sábado, 25 de janeiro de 2014

Voz de Francisco Carvalho

Botafogo virou um mega feirão, vende tudo, se bobear até os troféus são negociáveis.” – Francisco Carvalho, Facebook.

2 comentários:

hangman disse...

O comentário está muito longe da realidade...
Muitos troféus já foram surupiados, pois estavam sendo "guardados" embaixo da arquibancada de Marechal Hermes

Ruy Moura disse...

É verdade, Hangman. Esses e muitos outros, além dos que apodreceram. Os troféus estavam jogados a um canto, e talvez o mais arrepiante de todos - o da conquista do campeonato carioca de 1989 - foi encontrado comn a sua base devorada pelo bicho da madeira. A atual base desse troféu não é a original. Foi sempre assim que o Botafogo tratou a sua história.

O Mundo Botafogo foi uma 'pedrada no charco' no resgate da história do Glorioso, estimulando também outros a avançar com o registro do nosso patrimônio em livros publicados e em outras iniciativas. Aliás, foi por termos a história tão maltratada que nasceu o Mundo Botafogo - para pôr alguma ordem à casa.

Porém, nem ainda assim temos prudência. O novo sítio oficial do Botafog reproduz uma quantidade de títulos em diversas modalidades sem nenhum critério uniforme (porque houve contributos de várias pessoas com critérios diferentes), e mais grave: há referência de diversos títulos cujos anos não correspondem à verdade. A ampla pesquisa feita pelo Mundo Botafogo - e publicada no 1º d ejaneiro de 2014 fundamenta-se em fontes, e nessas a história é diferente em certos casos da que é apresentada nas rubricas de basquetebol, voleibol, etc., designadamente nas categorias de base. Eu fui aos jornais da época e outras publicações fidedignas.

Abraços Gloriosos!

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...