quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Contra o mundo, ou contra meio milheiro de times na metade do mundo!


Na opinião do Mundo Botafogo a decisão do campeonato carioca de 1957, vencida por 6x2 contra o Fluminense, marcou o início de um rumo Glorioso que se consagraria em 1958 no mundo e se estenderia por toda a década de 1960. Na imagem eis a simulação, através de uma sequência de fotos, de um dos cinco gols de Paulinho Valentim, o herói de uma tarde ensolarada de Dezembro de 1957.


Quando a bola rolar na linha divisória do Equador, na primeira partida dos playoffs da Libertadores entre Botafogo e Deportivo Quito no dia 29 de janeiro uma marca importante que pouquíssimos times brasileiros jamais ousarão atingir estará sendo alcançada. Nesta noite o Botafogo estará completando 500 jogos contra equipes não brasileiras, será o confronto internacional de número 500 do Glorioso, com um retrospecto amplamente favorável entre partidas oficiais e amistosos!

Até este confronto 56% são de vitórias, 279 em 499 jogos, com 1.077 gols marcados, uma media de 2,15 por partida, computando um saldo positivo de 433 gols por 69 países distintos de todos continentes contra 278 equipes diferentes. Neste retrospecto o Botafogo enfrentou 37 seleções, incluindo 16 das que estarão na próxima Copa como a Seleção da Argentina, Argélia, Camarões, Chile, Costa do Marfim, Costa Rica, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Holanda, Honduras, Japão, México, Portugal, Rússia (URSS) e Uruguai, a metade dos participantes de 2014, não é à toa que esta Copa soa tão familiar!

Evidentemente que não enfrentou a seleção brasileira como outros clubes, seria como jogar contra si mesmo, pois é o clube que mais cedeu jogadores para o selecionado nacional em Copa do Mundo, serão 47 jogadores convocados se somarmos o Jefferson, 11 deles foram campeões!

No geral em todos os jogos incluindo amistosos da seleção pela história o Alvinegro é o recordista com 1.078 participações de jogadores convocados. Que o Botafogo foi o primeiro carioca a participar desta competição sul-americana (quando só iam os melhores de cada país) eu não preciso lembrar, mas, deste retrospecto internacional citado, especificamente foram 168 confrontos diretos do Fogão contra clubes dos 09 países participantes da Copa Libertadores (exceto os brasileiros), com 91 vitórias. Em competições oficiais foram 59 partidas, 28 vitórias! Contra equipes mexicanas que agora participam da competição somam-se 49 jogos e 27 vitórias. Até a final da competição temos 16 partidas para atingir a marca de 100 vitórias contra time sul-americano, outra marca relevante!

Deus salve a América do Sul, pois o gigante voltou! O Botafogo que correu e aqueceu o mundo, alegrando campos molhados de suor com todo seu calor e força tropical, despertou! A tradição alvinegra vai prosseguir na Libertadores em 2014!

Sem comentários:

Botafogo, Palmeiras e Fluminense no pódio Mundial

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Em minha modesta opinião o Botafogo devia contestar junto da FIFA a realização da final do Mund...