terça-feira, 7 de julho de 2015

O rescaldo Chile x Argentina

Foto: Lancenet

Os companheiros de escudo que acompanham a par e passo o blogue sabem que sou mais adepto do futebol explosivo de Cristiano Ronaldo do que do futebol de Messi enredado pelo irritante tiki-taka, não obstante ambos serem disparadamente os dois melhores futebolistas do século XXI. A ‘cavalgada Camoniana’ do futebol de CR7 contrasta claramente com o futebol de ‘pulga saltitante’ de Messi.

Houve alguém que escreveu que CR7 e Messi fizeram regressar ao futebol mundial a alegria dos gols. Invariavelmente foram eles que ganharam todas as ‘Bolas de Ouro’ e ‘Chuteiras de Ouro’ dos últimos anos, apresentando uma regularidade impressionante e inigualável por qualquer outro futebolista, tendo o conjunto das suas carreiras obtido mais de duzentos recordes individuais.

Porém, deixem-me dizer-vos que Messi foi programado para o Barcelona e nada mais. Quando Pep Guardiola dispensou Deco e Ronaldinho Gaúcho para centrar em Messi todas as atenções do Barcelona, colocou um time inteiro orientado para Lionel Messi. Há anos que o Barcelona joga para Messi, senhor absoluto do Barcelona que até tem capacidade de impor o treinador a contratar.

Se Cristiano Ronaldo, em vez de ter que carregar às costas as equipes onde jogou, tivesse um time inteiro a jogar para ele, pulverizaria todos os recordes mundiais de goleadores. Se Messi confessa não saber porque não consegue marcar gols pela Argentina, nem porque não faz boas partidas decisivas pela Seleção do seu País, já Cristiano Ronaldo, integrando uma pouco mais que mediana Seleção Portuguesa, decide quase todos os jogos em representação da sua equipe.
 
Foto: Globoesporte

Protegido pela FIFA, por certa imprensa espanhola e brasileira e pelas arbitragens favoráveis ao Barcelona, Messi recebeu uma Bola de Ouro que seria de CR7, foi galardoado muito injustamente como ‘melhor jogador’ da Copa do Mundo 2014 e agora premiado absurdamente como o ‘melhor jogador’ da Copa América. Parece que Messi reconheceu o seu fiasco e rejeitou o prêmio, mostrando ‘atitude’ que se deve aplaudir face a mais uma prepotência dos organizadores do futebol.

Continuo a crer que Pelé, Garrincha, Maradona, CR7 e Messi são cinco fenômenos bem distintos e únicos no mundo do futebol. Por mim continuo a preferir os extraordinários piques explosivos de Mané Garrincha e de Cristiano Ronaldo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Grande RUI,um abraço.Tenho andado meio ocupado e com as atenções voltadas para outras áreas,por isso não tenho postado mensagens.
Li atentamente o seu artigo e permita-me discordar do amigo.O MESSI jogou boas partidas em uma fraca seleção argentina,onde poucos ajudavam.Caso você não saiba,ele é muito boicotado por alguns atletas argentinos,talvez por inveja.
Foi vice,e daí? Que culpa ele tem dos companheiros perderem as penalidades?
Perdoe-me o amigo,mas noto,e não é de hoje,que quando surge uma chance ou algum insucesso, você tenta diminuir os feitos do jogador argentino.
Sobre o CR7,eu entendo a sua admiração,afinal ele é seu patrício,etc,etc.Entretanto,em minha modesta opinião de apreciador do futebol,não o vejo carregando time nenhum nas costas,no entanto,não aproveito-me das ocasiões em que ele não vai bem,como na última copa,por exemplo,para tentar diminuir os seus feitos.
A única critica que faço a ele é ser ridiculamente APARÍCIO e EXIBICIONISTA,e até brinquei com você quando disse que ele era mais METROSSEXUAL do que craque.
Absolutamente desejo polemizar com o amigo,mas não vejo tudo isso que você consegue visualizar no CR,chegando a compara-lo a GARRINCHA.Como toda unanimidade a favor ou contra é BURRA,neste caso eu não dou a unanimidade,rsrsrsrsrsrs.
Não há necessidade de mostrar-me os mil prêmios,artigos,etc,enaltecendo o jogador,a quem eu considero um dos melhores da atualidade,mas não o atacante fabuloso que o amigo considera.
Insisto que apenas emiti a minha opinião,sem querer desrespeitar a sua em absoluto.E só o fiz,por ser o seu blog democrático,onde podemos expressar nossas opiniões,mesmo que discordemos da sua,desde que com respeito e educação.
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.JOTA.

Ruy Moura disse...

JOTA, se quisesse diminuir o Messi não o consideraria, no texto, e em todos os textos sobre o assunto, que CR7 e Messi são, disparadamente, os melhores futebolistas do século XXI. Ao contrário de uma grande maioria de adeptos idiotas do Messi que ofendem, xingam e diminuem o CR7 para valorizar a sua preferência. Prefiro CR7, mas seria incapaz de xingar Messi como os seus adeptos xingam CR7. Os adeptos do Messi, no mínimo, chamam o CR7 de metrossexual, vaidoso, exibicionista, etc., mas não leio que os adeptos do CR7 digam - com justiça - que Messi é um enorme egoísta, domina autoritariamente a equipa, chega a escolher o treinador, etc. Quer dizer, os do CR7 não precisam de diminuir Messi, os do Messi precisam de diminuir Messi. Porque será?... Sabemos porquê, não é?...

