quarta-feira, 8 de julho de 2015

Tratem bem essa 'jóia'

7 comentários:

Anónimo disse...

RUI,tem que tratar bem são as duas jóias que estão cercando o garoto,rsrsrsrs.
Obrigado pela resposta lá de baixo,valeu,estamos de acordo.
Realmente andei meio atarefado e perdi a oportunidade de perguntar sobre CUBA,quando de sua visita.
O amigo sabe que não gosto de países que vivem sob o regime de ditadura comunista,mas respeito quem gosta.Mexo com amigos da "esquerda caviar",perguntando por que eles não vão morar lá ao invés de passearem,constantemente,em Nova York,e aí eles me xingam,rsrsrs.
Gostaria de saber a sua opinião sobre a vida na Ilha,a parte social,econômica,saneamento básico,infraestrutura,etc,pois ao vivo e a cores fica mais fácil de entender.
A minha curiosidade é devida ao fato de que leio e ouço a turma que acha CUBA um paraíso e aqueles que dizem que é um horror.Você passou parece-me que uma semana na Ilha,portanto deu para entender como funcionam as coisas por lá.
Não haverá polêmicas,rsrsrrs,pois eu pedi a sua opinião e não posso ter a cara de pau de falar do que só conheço por informações,que nem sempre são confiáveis,de um lado ou de outro.
Não tem pressa,não quero importuná-lo no seu descanso,uma pequena apreciação será boa para mim.
Saudações alvinegras.JOTA.

Ruy Moura disse...

JOTA, tenho receio de analisar Cuba sob todos esses pontos de vista que me pede porque teria que fazer um 'tratado' e isso V. não gosta mesmo nada.

Quero dizer-lhe que, como sabe, sou de esquerda (e bem de esquerda!), e reajo contra toda a direita analfabeta e antidemocrática que anda muito aflita com Lula, Cristina, Morales, Maduro, etc. mas que nunca piou contra as sangrentas ditaduras do passado em toda a América Latina. Mas para não ser mal interpretado como no caso do Japão, então vou-lhe dizer que se Cuba é o paraíso, eu sou chinês. Sucintamente: é um país econômica e socialmente em desastre desde a queda do Muro de Berlim, que nada produz, incapaz de se reconverter, que vive quase exclusivamente do turismo, muito pobre e com uma capital que outrora foi lindíssima e hoje tem metade dos edifícios em ruína. Uma desilusão absoluta.

Documentei-me bem, em meu entender, e estive nove dias falando com muita gente cubana para me inteirar da real situação.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Não estou descansando. Estou trabalhando num projeto em Cabo Verde. Abs.

Anónimo disse...

RUI,você foi claro,preciso e conciso.
Meu amigo,a sua resposta sucinta apresentou-me um retrato simples e real da realidade cubana.Não precisou de tratado,rsrsrsr,de justificativas e outras baboseiras que alguns brasileiros,que idolatram os irmãos Castro,gostam de inventar.
Valeu a sua opinião,particularmente por ser uma pessoa de esquerda e que tem a CORAGEM MORAL de falar a realidade,bem diferente da esquerda caviar brasileira.MUITO OBRIGADO pela informação.

Como o amigo fez outros comentários,emitirei a minha opinião,sem querer contestá-lo,etc,apenas querendo mostrar como vejo o que acontece atualmente em meu país:
1.Para mim,ser de direita,esquerda,etc,não faz diferença.O meu foco é o que o governante,em qualquer nível,faz quando tem o poder em mãos.Cito dois exemplos opostos,o MUJICA,ex guerrilheiro radical de esquerda,um belo exemplo e que dá de 1000 X 0 em alguns "esquerdopatas" brasileiros e o Gen GEISEL,de direita,que foi muito bom para o desenvolvimento do país e também serve de exemplo para vários pilantras brasileiros.
2.não vejo no Brasil atual nenhuma direita radical e antidemocrática,pois todos os partidos são de esquerda,inclusive o PSDB,que o PT chama de oposição.Temos uns mais radicais e outros menos,é só verificar a composição do Congresso,onde há gente de várias tendências,mas todas de esquerda.
3.eu também abomino qualquer ditadura,seja de direita ou de esquerda,pois quase todas são sanguinárias,embora alguns poucos ditadores tenham sido razoavelmente bons para os seus países.
4.sobre Cristina,Morales e Maduro,embora saiba e conheça bem o que se passa em seus países, particularmente na Argentina,prefiro calar-me por uma questão de ética.
5.sobre o engôdo Lula,tudo "conversinha" da militância petista com historinhas do "boi tatá"de que o LULA é perseguido,etc,etc,etc.
6.pelo andar da carruagem,mesmo com o aparelhamento do STF,ele terá de prestar contas de toda a roubalheira promovida por ele e sua gang,e quem sabe devolver tudo que roubou do nosso Brasil,onde ajudou a acabar com a saúde,educação,segurança da população,quebra da Petrobrás,Eletrobras,etc,etc,etc.A cada dia surge um novo escândalo,com milhões de reais desviados,contas secretas em paraísos fiscais,etc,etc.Fossemos um país sério,onde a justiça não estivesse tão corrompida,a maioria já estaria na cadeia há muito tempo.

Mas isso é outra história,não quero perturbar o amigo com problemas internos que cabem somente a nós brasileiros solucioná-los.Acredito que em Portugal,vocês também tenham os seus.
Valeu pela sua resposta,muito obrigado e a qualquer hora voltarei para dar os meus pitacos.
Saudações alvinegras e gloriosas.JOTA.

Ruy Moura disse...

O que eu consegui identificar como bom em Cuba: tocam música em tudo que é rua, cafés e restaurantes; têm carros americanos espetaculares dos anos de 1950 e faz-se belos passeios de charrete; dizem que a saúde é de bom nível, mas isso não pude verificar; dizem que toda a gente pode ter ensino superior, mas, sendo verdade, essa ‘educação’ não é acompanhada de ‘cultura’ – é uma ‘educação’ fechada e acrítica; os cavalos são mansos e… a água do mar é morna. O pior mesmo, além do que descrevi antes, é que a umidade do ar é sempre superior a 80% durante 365 dias no ano e… nenhuma cubana me convenceu a ficar por lá!!!

Outros comentários breves:

Para mim é muito claro que direita e esquerda têm focos bem diversos (embora possa haver más e boas esquerdas e direitas – exemplo alemão de conservadores que reconstruíram o país após a II Guerra com base na economia ordoliberal e tiveram imenso sucesso).

Teoricamente os partidos no Brasil podem ser de esquerda, mas para mim é brincadeira pensar-se que, por exemplo, o Aécio não é de direita e ainda por cima de direita tola.
Não reconheço na história um único ditador desenvolvimentista pós revolução francesa.

Sobre Cristina, Morales e Maduro abstenho-me: conheço bem o que se passa no Brasil e um pouco no Uruguai e Argentina, mas não no resto dos países sul-americanos.

Sobre Lula penso bem no que respeita a projetar o Brasil no mundo – ninguém pode negar isso.

Antes do PT ninguém era preso: a corrupção não aumentou, a justiça é que começou a julgar e a prender como nunca fizera até ao início do século XXI.

Cada país é que tem que resolver os seus assuntos, mas todo e qualquer ser humano tem direito a emitir opinião desde que esteja documentado sobre a realidade (sou anti-nacionalista… rs) de qualquer região da nossa grande casa planetária.

Portugal tem problemas complicados devido à direita reacionária e revanchista que tomou conta do poder. Fulminou a classe média INTENCIONALMENTE!

Foi ‘tratado’? Espero que não…

Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

Valeu RUI,é claro que não foi tratado,rsrsrrs.
Estou preparando o meu cantinho para assistir o nosso FOGÃO.Já preparei uma garrafa de um bom vinho chileno e minha mulher está ajeitando com a secretária dela,fatias de língua à portuguesa com torradas...Hum,que maravilha.Vamos lá FOGÃO.
Um abraço do JOTA.

Ruy Moura disse...

O que são 'fatias de língua à portuguesa' com torradas?!

Se ganharmos era um bom sinal, mas este time é muito incerto...

Abraços Gloriosos.

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...