terça-feira, 29 de outubro de 2013

Gestor medíocre, político hábil?

[Comentário preliminar do Mundo Botafogo: O texto que se apresenta trata-se do comentário de Pedro Baptista Oliveira feito no blogue Fogo Eterno. A autorização desse leitor para que se divulgue o seu texto foi obtida pelo meu querido amigo Gil Gomes, que obviamente se lembrou do Mundo Botafogo para fazer circular o comentário. Devo referir que o comentário representa, nada mais nada menos, do que tudo aquilo que digo há anos por outras palavras: não nos devemos concentrar no curto prazo, mas no médio e no longo prazo, e que Maurício Assumpção é o 1º responsável pelo que tem acontecido ao futebol do Botafogo nos últimos cinco anos, designadamente os desmanches de times e a falta de respeito ao nosso clube, secundado por uma equipa de gestão que, excetuando os dirigentes das modalidades ditas olímpicas, tem desempenhado um papel de amadorismo (e oportunismo?) que cria esperanças vãs nos torcedores e acaba por lhes dar algumas desilusões bem dolorosas. O texto é lapidar.]

por Pedro Baptista Oliveira
Fogoeterno.wordpress.com

“É hora de renovar as esperanças em que a torcida se despreocupe do que é acidental, e passe a preocupar-se com o que é essencial no nosso clube.

Acidental é, por exemplo, o fato de os nossos laterais serem ruins e o nosso meio campo ser sem sangue.

Essencial é a qualidade dos nossos administradores e das suas gestões. Isso é o médio e o longo prazo. Isso é o nosso futuro.

Qualquer botafoguense com um mínimo de clarividência percebeu que o nosso insucesso este ano deveu-se, sobretudo, à atitude pândega da nossa diretoria de se desfazer do nosso elenco no meio da temporada.

Atitudes como essa, e similares, se repetem ano após ano, todo ano.

Assumpção é um gestor medíocre – pode-se perguntar se é assim por incapacidade de ser melhor ou por conveniência de ser um mau gestor.
Mas, pior que um mau gestor, Assumpção é um político hábil.

Um político hábil é capaz de nos fazer crer que um pedaço de deserto é um bonito jardim. Encobre, sem que percebamos, tudo o que lhes parece ruim ou inapropriado. Um político hábil faz inimigos por cálculo, e pode ter muitos ou ter nenhum, ao sabor das circunstâncias ou do que é conveniente para empolgar o seu público. É, por outro lado, um mestre em fazer amigos.

Só é possível chegar à presidência do Botafogo aquele que é um bom político, isto é, aquele que sabe dar e distribuir bênçãos e sabe fletir os joelhos diante dos cardeais – uma exceção a essa regra foi o Bebeto, um técnico, um gestor genuíno, que só chegou à presidência porque os políticos, como os ratos num naufrágio, sabem que devem fugir das horas ruins. Por não ser político, Bebeto foi engolido.

Por outro lado, o Montenegro é a epítome do gestor político do Botafogo. O título que lhe caiu no colo tornou-o um messias (o messianismo é um dos canceres do Botafogo), cacifou-o para eleger dois sucessores e para tornar-se uma eminência parda no clube. A torcida, que só via o acidental, o título, não percebeu que o clube não avançava, e como estava podre por dentro.

Com Assumpção, o clube também não avança polegada – embora queiram-nos fazer parecer o contrário. E ele, político (que chegou ao requinte da filiação partidária), fez voltarem as práticas políticas e os homens políticos (como Rolim, Mauro Ney, para ficar só nos mais conspícuos) que andavam desaparecidos do clube no breve interregno apolítico, técnico, que foi a gestão do Bebeto de Freitas.

Chegando ao fim mais um ano para lamentar, indigitemos o grande culpado, nenhum de dentro do campo, e sim o doutor Maurício Assumpção (que merece postagem à parte), menos pelo que é, mais pelo que faz e representa.”

6 comentários:

Lorismario disse...

Espero que na sua investida política tenha apenas dois votos. O da mãe e o dele. Loris
PS. Obviamente nenhum torcedor botafoguense ira jogar seu voto fora em uma sigla partidária

Ruy Moura disse...

Torço para que não seja eleito. Enganaria mais uns...

Abraços Gloriosos!

Sergio Di Sabbato disse...

