«Caros
alvinegros, formaremos o melhor ataque do mundo novamente. É sério, ou vocês
não lembram do Mundial Sub-20 que destruímos aquele time medíocre da Espanha?
Aposto em Willian José e Henrique como melhor ataque das Américas no ano que
vem! E o menino Neilton tem tudo para ser um grande jogador no futuro. Me
lembra muito os primeiros passos do Mané.» – Nilton Severiano, blogueiro botafoguense na Lance!Net, 30.12.2013.
Nota do Mundo Botafogo: o pior de tudo não será propriamente a frase em
si mesma, que até pode ser levada em jeito de mensagem carnavalesca, o pior de
tudo é que parece existirem botafoguenses que pensam mesmo desse jeito e falam
sério.
10 comentários:
Temos que torcer para que 1993 se repita. Um time fraquíssimo mas lutador nos deu uma bela taça continental...
Tomara que eu esteja completamente equivocado, mas pelo andar da carruagem esse ano vai ser de doer. Abs e SB!
É a nossa única chance, Pedrin. Porque em termos de treinador e de reforços não me parece que tenhamos muita sorte. E contar também com a generalidade da fraqueza dos times aul-americanos da atualidade.
Abraços Gloriosos!
Tomara que sim, Sergio, mas eu não acredito em nenhum título em 2014. A não ser que os juniores resolvam ganhar o campeonato carioca. Ou então que o carioca seja disputado pelo time principal por ter sido eliminado da Libertadores à 1ª.
O time principal só está à altura do Camp. Carioca, nada mais.
Abraços Gloriosos!
A morte de Eusebio nao merece uma coluna, caro amigo?
Amigo Ronau, do ponto de vista do atleta, merecia. Do ponto de vista da pessoa no domínio do futebol (não discuto coisas privadas da personalidade e da vida enquanto pessoa total), não merece.
Em Moçambique, onde nasceu, um dia Eusébio foi apresentar-se à filial do Benfica em Lourenço Marques para jogar futebol. Não foi aceite. Dirigiu-se à filial do Sporting e foi aceite. Integrou os juniores do Sporting de Lourenço Marques como se pode ver na foto que publiquei no seguinte endereço:
http://mundobotafogo.blogspot.pt/2013/10/fora-de-topico-um-celeiro-de-craques-de.html
Ora, foi aí que Eusébio jogou enquanto júnior. Entretanto, uma tramóia do Benfica com a família do jogador levaram-no para Lisboa às escondidas e foi recebido no aeroporto de Lisboa por um dirigente do Benfica e um jornalista de A Bola (jornal à época ostensivamente benfiquista à boa moda da flapress). Levaram-no em segredo para o Algarve. Ficou no Benfica e o caso deu problema nacional, mas a Federação, benfiquista, decidiu a favor do Benfica.
Até aí, nada de muito anormal, porque o futebol é assim mesmo, deram a volta à cabeça de uma família moçambicana pobre sem quaisquer recursos, apesar de o Sporting oferecer a enorme quantia de 500 contos à época. Mas quem se atrasa perde.
A questão é outra. Eusébio nasceu num bairro moçambicano de gente muito pobre. Bairro daqueles de terra batida e casotas. Em Lisboa, durante a sua carreira no Benfica criou uma natural rivalidade com o Sporting, que à época eram os dois maiores clubes do país (o Porto só se engrandeceu realmente a partir de meados da década de 1980). É natural que Eusébio não gostasse do Sporting. Os benfiquistas não gostam do Sporting e os sportinguistas não gostam do Benfica, como os botafoguenses não gostam dos flamenguistas e vice-versa. Eusébio será o Zico do Flamengo, que declarou ter tido sempre raiva do Botafogo.
(continua)
(Continuação) Ora, Eusébio ofendeu várias vezes o Sporting, inclusivamente chegando ao ponto de negar – e a foto que publiquei contraria isso – que o Sporting tivesse times de base em Lourenço Marques. Disse-o há dois anos para ‘limpar’ o quiproquó que sucedeu à época dizendo que não atuara pelo Sporting. Mas nem as grandes figuras históricas conseguiram manter a posteriori a história que gostariam que ficasse registrada, muito menos Eusébio conseguiria tirar da história que foi atleta do Sportinbg na filial de Lourenço Marques. Dizer que não gostava do SCP ainda vá que não vá, mas dizer, também, entre outras coisas, que os sportinguistas da sua rua e do seu bairro eram racistas, é absurdo. Na rua e no bairro de Eusébio em Moçambique eram todos pobres e TODOS NEGROS! E assim Eusébio ofendeu os sportinguistas mais uma vez quando disse isso há apenas dois anos! Que necessidade teria uma figura lendária do desporto nacional ofender o Sporting aos 70 anos de idade?! Uma figura que deveria manter-se neutral por ser o ‘embaixador do futebol português’, como o chamavam. Mas não. A sua raiva ao Sporting que o acolheu na sua terra natal depois de o Benfica o rejeitar, foi sempre uma coisa inexplicável. Mas há muitas outras ofensas que o Ronau não conhece. Se Eusébio fosse flamenguista (clube pelo qual declarou ser torcedor há coisa de 5 anos) e fizesse ao Botafogo as inúmeras ofensas que fez ao Sporting seria caso de homenageá-lo? Não. Em minha opinião e de muita gente, Eusébio não é uma figura de qualidade fora do retângulo de jogo – tenho direito a essa opinião –, onde foi um dos três melhores futebolistas portugueses de sempre – essa é a minha opinião desportiva dele – ao lado de Peyroteo e Cristiano Ronaldo.
Apesar disso, fiz artigos sobre os maiores goleadores dos clubes portugueses ‘grandes’: Sporting, Benfica, Porto e Belenenses (hoje uma espécie de América do Rio que perdeu há muitos anos o seu fulgor). Fiz artigos sobre Peyroteo, Eusébio, Gomes e Matateu, respetivamente. No estrito domínio do reconhecimento da sua importância para o Benfica. Está no seguinte endereço:
http://mundobotafogo.blogspot.pt/2012/06/o-benfiquista-eusebio-o-maior-goleador.html
http://mundobotafogo.blogspot.pt/2012/06/o-sportinguista-peyroteo-o-melhor.html
http://mundobotafogo.blogspot.pt/2012/06/o-belenense-matateu-longevidade-e.html
Sobre Gomes, não publiquei no Mundo Botafogo, mas no sítio História do Futebol.
E mais não escrevo sobre Eusébio, figura desportiva não grata ao Sporting Clube de Portugal. Ou pelos menos não grata para mim.
Abraços Gloriosos!
Caro amigo, evidentemente nao sabia dessas historias. Nao sou de procurar, nem colaborar com derrocadas de mitos, apesar de sempre desconfiar deles. Falei do Eusebio por poucas historias e imagens que me chegaram e formei uma imagem completamente diferente dessa que voce apresenta. Valeu, amigo.
Nesse momento nosso Glorioso faz 1 X 0 na copinha.
Meu bom amigio, respeito o atleta enquanto jogador em campo, que me pareceu ser leal. Respeito todos os que o homenageiam, e certamente há razões futebolísticas para isso, no Benfica e no país, mas eu não posso enaltecer no blogue uma figura que disse o que disse, gratuitamente, de um clube com as Glórias do Sporting Clube de Portugal, o 2º clube do mundo com mais títulos europeus e mundiais oficiais, atrás do Barcelona e à frente do Real Madrid - e no qual iniciou a carreira depois de o Benfica não o querer. É ingratidão.
No blogue fica o artigo que escrevi sobre o futebolista e a notícia de ter feito carreira inicialmente no Sporting Clube de Lourenço Marques.
PS: Estamos ganhando 2x0.
Abraços Gloriosos!
Nota: Ronau, quando refiro os títulos europeus e mundiais do Sporting é relativamente a todas as modalidades, e não apenas no futebol (onde o Real e o Barcelona ficam bem à frente do Sporting).
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário