quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Voz de Oswaldo Oliveira

«Já passou da hora de diminuir o número de participantes nos campeonatos estaduais. Caso a medida não seja adotada a curto prazo, o treinador avisou que outras equipes vão começar a repetir a estratégia do Atlético-PR, que disputou o Paranaense de 2013 com um time alternativo para alongar sua pré-temporada». – Texto referente a uma entrevista de Oswaldo Oliveira, treinador do Botafogo, a propósito do calendário ‘brutal’ de 2014.

Comentário de Mundo Botafogo: Já devíamos ter feito isso há muito tempo. Quando se fazem planos para ganhar o campeonato brasileiro – como chegou a ser nossa pretensão este ano – é assim que se procede. Mas o Botafogo não fez planos antecipadamente e não soube priorizar nenhuma competição. Ou talvez tenha priorizado: o campeonato carioca. Que não tem impacto fora do próprio estado e não nos resgata o glorioso futebol do passado com um presente feito de títulos nacionais e, quiçá, internacionais – que é o que devíamos perseguir sem hesitações. Como se três Cariocas desde há dezasseis anos satisfizesse alguém…

6 comentários:

Gil disse...

Rui,

Até o ano de 1997 saia do estado do Rio de Janeiro esporadicamente. A partir desse ano, profissionalmente, conheci muitos lugares do Brasil. Conheci as regiões Sul, Sudeste, Nordeste e no Norte apenas a capital, Rio Branco. Não conheci a região Centro Oeste, apenas passagem pelo aeroporto de Brasília. Depois, ano de 2003, trabalhei por cinco anos em São Paulo.
Escrevo isso tudo para dizer que até 1997 só conhecia e tinha a dimensão do nosso amado Botafogo através e pelo Rio de Janeiro.
A partir das minhas andanças é que percebi a importância das conquistas nacionais e internacionais. Por mais que soubesse, através da imprensa e globalização das transmissões esportivas, não me dava conta sobre isso.

Tenho certeza que esse pensamento pequeno, ignorante, é o pensamento da maioria dos nossos dirigentes! São bairristas, ultrapassados, retrógados, arcaicos! Pensam no Botafogo como um “feudo” e não querem e permitem que os seus domínios e poderes sejam divididos com outros que não sejam os “seus”!
Por isso se satisfazem com os títulos cariocas de cinco em cinco anos, em média!

Quem perde é o nosso amado Botafogo!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Nada mais nada menos do que isso, Gil! Os nossos dirigentes não pensam realmente grande. Ainda tentam, estabelecendo parcerias fora do estado e até nos EUA, mas a visão não é realmente grandiosa, mas quase de bairro. E não somos só nós. Os clubes grandes do Rio também não pensam realmente grande.

Se pensassemos grande teríamos estabelecido um plano a médio prazo desde o início do 1º mandato de MA. Mas não, vamos ao sabor das marés.

Agora imagina que se tu percebes isso viajando pelo Brasil, calcula o que se passa comigo, que observo de longe e viajando pelo mundo.

Em todo o caso, atribuo à diretoria um grande projeto com o qual sonhou e conseguiu concretizar: Seedorf. Em termos de pensar grande, pensar fora das fronteiras do país, foi o único grande projeto consistente nos últimos anos em clubes do Rio.

Eu penso que a nossa diretoria é a melhor dos 4 'grandes' do Rio, mas isso não me satisfaz porque mesmo ela não traçou um projeto realmente grande para o médio prazo. E agora já não tem tempo útil a 1 ano e 3 meses de termos outra diretoria.

Só desejo que a próxima diretoria saiba sair do quadradinho do Rio de Janeiro e não se contente, sequer, com os 8 milhões de quilómetros quadrados. Pensar grande é ultrapassar fronteiras.

Abraços Gloriosos!

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Rui, por que o Botafogo tem jogado de calção branco quando é mandante?
Poderia fazer um post sobre isto por favor?
Gostaria de saber o motivo de só usarem o calção preto agora como uniforme reserva. Sabe o motivo?
Abraços

Sergio Di Sabbato disse...

Rui, infelizmente o Botafogo continua sendo um clube de amadores, só que sem o benfeitores de outrora que injetavam dinheiro e, apesar de amadores, dirigiam o clube de forma quase profissional. Os tempos mudaram, o futebol mudou, mas os dirigentes do Botafogo como bem ressaltou o Gil, continuam preocupados em manter o feudo. Sobre a atual temporada, eu tenho a impressão que essa diretoria investiu no carioca porque não imaginava que o time pudesse ter a possibilidade de fazer uma boa copa do brasil e brasileiro e, as vendas, provavelmente já programadas, parece sustentar esta tese. Os clubes brasileiros estão longe, mas muito longe de serem realmente profissionais e aqueles que ainda se dão bem, só acontece ou com as benesses do poder público ou então com uma certa rede de tv manipuladora. Os que não tem isso, ou se profissionalizam ou sucumbem. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Não faço a mínima ideia, Aurélio. Coisas do Botafogo...

Abraços Glroriosos!

Ruy Moura disse...

Sem dúvida, Sérgio. A diretoria não sonhava, nem de longe nem d eperto, com a campanha que a nossa briosa equipa fez. Nada de planos, é sempre sobre o joelhos ao sabor das marés.

Espanta-me que sabendo uma diretoria que, em princípio, se quiser, vai estar seis anos em funções, não promova a realização de um plano a médio prazo com metas, objetivos e resultados desejados / esperados.

Esse plano seria um Plano Diretor, o qual determinaria o rumo da equipa, incluindo aquisições e vendas de jogadores e contratação de treinadores segundo as ideias-motrizes espelhadas no plano. Tudo se faria em função dos componentes do plano, incluindo os seus ajustamentos devido a variáveis inesperadas, e não apenas fazendo planos de curtíssimo prazo determinados pela orientação do vento e das ondas...

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...