sábado, 7 de maio de 2011

Botafogo, 21 anos sem títulos?! (III)


Na senda da desmistificação de 21 anos sem títulos publica-se a extraordinária vitória do Botafogo sobre a conceituada seleção da União Soviética e a subsequente passagem à final.

A imprensa evidencia que “os brasileiros mantinham (…) o domínio da partida e criavam lances de gols em jogadas de velocidade”. Eis a notícia publicada em 04.02.1970 no Jornal do Brasil:

Botafogo vence a União Soviética de 1 a 0 em Caracas

Carlos Eduardo Novais
Especial para o JB

“Caracas, Venezuela – O Botafogo, realizando uma excelente partida, venceu a seleção da União Soviética por 1 a 0, gol de Roberto no primeiro tempo, na abertura do Torneio Triangular de Caracas.

A seleção soviética é a mesma que disputará o mundial do México, e os 25 mil torcedores que lotaram o estádio saíram satisfeitos com o grande espetáculo de futebol que inaugurou o Torneio, que conta ainda com o Spartak, da Tcheco-Eslováquia.

BOM JOGO

As duas equipes começaram com as seguintes formações: Botafogo – Cao, Moreira, Moisés, Leônidas e Valtencir; Carlos Roberto e Nei; Zequinha, Roberto, Humberto e Paulo César. URSS – Rudakov, Dzodzva, Zhvili, Shesterniev e Soushev; Louvashesvi e Serebrianikov; Mountayn, Asatiani, Puzach e Gerchovich. O juiz foi o venezuelano José Varrone.

A partida foi bastante disputada no primeiro tempo, quando o Botafogo se mostrou mais coordenado e com um ataque mais perigoso. Por várias vezes, Paulo César e Roberto invadiram a área dos soviéticos e apesar da boa atuação do zagueiro Shesterniev, houve sempre grande perigo para o goleiro Rudakov.

Aos 16 minutos, em lance muito rápido, Roberto faz um gol mas o juiz anula, dizendo que o jogador estava impedido. O Botafogo continua sendo melhor e finalmente aos 44 minutos, Roberto consegue fazer o primeiro gol. O lance começou com um lançamento de Paulo César para Roberto, que driblou os dois zagueiros na entrada da área e chutou no canto direito de Rudakov. Logo em seguida, ainda com os brasileiros atacando, termina o primeiro tempo.

EQUILÍBRIO

Na segunda etapa, o Botafogo procurou usar apenas os contra-ataques e conseguiu equilibrar a partida. Os soviéticos não encontravam espaço onde pudessem penetrar e aos poucos foram caindo de produção. Os brasileiros mantinham ainda o domínio da partida e criavam lances de gols em jogadas de velocidade mas não completavam com eficiência. Nos últimos minutos houve bonitos lances das duas equipes mas que não foram traduzidos em gols.”

Texto de enquadramento de Rui Moura.
Notícia digitalizada e gentilmente cedida por Mauro Axlace, colaborador do Mundo Botafogo e editor do blogue Aqipossa.

2 comentários:

Aqipossa Informativo disse...

Rui, eu andei com alguns problemas por aqui e não pude me dar tempo para certas coisas. Embora eu também esteja colaborando com essas "velharias", não pude comentar.

Mas agora estou de volta e pretendo acompanhar melhor.

Vale lembrar, para os que não sabem, que a União Soviética que jogou com o Botafogo neste jogo, foi a mesma que obteve os seguintes resultados na Copa do Mundo de 1970, menos de 2 meses depois:

Na primeira fase da Copa, se manteve invicta, ao empatar na estréia em 0x0 com o México, donos da casa, golear a Bélgica por 4x1 e vencer El Salvador por 2x0.

O quarto jogo foi contra o forte Uruguai e saiu derrotada por apenas 1x0.

Com apenas 2 gols sofridos, a URSS era bastante forte, mas não foi páreo para o "escrete" alvinegro.

Saudações.

Axlace

Ruy Moura disse...

Creio que a URSS era mais forte do que pareceu na Copa do Mundo. Poderia até não ter perdido para o Uruguai.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...