sexta-feira, 13 de maio de 2011

A estrela cadente...

O nosso companheiro de clube, Rafael Federman, acedeu à página oficial do Botafogo no Facebook e seus comentários foram suprimidos.

Rafael garante que não escreveu palavrões nas suas mensagens nem usou expressões ofensivas. Acreditamos nisso, razão pela qual não se pode aceitar a supressão dos seus comentários, na medida em que tal atitude constitui um ato de censura.

Rafael explicou-nos a situação com as seguintes razões:

“Sobre o que eu escrevi, as últimas mensagens minhas, antes de ser bloqueado e deletado, foram duas (não sei qual o motivou da censura deles):

1. Havia uma postagem do Botafogo com a notícia de que ‘Maurício Assumpção fala que seria interessante ter dois magos no time’ – Meu comentário: ‘Mais um factóide? Nossa diretoria está virando especialista disso; ao passo que deveria ser especialista em gerenciar o clube’.

2. Outra postagem com a notícia ‘Maurício Assumpção diz pra torcida esperar time pra disputar o brasileiro’ – Meu comentário: ‘Será? Eu tô esperando ainda o ídolo de fechar aeroporto; o super-patrocínio; os jogadores de 100 mil contra os de 10; etc. Mais uma da série ‘promessas que não serão cumpridas’?’

Uma coisa que eu sempre fiz foi escrever com respeito (mesmo tendo vontade de não fazê-lo. Hahaha), justamente porque agindo assim, eu já consegui resposta deles de vez em quando. Sem agredir você consegue respostas. Sempre foi minha intenção.

Mas o que ocorre é que recebi 2 avisos de que pessoas ‘curtiram’ estes meus comentários, e quando fui ver, eles haviam sido deletados.

Se entrarem no Facebook Oficial do Botafogo agora, verão que são poucas as mensagens contrárias à diretoria (que estavam sendo ampla maioria até 1 semana atrás). Agora tá tudo ‘bom e perfeito’ nos comentários, se fomos ler. Isso que aconteceu comigo deve estar se fazendo com outros. Não querem deixar vozes dissonantes repercutir na página oficial deles pra que ninguém veja.”

Entretanto, Rafael enviou à administração da página o seguinte texto:

“Desculpe incomodá-lo, mas vi que fui deletado e bloqueado da página oficial do Botafogo por conta de minhas opiniões. Não consigo comentar ou curtir mais nada (após ter novamente adicionado como meu time de coração). O que é isso... censura? Estou completamente decepcionado com a atitude de quem comanda a página. Isso não se faz. Sempre debati de forma educada e sem acusações. A torcida tem sempre que se manifestar favoravelmente à diretoria? Não podem existir opiniões contrárias? É isso?”

Ora, os comentários de Rafael são absolutamente justos, e neste blogue essas críticas já foram feitas mais do que uma vez, o que significa que não concordamos com a supressão do texto do Rafael.

O Botafogo não é um clube qualquer nem está habituado a submissões. Nunca se habituaram a isso os seus torcedores, os seus dirigentes, os seus atletas.

Em 1911 o Botafogo abandonou a liga de futebol para não se submeter às vilezas da época, durante a ditadura nunca apoiou o regime e estudantes perseguidos em 1968 tiveram guarida em General Severiano, Afonsinho rebelou-se contra as condições de passe dos jogadores e venceu a parada na década de 1970, suportamos honradamente a perda da sede e a dificuldade de montagem de boas equipas na década de 1980, continuamos de cabeça erguida, a criticar e a apoiar sempre que necessário. O que nunca faremos é submetermo-nos a quem quer que seja.

O silêncio não gera vontades, a subserviência arrasa a inovação. A criatividade e a invenção são as raízes da liberdade, e sem ela não há debate, não há ordem, não há progresso, não há BOTAFOGO.

O que os novos arautos apregoam é uma gestão das pessoas e das coisas à boa maneira do ‘senhor do mundo’: “eu mando, vocês obedecem”.

A obediência nunca foi uma virtude e concordamos com Oscar Wilde quando afirmou que “qualquer pessoa que tenha lido a história da humanidade aprendeu que a desobediência é a virtude original do homem".

Condenamos todas as atitudes autoritárias endógenas desta diretoria, bem diferentes da firmeza democrática exógena que deveria existir, e convidamo-la a retratar-se e a promover o debate livre e democrático entre os Gloriosos torcedores botafoguenses.

