quarta-feira, 11 de maio de 2011

Botafogo, 21 anos sem títulos?! (VI)


Na senda da desmistificação de 21 anos sem títulos publica-se as considerações jornalísticas acerca da vitória do Botafogo sobre o Corinthians por 1x0, que lhe valeu classificar-se para a final do Torneio Independência do Brasil.

A imprensa realçou que “a equipe carioca conseguiu mostrar sua superioridade na segunda etapa”. Eis a notícia publicada em 07.09.1974 no Jornal do Brasil:

Botafogo ganha e vai à final da Independência

“Brasília (Sucursal) – O Botafogo conquistou o direito de decidir a Taça Independência, amanhã à tarde, frente ao Vitória, da Bahia, ao derrotar ontem à noite o Corinthians por um a zero no Estádio do Conjunto Presidente Médici. O gol foi marcado por Nilson aos 43 minutos do segundo tempo.

A equipe carioca conseguiu mostrar sua superioridade na segunda etapa, quando o Corinthians tirou Rivelino e Vaguinho de campo e o time passou a atuar em ritmo de treino. Na preliminar, o Vitória venceu o Ceub por dois a um, gols de Osni e Gibira, marcando Péricles para os locais.

Botafogo e Vitória decidem o título em partida que começa às 18 horas e, na preliminar, Corinthians e Ceub cumprem a tabela. Ontem o Botafogo jogou com Wendel, Mauro Cruz, Valtencir, Osmar e Marinho; Nei, Marco Aurélio; Puruca, Nilson, Fischer (Jorge Luís), e Dirceu.

O Corinthians com: Ado, Zé Maria, Brito, Pescuma e Vanderlei, Tião e Rivelino (Adãozinho), Vaguinho (Ivã), Zé Roberto, Lance e Pita (Peri). A renda somou apenas Cr$ 81 mil, o que deverá causar grande prejuízo ao Governo do Distrito Federal que investiu cerca de Cr$ 450 mil no torneio.”

Texto de enquadramento de Rui Moura (Mundo Botafogo); notícia digitalizada e gentilmente cedida por Mauro Axlace, colaborador do Mundo Botafogo e editor do blogue Aqipossa; imagem do estádio Mané Garrincha.

3 comentários:

Aqipossa Informativo disse...

Rui, esta postagem também foi afetada pelo apagão do blogger. Lembro de alguém comentar sobre o jogo ter sido em 1974 e não em 1970.

Também lembro que você concertou o engano. Logo, como ainda está escrito 1970, o apagão pegou você aqui também.

Aqipossa Informativo disse...

Rui, esse torneio teve uma curiosidade: O Corínthians vinha há 20 anos sem vencer o Campeonato Paulista. O último havia sido em 1954. E ficaria ainda mais 3 anos, sendo campeão apenas em 1977. Mas o "timão" venceu em 1966 o torneio Rio-São Paulo. Vale lembrar que nesse ano, o Rio-São Paulo teve quatro campeões. Além do Corínthians, o próprio Botafogo, o Vasco e o Santos. O jogo entre Corínthians e Botafogo foi 5x1 para o Glorioso em 10 de Março.

Esse também foi o último Rio-São Paulo antes da retomada em 1993. De 67 à 70, o torneio se transformou no Robertão.

Embora não tenha jogado contra o CEUB, é sempre bom informar aos amigos. O CEUB foi fundado em 1968 e durou apenas 8 anos, encerrando suas atividades em 1976. O Centro de Ensino Unificado de Brasília Esporte Clube (CEUB) foi o primeiro time de Brasília a participar da primeira divisão do Brasileiro.

O CEUB embora tenha tido apenas 8 anos e vida, foi vice-campeão Estadual em 1972 e conquistou o Estadual de 1973, o ano antes do Torneio Independência do Brasil. Por isso foi escolhido para participar do Torneio que foi disputado em Brasília.

Ruy Moura disse...

Obrigado por todas as informações, Mauro. Também já alterei a data.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...