humberto e Paulo César. Spartak – Geik, Dobias, Majernik, Jarabek e Hagara; Roselki e Kuna; Martinovik, Sec, Adamec e Rabat. O juiz foi o Sr. Sérgio Chechelev, da Federação Venezuelana.

JÔGO DIFÍCIL

Cerca de 20 mil pessoas acompanharam com aplausos a vitória do Botafogo diante do Spartak. O Estádio Universitário estava quase lotado, e a maioria dos torcedores animava o time brasileiro, que sempre realizou ótimas atuações nesta cidade. O Botafogo, que na estreia conseguiu uma grande vitória contra os soviéticos, queria repetir a atuação contra o Spartak, time que o havia vencido de 3 a 1 no torneio do México.

O início da partida foi difícil, com as duas equipes disputando os lances com muito empenho, mas o Botafogo se mostrava mais técnico e inteligente. Com trocas de passes rápidos e em profundidade, constantemente batia a defesa adversária. Mesmo assim, foi o Spartak quem fez o primeiro gol, quando Adamec chutou bem colocado e Cao não conseguiu defender. Os brasileiros continuaram tentando o empate até o fim do primeiro tempo, mas não conseguiram. Ao disputar uma bola dividida, Moreira e Adamec acabaram brigando e foram expulsos minutos antes de acabar o primeiro tempo.

BOTAFOGO MELHOR

Logo que o jogo recomeçou, o Botafogo partiu com muita garra para o ataque e seguidamente tentou o gol. Finalmente aos 17 minutos, Paulo César em jogada individual, dribla seu marcador e chutou forte, empatando a partida. O jogo continua emocionante, com as duas equipes lutando muito. Os brasileiros demonstraram um bom preparo físico e dominavam seu adversário. Aos 40 minutos quase todo o time do Botafogo vai para o ataque e Humberto acerta um chute forte ao gol e desempata a partida. Os brasileiros fazem uma grande festa no meio do campo. Em seguida o jogo continua com o Botafogo dominando e termina 2 a 1.

Dirigentes, jogadores e vários brasileiros que estavam assistindo ao jogo, fizeram um carnaval no estádio. O Botafogo com esta vitória, conquistou o Torneio Triangular da Cidade de Caracas, apesar de faltar ainda um jogo amanhã, entre União Soviética e Spartak. O Botafogo viaja hoje de manhã para a Colômbia e joga amanhã em Cali. No mesmo dia viaja pela Varig de Bogotá para o Rio de Janeiro, chegando no galeão às sete horas de segunda-feira de carnaval.”

Texto de enquadramento de Rui Moura (Mundo Botafogo); notícia digitalizada e gentilmente cedida por Mauro Axlace, colaborador do Mundo Botafogo e editor do blogue Aqipossa.

4 comentários:

Anónimo disse...

Adorei essas materias sobre os titulos conquistados entre 68 e 89, pena que nao tenhamos acesso a fotos e imagens desses jogos disputados em Caracas, quem sabe um dia alguem digitalize ao menos algumas fotos desse torneio, pois seguramente elas existem.

S.A.
Iram Santos

Aqipossa Informativo disse...

Rui,

O Spartak Trnava pode até ser desconhecido para a maioria dos torcedores que estejam acompanhando essa senda. Mas o Spartak Trnava, fundado em 30 de Maio de 1923, era o campeão da First League da Tchecoslováquia nos anos 1968, 1969, 1971, 1972 e 1973. Foi também vencedor da Copa da Tchecoslováquia em 1951, 1967, 1971, 1975 e posteriormente em 1986.

Foi também semifinalista da Copa Européia em 1969.

Deve chamar a atenção para o fato de que esse jogo contra o Spartak foi bem no meio desses títulos.

O jogo entre o Spartak e a União Soviética foi 3x2 para a URSS.

O jogo que o Botafogo faria em Cali, era contra o Deportivo Cali e o resultado foi 4x0 para o Botafogo em 8 de Fevereiro.

Saudações,

Axlace.

Ruy Moura disse...

Também lamento, Iram. Creio que os jornais locais têm, mas é muito difícil aceder a elas.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Sem dúvida, Mauro. O Spartak era um dos grandes clubes da Europa desses anos.

Abraços Gloriosos!

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...