domingo, 12 de agosto de 2018

BOTAFOGO, das regatas ao futebol: um Clube único!

O Gigante voltou! O Gigante voltará!

por CARLOS EDUARDO
Colaborador do Mundo Botafogo

O Botafogo é o maior patrimônio futebolístico e cultural da face da Terra: 114 anos de futebol, 11 campeões do mundo que atuaram em campo em partidas de Copas do Mundo (Garrincha [bi], Nilton Santos [bi], Didi [bi], Amarildo, Zagallo, Jairzinho, Paulo César Caju e Roberto Miranda) – recorde absoluto; único Clube com 2 Bolas de Ouro nas Copas de 1958 (Didi) e 1962 Garrincha); único Clube com um artilheiro a marcar gols em todos os jogos de uma única Copa (Jairzinho, 7 gols, 6 jogos, em 1970); único Clube com 3 jogadores no ‘Hall da Fama’ da FIFA (Garrincha, Nilton Santos e Didi); único Clube com dois titulares (Garrincha e Nilton Santos) e um reserva (Didi) na equipe do Século da FIFA; Clube a ceder mais atletas à Seleção Brasileira em Copas do Mundo (47) e mais atletas em todas as partidas da Seleção Brasileira (92 em 1101 participações); 12º Clube do século XX no ranking da FIFA.

É incomparável, inabalável, inigualável e indestrutível.

Mesmo quando ousam tentar derrubá-lo, seja por quem está dentro do clube ou fora dele, eis que o BOTAFOGO se agiganta na sua força intransponível e nos dá a certeza de que é tão absoluto quanto imortal.

É como se os Deuses do esporte bradassem de forma sobrenatural:

- Olha a tua história. Olha quantas coisas já passaste e ultrapassaste. Olha o tamanho da tua força.

- Surpreende quem sempre acredita em ti contra ventos e marés.

- Olha dentro dos olhos de cada um dos teus torcedores, porque ali mora a razão que te move, ou achas que sem eles chegarias até aqui???

- Renasce das cinzas que a gente te espera para seres o protagonista que sempre foste.

- O teu passado é a base que te sustenta e mantém firme a eterna esperança que dias melhores virão.

- O teu presente é o olhar para a frente de mãos dadas com a paixão inabalável nessa Estrela que te guia.

E o teu futuro é o reinício da tua trajetória com a certeza de que a tua força te faz caminhar derrubando todas as dificuldades que aparecerem pela frente.

"QUEREMOS TE VER NOVAMENTE CAMPEÃO!"

E nada poderá ser comparável a esse momento, porque a tua felicidade e a do teu povo, virão do fundo da alma e com o grito de CAMPEÃO rasgando o peito, como sempre foi em cada título teu, BOTAFOGO!

4 comentários:

Carlos Eduardo disse...

Ruy,você melhorou ainda mais o meu texto.
As historias do Botafogo são fantásticas e apaixonantes.Cada personagem dessa gloriosa camisa é o que nos torna diferente.
Isso vai do regatas ao futebol passando pela fusão dos dois.
Quando eu digo que o BOTAFOGO é o maior patrimônio esportivo e cultural do planeta,não é exagero nem clubismo,longe disso.
A diferença peculiar do BOTAFOGO para o resto é que aqui se valorizam pessoas que conquistaram alguma coisa e não o contrario.
O Botafogo sempre foi diferente do resto desde os primordios do futebol(clube formado por meninos) contra os clube(dos homens formados).
A crônica "O clube de capa e espada" do Mario Filho,uma das mais lindas que já li,exemplifica isso.
Tudo isso traz um "ar" de eternidade ao clube.
Só pra deixar claro,nossos clubes(Botafogo assim como o Sporting) surgiram de sonhos e não de dissindências birrentas.
Abraços,Ruy!!!

Ruy Moura disse...

Sábias palavras, Carlos Eduardo. É um grande prazer tê-lo por aqui...

Abraços Gloriosos.

Sempre Botafogo disse...

Prezado Rui Moura

O Botafogo é o clube com mais registros de história, conquistas e marcas. Sua gloriosa tragetória acende invejas e oposição.
Mas, mesmo com tantos problemas, ainda desperta a paixão dos que amam o futebol e suas glórias.
Viva o Botafogo!
Grande abraço,
Sempre Botafogo

Ruy Moura disse...

E muito mais juntando o clube de regatas e o de futebol antes e depois da fusão, Humberto: maior goleada de sempre (24x0), maior invencibilidade (52 jogos), maior invencibilidade no campeonato brasileiro (42 jogos), etc. Em outros desportos: primeiro Clube carioca campeão sul-americano e brasileiro de voleibol e voleibol, primeiro Clube carioca campeão brasileiro de polo aquático e de natação, campeão em três séculos, 1º campeão brasileiro em qualquer modalidade (remo, 1902), e muito, muito mais!

Abraços Gloriosos.

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...