Na senda da desmistificação de 21 anos sem títulos publica-se as considerações jornalísticas acerca da vitória do Botafogo sobre o Corinthians por 1x0, que lhe valeu classificar-se para a final do Torneio Independência do Brasil.
A imprensa realçou que “a equipe carioca conseguiu mostrar sua superioridade na segunda etapa”. Eis a notícia publicada em 07.09.1974 no Jornal do Brasil:
Botafogo ganha e vai à final da Independência
“Brasília (Sucursal) – O Botafogo conquistou o direito de decidir a Taça Independência, amanhã à tarde, frente ao Vitória, da Bahia, ao derrotar ontem à noite o Corinthians por um a zero no Estádio do Conjunto Presidente Médici. O gol foi marcado por Nilson aos 43 minutos do segundo tempo.
A equipe carioca conseguiu mostrar sua superioridade na segunda etapa, quando o Corinthians tirou Rivelino e Vaguinho de campo e o time passou a atuar em ritmo de treino. Na preliminar, o Vitória venceu o Ceub por dois a um, gols de Osni e Gibira, marcando Péricles para os locais.
Botafogo e Vitória decidem o título em partida que começa às 18 horas e, na preliminar, Corinthians e Ceub cumprem a tabela. Ontem o Botafogo jogou com Wendel, Mauro Cruz, Valtencir, Osmar e Marinho; Nei, Marco Aurélio; Puruca, Nilson, Fischer (Jorge Luís), e Dirceu.
O Corinthians com: Ado, Zé Maria, Brito, Pescuma e Vanderlei, Tião e Rivelino (Adãozinho), Vaguinho (Ivã), Zé Roberto, Lance e Pita (Peri). A renda somou apenas Cr$ 81 mil, o que deverá causar grande prejuízo ao Governo do Distrito Federal que investiu cerca de Cr$ 450 mil no torneio.”
Texto de enquadramento de Rui Moura (Mundo Botafogo); notícia digitalizada e gentilmente cedida por Mauro Axlace, colaborador do Mundo Botafogo e editor do blogue Aqipossa; imagem do estádio Mané Garrincha.
3 comentários:
Rui, esta postagem também foi afetada pelo apagão do blogger. Lembro de alguém comentar sobre o jogo ter sido em 1974 e não em 1970.
Também lembro que você concertou o engano. Logo, como ainda está escrito 1970, o apagão pegou você aqui também.
Rui, esse torneio teve uma curiosidade: O Corínthians vinha há 20 anos sem vencer o Campeonato Paulista. O último havia sido em 1954. E ficaria ainda mais 3 anos, sendo campeão apenas em 1977. Mas o "timão" venceu em 1966 o torneio Rio-São Paulo. Vale lembrar que nesse ano, o Rio-São Paulo teve quatro campeões. Além do Corínthians, o próprio Botafogo, o Vasco e o Santos. O jogo entre Corínthians e Botafogo foi 5x1 para o Glorioso em 10 de Março.
Esse também foi o último Rio-São Paulo antes da retomada em 1993. De 67 à 70, o torneio se transformou no Robertão.
Embora não tenha jogado contra o CEUB, é sempre bom informar aos amigos. O CEUB foi fundado em 1968 e durou apenas 8 anos, encerrando suas atividades em 1976. O Centro de Ensino Unificado de Brasília Esporte Clube (CEUB) foi o primeiro time de Brasília a participar da primeira divisão do Brasileiro.
O CEUB embora tenha tido apenas 8 anos e vida, foi vice-campeão Estadual em 1972 e conquistou o Estadual de 1973, o ano antes do Torneio Independência do Brasil. Por isso foi escolhido para participar do Torneio que foi disputado em Brasília.
Obrigado por todas as informações, Mauro. Também já alterei a data.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário