quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Diz-me com quem andas…


A cereja que faltava à diretoria para colocar em cima do bolo da sua desastrosa gestão é a perda de qualquer orientação ética ou moral. Uma empresa judicialmente a braços com graves acusações foi a escolhida do Botafogo para estabelecer parceria, quando tudo aconselhava prudência para não manchar o nome do Glorioso – e o contrato foi assinado em solo estrangeiro porque no Brasil eles não podem pôr os pés.

A honra e a glória do Botafogo estão sendo atiradas definitivamente para a sarjeta da história por uma diretoria que não olha a meios para tapar de qualquer maneira o descomunal buraco financeiro com o qual o Botafogo ficará em 31 de dezembro de 2014 após as atrocidades de seis anos de incompetência.

Confesso que a minha vontade de torcer, sofrer e sorrir com o Glorioso está mesmo no limite do fim. A honra foi sempre o que mais nos diferenciou dos nossos maiores rivais, mas esta diretoria anulou, em poucos anos, tudo aquilo que nos tornava diferentes.

Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és…

20 comentários:

Pedrin disse...

Acertou na mosca. Uma vergonha, mas que não honra as tradições do nosso Glorioso botafogo. Mas, o que esperar dessa gestão nefasta, que deixará o maior rombo da história do clube. Números estarrecedores aparecerão daqui a um ano e três meses, pois seja quem for eleito terá que abrir a caixa preta onde operam as finanças do clube. Caminhamos celeremente para uma crise sem precedentes. Infelizmente, apesar de algumas poucas ações até legais, tenho que reconhecer, estão destruindo o Botafogo...

Lorismario disse...

Caro Rui. Favor ler o que eu escrevi lá no Blog do Rodrigo (Cantinho Botafoguense- no post "Coisa feia" e talvez você possa refazer seus conceitos. Loris

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

É...
A referida empresa precisava de uma maneira de voltar a expor a marca no Brasil e fazer algo com o dinheiro que foi para os EUA, dos divulgadores daqui. Adivinha como acharam?
Bem capaz de aparecerem Forlan e/ou Kleber e a médio prazo um monte de jogadores de alto nível. Enquanto o dinheiro entrar, pode aparecer título.
Sinto como e tivessem trazido Emil do mundo dos mortos.
Abraços!

Ruy Moura disse...

Temo muito essas contas, Pedrin. Espero que não, mas elas poderão ser o início do fim do BFR tal como o conhecemos. Parece que só o perdão da dívida salvará clubes como o Botafogo e o Flamengo.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Já li, Loris, e mantenho os meus conceitos. A opinião que não ofende é livre, mas não partilho da sua. Até me oponho a ela. Jamais poderia mudar o meu conceito estrutural de honra em favor de um conceito conjuntural de opróbrio por conta de uns dinheiros que nem sabemos como e por quem vão ser utilizados. Só os ingênuos pensarão que vai ser para comprar atletas de nomeada. Não seremos felizes por aí, mas poderemos chegar ao 'inferno' na Terra quando daqui a 15 meses se abrir a Caixa de Pandora.

Há milhares e milhares de patrocinadores por esse país fora e não vejo como seria necessário juntarmo-nos precisamente a gente tão duvidosa. Há inúmeras armas honrosas que poderíamos esgrimir para obter patrocínios idôneos, mas vamos logo para parceiros como esse.

Ademais, não haverá nenhuma transparência, como é costume, relativamente a esses dinheiros. É assim pelo menos desde Maicosuel, cujo dinheiro não se sabe como foi aplicado. O mesmo ocorreu este ano com o desmanche feito no time. Para onde foi esse dinheiro? Para reforços certamente não foi.

Esta diretoria estabelece muitas e muitas dúvidas na minha cabeça. E creio que na cabeça de todos os cidadãos honrados que pensam pela sua prórpia cabeça. Não gosto disso.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Sabes, meu amigo Loris, um clube é mais do que títulos, e como nesse quesito nunca fomos muito famosos - somos e seremos por muito tempo a 4ª força do Rio em títulos relevantes no futebol - vale a pena distinguirmo-nos por algo. O tal 'algo' que nem catathiformes nem fluminenses serão algum dia com o passado / presente que têm.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Aurelio, creio que poderá até ser bem pior do que a chegada do Emil e não acredito que essa parceria nos faça felizes, como pensam alguns companheiros botafoguenses no blogue do Rodrigo.

Digo isso porque nenhum dos dois desmanches feitos em 2012 e 2013 serviram para comprar novos jogadores, e não se sabe, desde o Maicosuel, para onde o dinheiro tem ido porque a transparência das nossas contas é a rainha da opacidade.

Abraços Gloriosos!

Lorismario disse...

Caro Rui. respeito sua posição mas creio que tenho minhas convicções proprias. Há provas que o dinheiro é excuso? Ainda não. Por que a Anatel autorizou o funcionamento da USA Telexfree? será que o dineiro do bicheiro Emil Pinheiro é mais sujo do que o dinheiro da MegaSena que é um imposto que a maioria da população pobre paga e com prazer. Há muitos meios de se obter recursos mas com toda a FlaPress e a Globo contra, só o Flamengo e Corintians são beneficiados. Você se lembra quando a Lubrax (Petrobras) financiou o Flamengo com dinhiro público? A maioria (a multidão) não se revoltou contra o fato. Enfim, como dizia meu amigo Monsenhor Pereira ; 'Cada cabeça uma sentença'. Discordantes abraços botafoguenses. Loris

Ruy Moura disse...

Meu bom amigo Loris, longe de mim querer retirar-lhe as convicções. Eu só pretendi afirmar as minhas. Não é a 1ª vez que discordamos e isso não traz nenhum mal ao mundo, pelo contrário, é da discussão que podem nascer novas luzes.

O que me espanta é que os botafoguenses andem sempre a criticar o Fluminense, o Flamengo e outros clubes devido aos seus atos e negócios e quando chega a nós já esquecemos a ética, a moral e tratamos de - como li no facebook - "querermos ser felizes" com o dinheiro da tal empresa.

Eu não esqueço que o BFR já foi beneficiado (mesmo indiretamente) por tapetões levados a efeito por cartolas e isso não foi bom. Gostei quando Bebeto de Freitas foi acenado com a possíbilidade de um tapetão em 2002 e respondeu que preferia voltar à 1ª divisão jogando futebol. Felizmente ele fez-nos esse favor, não aceitando 'rabos de palha' e estamos na 1ª divisão por mérito próprio, enquanto os fluminenses são gozados e menorizados por toda a gente porque ainda estão devendo essa segundona.

Ademais, muito se enganam os que pensam que esse dinheiro será revertido para o futebol e a compra de reforços. Certamente ele será tão transparente para todos nós como foi a opacidade dos dinheiros resultantes dos desmanches dos times de 2012 e 2013 levados a cabo por esta diretoria. Esses dinheiros não foram revertidos para a compra de um único jogador capaz.

Consta que esses dinheiros irão para os desportos amadores (remo, natação, etc.) e em especial para o futebol de praia que o sr. Assumpção tanto ama. Para o futebol vai quanto? Alguém diz?

É a minha posição, meu amigo, que como se pode notar é, sobre este assunto, radicalmente diferente da sua.

Quero ser feliz sem ter que me envergonhar como os cathartiformes e os fluminenses, e sou daqueles que não quer esquemas. Os esquemas são bons para os incompetentes, porque os competentes conseguem criar bons times de futebol ou qualquer outra coisa em que se metam sem necessidade de se aliarem a quem talvez não seja o melhor aliado.

Sempre amigos, com muita estima por si.

Abraços Gloriosos!

Lorismario disse...