E a cobertura do Engenhão continua firme e forte depois de pelo menos 4 ventos de mais de 80 km/h e o presidentista continua calado. O pmdb agradece a omissão do omisso, pois esses dois canalhabral e paespalho deveriam ser postos prá correr. Só mesmo em nosso país que o despudor dos homens públicos é cada vez maior. Abs e SB!

Gil disse...

Rui,

Também não confio em nada que diz e faz o atual presidente do Botafogo!
Demonstrou o caráter que tem logo no início do seu mandato, ao prometer inúmeras cadeiras de vice-presidências para o grupo que lhe apoiou e quando assumiu não empossou nenhum deles!

Permita repetir um comentário feito sobre o assunto:

“Aqui no Brasil as pessoas não costumam aceitar as críticas e se sentem ofendidas! Por isso comento aqui no teu espaço e espero que se alguém do referido grupo ler, não se sintam ofendidos. Apenas reflitam e repensem suas ações. Saiam da inércia e tenham vontade de assumir riscos. Não fiquem eternamente a reboque e se contentem com migalhas. Que se façam merecedores do nome do Ídolo Eterno e Presidente Carlito Rocha.

Assim que o Mauricio Assumpção foi eleito, depois de descumprir promessas de cargos de direção para a maior corrente de oposição do clube, Movimento Carlito Rocha, o presidente desse grupo marcou uma reunião aberta ao público.
Essa reunião foi realizada dentro do sindicato dos bancários aqui no Rio de Janeiro. Estive presente com o Danilo Paiva e encontrei o PMS. Achava que a reunião fosse para traçar algum plano ou alguma proposta de mudanças e cobranças a nova gestão. Ledo engano!
Eles apenas relataram sobre o ocorrido e percebi, posso estar completamente equivocado, que queriam ouvir alguma ideia ou proposta.

Antes de começar a reunião, pediram para que cada pessoa se apresentasse. Na vez do Danilo, ele comentou que foi um dos idealizadores daquela bandeira amarela (no interditado Engenhão) que criticava os amarelões. Lembra? Isso criou uma discussão com outro pessoa presente (se não estiver enganado essa pessoa tem apelido ou é conhecido por uma patente militar de oficial superior. Não sei se general, marechal, ou algo próximo). Ele ficou revoltado, pois demonstrou gostar do Lúcio Flávio (um dos criticados na bandeira) e pasme, comparou o Lento Flávio ao Garrincha. Veja que absurdo, blasfêmia, heresia. Chegou ao cumulo de dizer que o Garrincha não jogava bem em todos os jogos. Como se o lento flavio tivesse realizado o mesmo pelo Botafogo que o Garrincha. Que as conquistas de Garrincha estavam apenas em algumas partidas. Esqueceu que o Botafogo é Garrincha ou o Garrincha é Botafogo!

Escrevo isso tudo para demonstrar como pensam as pessoas que frequentam e vivem as entranhas de General Severiano. Todos vivem um mundo à parte, dentro do seu feudo ou capitania hereditária. Não escutam a voz da torcida, do povo! Sabemos muito bem o que aconteceu com todos os reinos, presidências, gestões, que assim o fizeram!

Você já deu diversos depoimentos de como proceder para mudar essa mesmice que aniquila com o nosso presente e futuro em General Severiano. Felizmente não podem apagar o nosso passado! Ele se apagará quando não houver mais ninguém para contar. Falta pouco, se nada mudar!

Ontem, sai do estádio ao ser marcado a penalidade, vi o presidente dessa corrente. Pensei, eles bem que podiam pegar uns conselhos contigo! No mínimo se aproximar de pessoas que poderiam mudar a nossa história. Existem inúmeros ex-atletas, homens de negócios vitoriosos que poderiam dirigir o clube. Presidente precisa apenas se cercar e delegar poderes a pessoas capacitadas.

Se nada for mudado, se não houver oxigenação, pereceremos!”


Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Sérgio, cada vez mais se vê a impostura da intyerdição do estádio. Bastava ter fechado parcialmente e os jogos poderiamdecorrer à vontade.

É inadmissível a estratégia de silêncio do presidente.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Gil, o presidente e a diretoria não vão mudar. E mesmo quando sairem teremos quem? Mais amigos do C.A. Montenegro?

Pobre Botafogo!

Abraços Gloriosos!

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...