sexta-feira, 6 de maio de 2011

Botafogo, 21 anos sem títulos?! (II)

Na senda da desmistificação de 21 anos sem títulos publica-se uma série de notícias que evidenciam não apenas os títulos do Botafogo durante o período 1968-1989, mas a sua importância à época e a imagem do Glorioso clube de General Severiano.

Neste caso, inclui-se a notícia sobre o confronto que o Botafogo iria fazer com “a seleção soviética (…) que trouxe os seus melhores jogadores”, conforme declarações do técnico Kachalin.

Eis a notícia publicada em 03.02.1970 no Jornal do Brasil:

Botafogo e URSS abrem torneio à noite em Caracas

Carlos Eduardo Novais
Especial para o JB

“Caracas – O Botafogo abrirá, nesta capital, um torneio triangular internacional, enfrentando a seleção da União Soviética, a mesma que estará disputando a próxima Copa do Mundo, inscrita no Grupo I das oitavas-de-finais, juntamente com o México, Bélgica e El Salvador. O outro participante do Triangular será o Spartak, de Praga.

O time brasileiro, que perdeu o pentagonal disputado na Cidade do México, ao ser derrotado pelo Partizan, da Iuguslávia, por 1 a 0, domingo último, iniciará a partida com a mesma formação, pois Ferretti e Rogério ainda não se recuperaram das suas contusões.

O TIME

Zagalo escalou: Cao, Moreira, Moisés, Leônidas e Valtencir; Carlos Roberto e Nei; Zequinha, Roberto, Humberto e Paulo César.

A delegação do Botafogo desembarcou às 14 horas de ontem nesta capital, mas só pôde chegar ao Hotel Veron por volta das 17, em virtude da confusão causada pela chegada simultânea do Presidente da Venezuela.

A seleção soviética também desembarcou, ontem, pela manhã, com o técnico Kachalin declarando que trouxe os seus melhores jogadores. À tarde, foram treinar no campo de El Sobucan. Da delegação fazem parte apenas quatro jogadores que participaram da Copa de 66: Shesterniev, Kurzilava, Afonin e Serebranikov. Os 21 restantes são novos, estando entre eles o goleiro Rudakov, substituto do legendário Yashin.”

Notícia digitalizada e gentilmente cedida por Mauro Axlace, colaborador do Mundo Botafogo e editor do blogue Aqipossa.

10 comentários:

Aqipossa Informativo disse...

Todas as conquistas do Botafogo nesse período devem ser gritadas aos 4 ventos. Assim todos os alvinegros aprendem como podem barganhar numa discussão quando lhes disserem que passaram 21 anos sem ganhar títulos.

Outras coisas que também devem ser lembradas, são os 4 títulos do Rio-São Paulo, que na época, era o que se considerava como o melhor do Brasil, e os torneios internacionais que são considerados os precursores do torneio Intercontinental. Amistoso sim, mas como todos os outros que, para algumas mídias, são considerados mundiais.

O próprio torneio de Caracas conquistado pelo Botafogo por 3 vezes: 67-68-70.

Saudações tricampeãs mundiais

Ruy Moura disse...

Mauro, agora fala-se muito sobre o Torneio de Caracas ter sido de natureza mundial. Nunca ouvi falar nisso, a não ser na Wikipédia, num artigo claramente elaborado por um botafoguense. Penso que era o mais famoso torneio continental sul-americano, não mais do que isso.

Eu acho que o Botafogo terá ganho um mundial de clubes, mas não o torneio de Caracas. A discussão que conheço é esta: "Quando começou o Mundial Interclubes? Em 1951 com o nome: Copa Rio Interclubes? Em 1957 com o nome: Torneio Internacional de Paris? Em 1960 com o nome: Copa Intercontinental? Em 1980 com o nome: Copa Toyota? No ano 2000 com o nome: Torneio da Fifa?"

Penso que se houvesse 'equiparações' como no caso dos campeonatos brasileiros, eu diria que o Botafogo foi campeão do mundo uma vez: VII TORNEIO INTERNACIONAL DE PARIS [França] (1963.06.13)

Abraços Gloriosos!

Aqipossa Informativo disse...

Positivamente...

Eu fiz um levantamento desse, se não me engano, começando pela Copa Rio que depois virou Rivadávia Correa Meyer e por aí foi indo.

Está na época em que o AQIPOSSA era ainda em PDF para poucos que recebiam por e-mail.

Na época, eu fiz esse levantamento que fui buscando pela internet e na maioria pela Wikipédia.

Com toda certeza, a Copa Rio foi considerada assim pelos jornalistas daqui, quando disseram que Palmeiras e Fluminense foram campeões "mundiais" em suas manchetes.

Mas eu ainda tenho que descobrir em qual edição do AQIP eu falei sobre esse assunto, e Botafogo teria tido 2 "mundiais". Como foram 111 Edições em PDF, já imaginou o trabalho que vai me dar.