Grande Rui. Ficamos, às vezes, discutindo por puras especulações. Alguns pontos devem ser considerados no caso do Botafogo USA Telexfree. Vejamos:
1- O contrato foi feito com a empresa USA Telexfree dos Estados Unidos e não como se anunciou, e não creio que seja por ingenuidade,Telexfree Internacional.
2- Houve uma denuncia feita pela promotoria pública (MP) relativa à Telexfree Internacional. Agora, cerca de 40 min. atrás a promotora disse que o negócio é "muito arriscado". Parece-me que um componente do MP não tem que falar do Botafogo mas sim da Telexfree. Ou ela é consultora do Botafogo? Isto me faz lembrar de um pesquisador que ao explicar o Condicionamento Pavloviano disse que o "cão associou o som da campainha com a comida". Não foi o cão que associou. O cão participou da associação. Quem associou foi o Pavlov e não o cão. No caso presente, a promotora associou o Botafogo à Telexfree Internacional que opera em vários estados brasileiros. O Botafogo participou da associação com a USA Telexfree.
3- Acusações verbais sem provas não são aceitas por sociedades avançadas. Temos que ter cuidado com o que falamos para que o "que foi dito" não seja considerado como "o que foi feito". Parece-me que o patrocínio Botafogo e USA Telexfree foi substituido por Botafogo e Telexfree Internacional. A quem interessa esta última associação?
4- Sabe-se que a USA Telexfree está entrando em um mercado que vai competir, com custos muito mais baratos, com outras telefonias e outras mídias que atrapalham algumas empresas de "gente muito honesta" no Brasil.
5- Eu deixaria de acompanhar futebol se o Botafogo se vinculasse a bandidos. No caso, o Botafogo será execrado por mim. Espero que deixei claro que quero ser feliz com o Botafogo. Mas um Botafogo ético. E não quero me deixar enganar por informações evasivas, que sempre prejudicou o nosso Botafogo. Forte abraço. Loris

Unknown disse...

Nao quero acreditar que alguem, publicamente, defenda essa "coisa".
Que tal, entao uma parceria com trafigo?

Ruy Moura disse...

Loris, fica o registro dos seus argumentos e duas notas minhas:

(1) Naturalmente que os nossos inimigos (não simples adversários, mas inimigos) tudo farão - e estão fazendo - para nos prejudicar. Aconteceu sempre e acontecerá.

(2) Continuo a pensar que há milhares de anunciantes com quem o BFR poderia fazer parceria. Por exemplo, a NISSAN, que acabou o seu contrato de patrocínio por questões éticas de não pactuar com violência.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Mas há quem defenda, Ronau. Eu creio que a torcida está tão desesperada por títulos que aceita qualquer coisa para poder sorrir. Mas na vida há más decisões sem regresso...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Não completei a frase bem, Loris: a NISSAN rompeu o contrato de patrocínio com o Vasco da Gama.

Abraços Gloriosos!

Lorismario disse...

Caro Rui. e eu escreví a última frase com a concordqncia verbal errada. ...e sempre prejudicaram o Botafogo.

grande e sincero abraço ao amigo. Loris

Unknown disse...

Esse exemplo da NISSAN e atitude do presidente do Cruzeiro em romper com as organizadas nos fazem ver alguma luz no fim do túnel

Ruy Moura disse...

Que preciosismo linguístico, Loris. (rs) Como diz o carioca: Valeu!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Exatamente, Ronau. Nissan e Cruzeiro podem ser entidades pioneiras da mudança. Mas para isso os brasileiros devem divulgar essas coisas.

Sobre a Nissan, já divulguei. Sobre o Cruzeiro, não. Mas ainda vou a tempo.

Abraços Gloriosos!

marlon disse...

Prezado Rui,
o pior é imaginar que possamos saber de tudo muito antes dos 15 meses a que você refere. Refiro-me às páginas policiais futuras em que um provável esquema de lavagem de dinheiro for denunciado. Isso seria ainda pior.
grande abraço, Marlon

Ruy Moura disse...

Pois, ainda há essa, Marlon. Se o BFR se deixar confundir com os tipos de trapaças de certos adversários, seremos enxovalhados pela Globo dia a dia - sem dó nem piedade.

Mas tem pai que é cego...

Abraços Gloriosos!

Na altitude, faltou atitude; no planejamento, sobrou a falta dele

Crédito: Vítor Silva / SAF Botafogo. por DINAFOGO | Coluna “Botafogo nisso!” | Colaborador do Mundo Botafogo O Botafogo foi eliminado da...