Estamos dispostos a retirar todas as nossas palavras, se forem injustas. E a pedir desculpas publicamente. Mas têm que nos provar que Rafael usou palavras condenáveis quando quis apenas criticar certas ações negativas da diretoria botafoguense – no ambiente aberto e democrático das redes sociais que estão mudando o mundo.

Nós também criticamos a gestão do clube e, por isso mesmo, sublinhamos a nossa concordância em que a diretoria deveria ser especialista em gerenciar o clube em vez de meter os pés pelas mãos inúmeras vezes, pela simples razão de que em certos postos chave do clube não foram nomeadas as pessoas certas e competentes.

A diretoria não cumpriu imensas vezes e, por isso mesmo, sublinhamos o companheiro Rafael quando afirmou que foi prometido um ídolo de fechar aeroporto, um super-patrocínio, um jogador de 100 mil reais em vez de 10 jogadores de 10 mil reais. E o que temos? Nem ídolo para fechar um beco, nem sequer um infra-patrocínio, menos ainda a contratação de jogadores prometidos – o que temos é os Vinícius Colombianos e os Jean Coral, entre outros contratados que jamais jogaram ou nem sequer serviam os interesses desportivos do clube.

Não temos um plantel competitivo, não temos uma gestão de futebol feita por pessoas experientes e capazes, não temos um patrocínio honroso, não temos um estádio bem administrado, não temos o que merecemos.

Porque o que merecemos é o nosso Botafogo de volta, e o que nos dão é um Botafogo estraçalhado e sem brilho, espezinhado por arbitragens, ofendido publicamente por sindicalistas, menorizado por dirigentes federativos e confederativos, desrespeitado pela imprensa e por seus colunistas, uma diretoria de Estrela Cadente no lugar da gloriosa Estrela Solitária.

Ah!... Estávamos esquecendo: também nos dão páginas oficiais para debate em que a condição de existência é concordar sempre e discordar nunca.

NOTA: Esta publicação foi publicada simultaneamente com o blogue Cantinho Botafoguense; IMAGEM: Eric Drooker.

12 comentários:

Enéias Teles Borges disse...

Lmantável que assim ocorra. Quando tiver uma resposta deles seria bom nos mostrar.

Uma pena.

Enéias

Antonio de Pádua disse...

O texto é muito bom, mas, como comentei no Cantinho Botafoguense, duvido que os dirigentes se manifestem.
São covardes, manipulados pelos senhores feudais de GS.
Não aceitam criticas, talvez por se acharem acima do bem e do mal.
Para eles, uma promessa qualquer, supre a necessidade da exposição ao debate.
A nova promessa agora é Seedorf, de 35 anos. Como marketing, seria ótimo, mas, será que seria bom para o time? Será que êle se adaptaria ao futebol Brasileiro, antes do término da competição?
Os dirigentes alvinegros estão com um incêndio e têm, cada um, um conta-gotas para apagá-lo.
Até novembro, ficaremos nessa luta vã, tipo um cachorro querendo morder o próprio rabo. Parece que a perpetuação do conformismo se instalou em GS, pois, passamos a tratar adversários como co-irmãos, deixamos de ser reveladores de talentos, para apostadores inveterados.
Como disse, belo texto. Utópico, mas significativo.
Não se ganha uma guerra, com um exercito dividido. É preciso dividir o inimigo, para que a conquista seja definitiva.
Só uma revolta, tipo, publico zero, é capaz de criar o clima ideal para o debate. A unica coisa que dói nos dirigentes, é o bolso.
Abraços e saudações alvinegras.

Saulo disse...

Bravo Rui! Tal postura da diretoria somente reforça nossas desconfianças e confirma o tão quanto está afastada do Botafogo seus respectivos membros. O Botafogo ostenta esta estrela por dignidade, caráter, algo que estes senhores lamentavelmente desconheçem. A coragem, a liberdade, e a lealdade são nossas marcas, próprias de nossos principais craques, do simbolismo da estrela solitária.
Impossível esconder o brilho da estrela. Claro que este é o próprio sonho do poder, quintessência da autoridade.
Sugiro como imagem para este lamentável ato, nosso distintivo sem a estrela. Tais homens não merecem ostentá-la...
Saudações Alvinegras!

