sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Rei do Cangaço inspira sportinguistas

Imagem por Benjamin Abrahão Botto – CASTRO, José, in: Ciclo do Cangaço, Memórias da Bahia, vol. 4, Empresa Baiana de Jornalismo, Salvador, 2002, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3574333

Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião (1898-1938), foi um cangaceiro brasileiro que por ser o mais bem sucedido líder cangaceiro da história ficou conhecido como rei do Cangaço, fenômeno de banditismo brasileiro ocorrido no nordeste do país.

Sucede que já na década de 1930 – tal como atualmente – o Benfica, clube português, era escandalosamente beneficiado pelas arbitragens, e tal como os seus correligionários cathartiformes cariocas têm na prateleira de troféus muitos títulos subtraídos pelas arbitragens ao esforço honesto dos outros clubes.

Então, como se vivia, nessa década, o fenómeno brasileiro do ‘Lampião’, desde aí os sportinguistas batizaram os benfiquistas de ‘lampiões’, nome depreciativo pelo qual ainda são conhecidos – e com toda a razão – nos dias de hoje.

Sem comentários:

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...