quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Voz de Zico

Zico, o tal que muita gente elogia, escolheu os 10 maiores jogadores que viu jogar: Bobby Charlton, Puskas, Rivelino, Platini, Cruyff, Maradona, Paolo Rossi, Zinedine Zidane, Lionel Messi e Pelé.

Garrincha?! – Nada! Mas parece que terá alguma razão, porque quando ia ao Maracanã e Garrincha jogava contra a sua equipa ele fechava os olhos e acabou mesmo por deixar de ir, o que certamente justificará a ausência de Garrincha entre os seus 10 maiores jogadores de futebol, fenomenal craque que, ao contrário de Zico, brilhou em representação da Seleção Brasileira e encantou o mundo com o seu futebol.

Mas talvez valha a pena darmos a palavra a Zico para justificar o seu silêncio acerca do mais imprevisto futebolista de todos os tempos:

Eu pessoalmente tinha uma gana muito grande do Botafogo, porque na minha época de torcedor do flamengo eu sempre levei pancada, sempre fui gozado. Eu lembro que eu assisti aquela decisão de 62, Flamengo x Botafogo, que o Garrincha fez três gols se não me engano, foi 3x0. E a partir dali nunca mais assisti a um jogo Flamengo x Botafogo. Nós entravamos para jogar, em frente ao nosso túnel tinha sempre aquela bandeirinha ali 6x0. Aquilo dava uma raiva. (…) O Botafogo era o clube que mais fez ter raiva como torcedor. É porque eles ganhavam todas. Na época de torcedor do Flamengo eles ganhavam todas. Aquele time fantástico do Garrincha, Quarentinha, depois veio Jairzinho, Gerson e tal, então era só pancada. E o Manga com aquela história de gastar o bicho antes. E eu tinha ódio do Botafogo. Quando passei a jogar podia perder para todo mundo, mas ganhar do Botafogo.” – Zico, ex-jogador do Flamengo. 
. 
A raiva e o desespero deles com o Botafogo de Futebol e Regatas será eterna!

4 comentários:

Gil disse...

Rui,

Não quero um jogador como o amarelão de Quintino, até porque ele no Botafogo seria mais uma e nunca teria o apoia da "frapress". Queria um jogador com a mesma raiva e gana dos Cathartiformes, que ele teve ou tinha do Botafogo!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

APOIADO!

Mas... cuidado, Gil, porque jogadores com raiva e gana dirigidos por homens de sangue frio e silhueta imóvel à beira do campo não adianta de nada...

PS: Pelos vistoa, ao não indicar Garrincha, o amarelão permanece com a mesma raiva, que pode tentar ocultar, mas que as suas escolhas evidenciam o trauma para toda a vida.

Abraços Gloriosos!

Gil disse...

Rui,
Aqui no Brasil as pessoas não costumam aceitar as críticas e se sentem ofendidas! Por isso comento aqui no teu espaço e espero que se alguém do referido grupo ler, não se sintam ofendidos. Apenas reflitam e repensem suas ações. Saiam da inercia e tenham vontade de assumir riscos. Não fiquem eternamente a reboque e se contentem com migalhas. Que se façam merecedores do nome do Ídolo Eterno e Presidente Carlito Rocha.
Assim que o Mauricio Assumpção foi eleito, depois de descumprir promessas de cargos de direção para a maior corrente de oposição do clube, Movimento Carlito Rocha, o presidente desse grupo marcou uma reunião aberta ao público.
Essa reunião foi realizada dentro do sindicato dos bancários aqui no Rio de Janeiro. Estive presente com o Danilo Paiva e encontrei o PMS. Achava que a reunião fosse para traçar algum plano ou alguma proposta de mudanças e cobranças a nova gestão. Ledo engano!
Eles apenas relataram sobre o ocorrido e percebi, posso estar completamente equivocado, que queriam ouvir alguma ideia ou proposta.

Antes de começar a reunião, pediram para que cada pessoa se apresentasse. Na vez do Danilo, ele comentou que foi um dos idealizadores daquela bandeira amarela (no interditado Engenhão) que criticava os amarelões. Lembra? Isso criou uma discussão com outro pessoa presente (se não estiver enganado essa pessoa tem apelido ou é conhecido por uma patente militar de oficial superior. Não sei se general, marechal, ou algo próximo). Ele ficou revoltado, pois demonstrou gostar do Lúcio Flávio (um dos criticados na bandeira) e pasme, comparou o Lento Flávio ao Garrincha. Veja que absurdo, blasfêmia, heresia. Chegou ao cumulo de dizer que o Garrincha não jogava bem em todos os jogos. Como se o lento flavio tivesse realizado o mesmo pelo Botafogo que o Garrincha. Que as conquistas de Garrincha estavam apenas em algumas partidas. Esqueceu que o Botafogo é Garrincha ou o Garrincha é Botafogo!

Escrevo isso tudo para demonstrar como pensam as pessoas que frequentam e vivem as entranhas de General Severiano. Todos vivem um mundo à parte, dentro do seu feudo ou capitania hereditária. Não escutam a voz da torcida, do povo! Sabemos muito bem o que aconteceu com todos os reinos, presidências, gestões, que assim o fizeram!

Você já deu diversos depoimentos de como proceder para mudar essa mesmice que aniquila com o nosso presente e futuro em General Severiano. Felizmente não podem apagar o nosso passado! Ele se apagará quando não houver mais ninguém para contar. Falta pouco, se nada mudar!

Ontem, sai do estádio ao ser marcada a penalidade, vi o presidente dessa corrente. Pensei, eles bem que podiam pegar uns conselhos contigo! No mínimo se aproximar de pessoas que poderiam mudar a nossa história. Existem inúmeros ex-atletas, homens de negócios vitoriosos que poderiam dirigir o clube. Presidente precisa apenas se cercar e delegar poderes a pessoas capacitadas.

Se nada for mudado, se não houver oxigenação, pereceremos!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Completamente de acordo, Gil!

O gesso é o material mais corrente em General Severiano e a submissão a atitude mais bem vista.

As torcidas do Botafogo e do Fluminense são as mais envelhecidas do Rio, e o nosso clube, por conta dos títulos que não chegam, será o primeiro a não ter jovens nas suas fileiras.

Claro que ainda há os filhos dos pais de hoje, mas amanhã não existirão netos. Apenas uns quantos sobreviverão e se juntarão aos 'americanos' para dirimirem forças sobre quem tem menos torcida: o Botafogo FR ou o América FC?

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...