quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O gandula, o futebol arte e a incompetência das arbitragens

Nunca vi em parte alguma do mundo chamar a atenção a um gandula por repor a bola depressa demais; pelo contrário, o que tenho assistido é que em muitos campos os gandulas fazem ‘cera’, e essa atitude é que deveria ser penalizada porque prejudica quem tinha a bola.

Expulsar um gandula por fazer o que deve, isto é, repor rapidamente a bola em jogo para não prejudicar a equipa que cobra e salvaguardar a dinâmica de jogo, é de uma incompetência ao mais alto nível!

O árbitro de Botafogo x Bahia não só expulsou o gandula como fez uma conferência com os gandulas para ensinar como devem repor a bola!!!

Sempre achei absurdo que os jogadores não possam cobrar rapidamente faltas, escanteios e laterais. Ora, uma falta, um escanteio ou uma bola lançada pela lateral prejudica o avanço de um time, o qual deveria poder rapidamente executar a sua cobrança mesmo sem o apito do árbitro. Isto é, assim que o árbitro apita a irregularidade, a equipa que a cobra deveria poder fazê-lo rapidamente para evitar que a equipa faltosa se recomponha e beneficie da sua ação retardadora do lance, de modo a não prejudicar quem deve ser beneficiado.

Aceito opiniões contrárias, mas o que não aceito é que um gandula possa ser considerado rápido demais. Outras vezes é considerado lento de mais. Então, qual é o tempo exato que um gandula deve cronometrar para repor a bola em jogo?! – Absurdo, senhores árbitros incompetentes!

É claro que me ocorreu um nome: Garrincha!

Em vez de os árbitros beneficiarem o futebol arte, defendendo quem o pratica, faziam exatamente o contrário com Mané garrincha, ameaçando puni-lo se ele driblasse… demais!!! O que seria driblar de mais? E de menos? Quanto tempo é que Garrincha deveria cronometrar por um drible? Quantas vezes o poderia fazer? Quantas vezes seguidas e quantas vezes alternadas? – Absurdo, senhores árbitros incompetentes!

Futebol sem drible não tem muita graça, e ninguém pode cronometrá-lo. E, contudo, também Cristiano Ronaldo foi perseguido por isso no tempo em que atuava pelo Manchester United, e Nani, também do Manchester, foi condenado por treinadores e outros agentes do futebol por se ter recreado com a bola durante nove segundos fazendo embaixadas e lençóis consigo mesmo. Entretanto, logo a seguir à recreação, um atleta contrário fez um tackle violento em Nani e a seguir outro jogador agrediu-o perante um árbitro impávido e sereno que nem um amarelo mostrou, quanto mais um vermelho. – Absurdo, senhores árbitros incompetentes!

Os árbitros protegem, desde há décadas, o futebol força e prejudicam o futebol arte; driblar não pode, jogar duro sim. Justificam que o futebol é desporto viril, para homens. Eu dava-lhes a virilidade mas era de outra maneira… Garrincha não precisou de ser ‘viril’ para desbaratar defesas inteiras. A virilidade ele guardava para locais mais íntimos, segundo consta…

Gandula é igual: Lançar depressa a bola rapidamente para beneficiar quem estava com ela? Não!!!... O negócio mesmo é ser suficientemente lento para beneficiar quem teve que recorrer à falta, ao escanteio ou à bola pela lateral para evitar, provavelmente, a maior arte adversária!!! E que faz o árbitro? Dá premiação não à arte, mas a quem a corta expulsando o gandula que fez uma reposição demasiado rápida a favor da dinâmica do futebol.

Gandula tem uma bola debaixo do braço o tempo todo para quê? Para demorar a repô-la em jogo ou o contrário? – Absurdo, senhores árbitros incompetentes!

O Botafogo devia apresentar queixa fundamentada aos órgãos competentes.

O poder indiscriminado das arbitragens devia ser algo a terminar urgentemente, suprimindo-se a sua prepotência absoluta, o favorecimento de um clube em detrimento de outro e a autorização plena para mentirem, como foi tão óbvio na expulsão de Seedorf contra o Madureira, em que o árbitro mentiu na súmula e os juízes do tribunal não o puniram quando ‘meteu os pés pelas mãos’ e evidenciou a sua mentira.

Às vezes dá mesmo vontade de dizer um palavrão e desabafar mandando-os para um certo sítio…

Ou então é porque há coisas que só acontecem ao Botafogo!

http://mundobotafogo.blogspot.pt/2008/03/os-nove-segundos-da-discrdia.html

4 comentários:

Gil disse...

Rui,

Se for verdade que o procurador do STJD solicitará as imagens dos jogos do Botafogo para puni-lo, bem como a Federação carioca por repor a bola rápido, o departamento jurídico do Botafogo deveria ler a tua mensagem como defesa.

Simples, direta, convincente!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Isso tudo é tão absurdo quanto a progenitura entre uma formiga e um elefante!

Abraços Gloriosos!

Sergio Di Sabbato disse...

Meu amigo Rui, nessa imbecilização coletiva que atinge a humanidade, nada mais me surpreende. Se a imbecilização é geral, eleve-se a quinta potência a de nosso país. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Bem, na vida do dia-a-dia não posso falar porque não a vivo, Sérgio, mas no futebol chego a ter pena de mim mesmo por amar tanto este clube e ter que conviver quotidianamente com a boçalidade dos protagonistas do futebol brasileiro.

Abraços gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...