Coloco Mundial entre aspas, pois oficialmente, só o de 2000 e os outros que a FIFA organizou. Segundo ela, só esses são mundiais, (sem aspas) enquanto os outros são apenas "mundiais". (com aspas)

Talvez uma busca pelos sites oficiais dos clubes que também conquistaram essas taças, possa nos dizer que valor eles dão a esses torneios.

Uma busca por termos em outros idiomas pelo google também pode dar resultados.

Por aqui, de qualquer forma, nunca serão aceitos como tal, uma vez que tudo já foi induzido aos torcedores de que só o da beira da Lagoa foi campeão "mundial".

Vou procurar os PDFs e te mando. Foram umas 3 ou 4 edições falando nisso.

Saudações Campeãs mundiais

ali reslan disse...

Saudaçoes botafoguenses caro Rui Moura em relaçao ao torneio de caracas voce disse em seu blog que ele era apenas uma competiçao sul americana da epoca, mas nao um mundial de clubes.mas pelo menos nos anos em que o botafogo conquistou esse torneio , em 67,68e 70 houve a participaçao de clubes europeus como por ex barcelona da espanha ,benfica de portugal, sport tranav da eslovaquia. nesse caso entao eu acho que o triangular de caracas pode ser chamado de mundial sim e nao de competiçao sul americana porque competiçao sul americana nao conta com a participaçao de clubes da europa. abraços gloriosos !

Ruy Moura disse...

Caro Ali, a competição é sul-americana apenas da medida emq ue ocorreu no continente sul-americano. Penso que há competições que deviam ser igualadas ao mundial de clubes, tal como foi feito pela CBF em relação aos campeões brasileiros dos anos sessenta.

O Torneio de Paris, por exemplo, tem características 'mundiais'. Podia ser equiparado a título mundial. Quem pode fazer uma campanha por isso junto da FIFA?

Abraços Gloriosos!

ali reslan disse...

caro amigo RUI em relaçao a esses torneios com caracteristicas mundiais ,eu acho que os clubes que conquistaram esses torneios deveriam se unir e fazer uma campanha por isso pedindo que a fifa reconheça esses titulos, da mesma forma que os campeoes nacionais antes de 71 se reuniram ano passado para pedir a cbf o reconhecimento da taça brasil e do robertao . o que voce acha disso? abraços glorizos!

Ruy Moura disse...

Eu também penso exatamente o mesmo. Há um 'porém': os clubes europeus não vivem do mesmo modo certas conquistas como os brasileiros, e relativizam muitas coisas. Por exemplo, os europeus nunca se interessaram realmente pelo mundial de clubes, pelo menos até à nova versão de há dois ou três anos, a única que se perfila como 'torneio'. O Liga dos Campeões é que é a competição dourada dos europeus.

Isso quer dizer, em minha opinião, que esses torneios não são tão levados em consideração como no Brasil, o que significa que será mais difícil unir esses 'campeões' e pedir uma 'equivalência'.

Mas que era interessante, era, especialmente s eao Botafogo coubesse um desses títulos, porque entendo que no período de 1957 a 1969 faltam dois títulos ao BFR: uma Taça Libertadores e um Mundial de Clubes. Seria merecido pelo futebol praticado e pela projeção do clube. Nunca nenhum clube brasileiro foi tão badalado com foram o Botafogo de Garrincha e o Santos de Pelé. O que me conforta é que a ataque do Botafogo foi trimundial em 1958-62-70.

Abraços Gloriosos!

ali reslan disse...

caro RUI em relaçao ao brasileirao desse ano, voce acha que temos condiçoes de conquistar esse titulo? abraços gloriosos!

Ruy Moura disse...

Sinceramente, Ali, se tivermos realmente neurónios no cérebro botafoguense, conquistá-lo-emos. Porque os advbersáeios são ruins e o nosso time é suficiente para desbancar as arbitragens. Mas o Caio Júnior tem que ajudar com menos lapsos durante os jogos e o time sem 'lapsos psicológicos' durante os mesmos jogos. Aí, nem flapress, nem flapito, nem coisa nenhuma nos derrubaria.

Mas... enfim... é nos momentos decisivos que as pessoas revelam realmente o que valem...

Abraços Gloriosos!

ali reslan disse...

concordo plenamente com voce RUI,e nesse empate desse domingo com o flmengo, o CAIO JUNIOR mecheu mal no time,ele conseguiu matar o ataque do botafogo quando tirou o herrera e colocou o everton em seu lugar.sem contar essa dupla de zaga com fabio ferreira e Antonio carlos , que falharam no gol do flamengo, sinceramente RUI com essa zaga eu acho que ate mesmo a vaga para a libertadores fica ameaçada. abraços gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...