Gil disse...

Querido Amigo Rui,

Espero e torço que 2012 tragam novas cabeças e ideias para GS!
Que haja mudanças profundas! Não podemos ficar a mercê desse rodízio de medíocres e incompetetes dirigentes, que se locupletam e permanecem do poder!

Que os sócios proprietários, beneméritos e grandes beneméritos façam as mudanças difíceis, necessárias, tira-los do conforto, mas que faça o Botafogo sair desse marasmo.

A cada instante, minuto, hora e dia perdemos algo! Perdemos o respeito das entidades, dos "co-irmãos"! De todos!
Pelo relato da sua mensagem, estão querendo tirar o mais importante de nós torcedores, se não da humanidade; que é a liberdade de expressão, do debate, da troca de ideias.
Estão fazendo de tudo para denegrir o nosso passado e história de Glórias, de Vanguarda, de Liberdade e, principalmente, das constantes lutas contra as opressões.

Nós Botafoguenses, o nosso amado Botafogo, a história do futebol, não merece isso!

Que saudade dos Homens de Caráter e de verdade, que já nos dirigiram e comandaram!

Abraços tristes e decepcionados pela covardia dos que estão no poder de GS!

Como você já disse: QUEREMOS O NOSSO BOTAFOGO DE VOLTA!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

É lamentável, sim, Eneias. Se fosse um caso sério de colocar em causa o clube ou caso de desrespeito a pessoas, vá que não vá... mas só por expressar opinião... Caramba, ao que se chega...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Antonio de Padua, eu creio que o seu comentário é muito importante. É necessário algo mais radical, e de elevado nível. É necessário criar uma corrente importante, socialmente reconhecida, de combate a este estado de coisas. É ano de eleições. Se não nos mexermos vamos ter esta diretoria por mais três anos!!!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Coragem, liberdade e lealdade, são os meus grandes lemas. Por isso é que sou Botafogo. Há quem queira mudar isso, mas jamais se conseguirá.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Gil, entendo ser crucial um movimento que promova uma candidatura com dinâmica de vitória. O nosso Botafogo anda a passo de lesma. Seremos ultrapassados até ficarmos como clube de bairro. E então fará sentido disputar os tais torneios de consolação para os terceiros e quartos colocados do Carioca...

Abraços Gloriosos!

FLAVIO SILVEIRA disse...

Espero q esse ano, passe rapido.O Botafogo está em frangalhos, o clube deixou de ser de sua torcida, para ser de meia duzia de pessoas.O Botafogo não tem dono.para eles é bom q a torcida não vá em estadios, q se afaste do clube, pois assim podem fazer as suas falcatruas.O Botafogo está perdendo seu maior patrimonio:sua torcida.Isso é pior q perder a sede.E depois querem q a gente acredite em Seedorf , Diego.Acham q somos otarios.Não conseguem nem contratar um reserva do Sport recife!!!!.Nosso futuro é assombroso, senão forem tomadas as providencias em materia de adnministração de futebol.

Ruy Moura disse...

Disse tudo, Flavio: oa mandantes do Botafogo estão a 'deletar' a torcida. Não sei se têm consciência disso, por conta do seu desejo de calar as vozes discordantes, masd que o resultado está a ser esse, sem dúvida. Nunca vio a torcida tão esmorecida como agora, tão orelha em baixo... E apesar dos títulos cariocas, das Taças Guanabara e das Taças Rio... situação que, por isso mesmo, ainda se afigura mais grave...

Creio que o Cathartiforme que anda por lá está conseguindo os seus objetivos...

Abraços Gloriosos!

Billie Wonder disse...

Obrigado pela exposição do ocorrido, Rui!
Foi o que eu disse no blog do meu irmão: enquanto o destino do clube continuar na mão de 200 e poucos senhores, nada mudará.
O Botafogo precisa, urgente, de uma reforma política que traga a torcida pra dentro dele. Mas, infelizmente, tanto oposição quanto situação não parecem estar dispostos à realizá-la.
É bom mamar nas tetas de uma vaca leitera. Ninguém quer largar ou dividir o leite...

Ruy Moura disse...

Informa-se que os problemas ocorridos no Blogger suprimiram os comentários que existiam nas publicações que se perderam e que foram repostas pelo editor do blogue.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...