De resto, ,limito-me a lambrar que Messi desaparece na sdecisões da Seleção Argentina, que Cristiano Ronaldo marcou todos os gols decisivos da Seleção de Portugal nos últimos anos, que a Argentina, ao contrário de Portugal, tem grandes craques e não é nada mediana, sendo apontada como a melhor Seleção da atualidade, e quwe Portugal tem como acima da média apenas o goleiro, um armador e um ponta, nada mais.

Gosto de lembrar os adeptos de Messi, que precisam adjetivar negativamente CR7, o verdadeiro lugar de Messi: joga bem numa única equipe montada para ele!

E, finalmente, aprecio que o JOTA se ausente por temporadas dos seus muito estimados (por mim) comentários, mas reapareça logo que o Mundo Botafogo faz algum comentário sobre Messi.

Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

Meu caro amigo RUI,logo você que julgo uma pessoa tão esclarecida e inteligente demonstrar tanta irritação por ser contrariado em suas idolatrias pelo CR7!!!
Seu texto abaixo chega a ser patético...

"E, finalmente, aprecio que o JOTA se ausente por temporadas dos seus muito estimados (por mim) comentários, mas reapareça logo que o Mundo Botafogo faz algum comentário sobre Messi."

Essa sua provocação é sem sentido,não me faça duvidar do seu brilhantismo....Eu participo quando o tema me interessa,estou com vontade,concordo ou discordo,tenho opinião formada sobre o assunto e,principalmente,tenho tempo disponível,ou será que terei que assinar o ponto semanal ou mensalmente,rsrsrrrsr?

Quer dizer que quem não concorda com as suas opiniões contra o MESSI e a favor do CR está errado?
Você iguala o CR a Garrincha,Pelé,Maradona,Messi e eu sou obrigado a aceitar e concordar?
Assim como você diz que o MESSI ganhou prêmios injustamente,os italianos também dizem que os patrocinadores do CR pagaram a FIFA para elege-lo o melhor do mundo e aí?
Cansei de ler aqui no seu blog,um enaltecimento,a meu ver exagerado,pelo CR7 e sempre evitei emitir a minha opinião sincera para não polemizar,respeitando o seu direito de ACHAR.
Por que eu não posso pensar que o CR não está no mesmo nível dos outros? Você considera isso ofensa pessoal,agressão verbal?
Sou descendente de portugueses,e alguns parentes o acham um grande jogador,mas não veem tudo isso também.Os mais velhos julgam que EUSÉBIO E COLUNA eram melhores,tratam-se apenas de opiniões,não podemos levar a ferro e fogo e dizer que um está certo e o outro errado.
Não entendo a sua dificuldade em aceitar opiniões diferentes das suas.E não é só sobre essa polêmica ridícula de MESSI X CR,pois,por diversas vezes,tentei saber a sua opinião sobre alguns problemas europeus,e quando você respondia,e eu emitia a minha opinião,logo em seguida você vinha com uma tréplica desnecessária,e,ás vezes,inacreditável,como foi sobre a Alemanha,quando você afirmou que não reconhecia nada neles e disse que odiava os alemães.Na ocasião fiquei surpreso com as suas afirmações,mas calei-me.
Em outra oportunidade,quando em um assunto abordado por você,enalteci os Estados Unidos e o Japão,pelo seus povos,educação,qualidade de vida,etc,o amigo escreveu um tratado por não se conformar com o que eu havia dito e no final,afirmou que não suportava nenhum dos dois povos.Sobre ideologia,política,esquerda,etc,nem ouso mais tocar no assunto,pois o espaço será pequeno para a sua tentativa de doutrinação,rsrsrsrsrs.
RUI,nenhum de nós é o dono da verdade,penso que se você coloca algo em seu blog que seja do meu interesse comentar,e eu emito uma opinião contrária a sua,por que você não a aceita e sempre tenta convencer-me com réplica,e às vezes tréplica? Lembro ao amigo que quando não concordo,sempre coloco que não desejo polemizar,que estou apenas emitindo uma opinião.
Por favor,queira-me bem,não vamos polemizar sem necessidade.Caso eu esteja incomodando a você e aos outros leitores,é só avisar que beberei um "chá de sumiço",rsrsrsrs.
Saudações gloriosas e alvinegras.JOTA.

Ruy Moura disse...

JOTA, você é um belo amigo de escudo, e penso que estamos falando de coisas distintas. Prefiro a amizade à troca de 'galhardetes' desencontrados.

Prometo que jamais responderei com textos longos, que são minha característica porque sempre considerei como coisa positiva e de respeito ao outro, em vez de respostas de uma frase. Mas fica prometido.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

JOTA, descobri hoje um comentário seu de 9 de junho que foi para spam, e por isso não foi publicado. Deve ser engano de leitura do google, mas por prevenção nunca publico o que vai para spam.Fica a justificação.

Abraços Gloriosos.

Botafogo é bairro, palmeiras são árvores

Numa rua de Filadélfia E por falar em Botafogo, o nosso Bairro continua sendo um centro cultural, dinâmico e lindo. É um Bairro maravilhos...